domingo, 19 de janeiro de 2014

Iveco é a vice-campeã da categoria de caminhões do Rali Dakar 2014


A Iveco é a vice-campeã do Rali Dakar 2014, a prova off-road mais difícil do planeta. Durante 13 dias, mais de 9.000 quilômetros foram percorridos em três países (Argentina, Bolívia e Chile). A 13ª e última etapa foi disputada ontem (18/01), entre as cidades chilenas de La Serena e Valparaíso. De Rooy chegou a liderar o trecho especial de 157 quilômetros, mas ficou em 2º lugar na etapa. E mesmo com seu adversário direto, o russo Andrey Karginov, da Kamaz Master, chegando em 7º, o holandês acabou encerrando sua participação na edição deste ano como o 2º colocado da classificação geral, a 03min11s de Karginov. Além do Powerstar de Gerard, mais dois caminhões Iveco finalizaram a competição no “Top 10” da classificação geral: o também holandês Hans Stacey foi o 7º com seu Trakker Evolution 3, e o espanhol Pep Vila Roca foi o 10º com seu modelo Trakker.

Pela 13ª etapa, Hans Stacey chegou em 4º e Vila Roca em 12º. O francês Jo Adua, que teve imprevistos na 12ª etapa, conseguiu retornar com seu Iveco Trakker e terminou o último dia de rali em 5º lugar – na tabela geral, ficou em 22º.“Esta última etapa foi muito dura, mas não tivemos problemas em nenhum momento. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela nossa equipe e também com o desempenho dos nossos caminhões”, disse Gerard na chegada à Valparaíso. No Dakar, De Rooy, com o Iveco Powerstar, foi o campeão em 2012 e o 4º colocado no ano passado.

Como nas edições anteriores, a Iveco e a FPT Industrial foram novamente os patrocinadores oficiais da equipe De Rooy Petronas, voltando a fornecer os veículos e motores do time holandês. O Rali Dakar 2014 marcou o quarto ano de patrocínio da Iveco e da FPT Industrial junto à De Rooy. A estreia foi em 2011, no Rali de Marrocos. Os veículos que participaram do Dakar 2014 são equipados com os motores Cursor 13, da FPT Industrial. Os engenhos de 13 litros são capazes de fornecer uma potência de 900 cavalos e um torque máximo de 3.800 Nm em 1.100 rpm.


Batizado de “A Odisseia”, o rali deste ano foi um dos mais extensos e desafiadores dos últimos tempos. A corrida atravessou três países (Argentina, Bolívia e Chile), e os caminhões percorreram 9.188 quilômetros durante 13 dias. Gerard de Rooy, vice-campeão, completou o percurso em 55h03min39s, ficando a 03min11s da primeira posição.

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