Coluna 1814 02.mai.2014 edita@nasser.com.br |
up!
tira portas, baixa preço e tem opção automatizada
É o
mais barato dos Volkswagen no Brasil ? Ou é o mais barato com câmbio
automatizado ? O up!
duas portas, recém lançado, responde às duas questões.
Ele
amplia o leque do produto mais moderno e seguro de seu segmento, e tanto a
redução de preço em R$ 2 mil e a combinação do esperto motor tri cilíndrico com
a transmissão automatizada busca aumentar vendas e diminuir o susto na queda de
comercialização de sua fabricante, notada com a retirada de produção do antigo
Gol G4, seu mais barato.
Embora
sem explicitar, o que a Volkswagen pretende com o up! parece ser retomarslogan antigo, o Bom senso sobre rodas. O up! é
o mais atualizado, inovador, econômico e performático de sua classe, mas tantas
boas características encontram dificuldades de escolha por ser produto
inteiramente novo.
A
automatização do câmbio SQ100, sem tensor ou cabos, e seu gerenciador são
evolução no campo. Agora a posição D analisa o uso e seleciona os melhores
pontos para troca de marchas buscando economia no uso. Se o motorista quiser
controle pleno, use a posição M.
Preços do up!
2-portas
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4-portas
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(I-Motion)
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Manual
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I-Motion
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Manual
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I-Motion
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take up!
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26.900
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28.900
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move up!
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28.300
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30.990
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30.300
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32.990
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2.690
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high up!
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34.990
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37.760
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2.770
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black up!
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39.390
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42.160
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2.770
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red up!
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39.390
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42.160
|
2.770
|
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white up!
|
39.390
|
42.160
|
2.770
|
E a
Bahia, meu rei, terá seu autódromo
São
Francisco do Conde, a 67 km de Salvador, deu o primeiro passo para sediar um
autódromo na Bahia. Prefeita Rilza Valentim dedicou um milhão de metros
quadrados para abrigar a praça esportiva iniciando com kartódromo de
implantação imediata, pista de velocidade em terra para carros e motos, e pista
de arrancada.
Negócio
bem engrenado, o governo do estado já destinou R$ 3M para a construção do
circuito para as corridas de kart, base das carreiras das múltiplas atividades
que envolvem o automobilismo: líder da equipe, mecânicos, pilotos ... Com tal
ferramenta esportiva o município quer gerar empregos na área, incentivar o
desenvolvimento de competidores, atrair provas nacionais e internacionais
somando-as às atrações culturais e turísticas da cidade.
Na
costura paciente, feita por Selma Morais, jornalista, presidente da Federação
Baiana de Automobilismo, além da verba estadual, o município participa com o
imóvel e o trabalho de terraplanagem. A executiva iniciou contatar
investidores interessados em participar da construção do autódromo.
Ford e
JAC, instalada e em instalação no estado, e Fiat em final de obras em
Pernambuco, poderiam usar parte de seu imposto sobre lucro participando na
construção da pista de corridas e nas variáveis para testes, e utilizar como
pistas de avaliação para novos produtos. Acredite, o Brasil, recordista
ocidental em fábricas de veículos, dispõe apenas de duas áreas de testes e
avaliações: Ford em Tatuí e GM em Indaiatuba,SP. Ao norte de SP, nada.
Roda-a-Roda
Adiamento –
A Fiat cancelou apresentação e início das vendas da versão Abarth de seu modelo
500 – 160 cv de potência, pimenta sobre rodas. Antes programada para junho,
concomitante com o Brazil’s
Classic Fiat Show, maior encontro nacional de veículos antigos, em Araxá,
MG transferiu lançamento ao Salão do Automóvel, S. Paulo, outubro. Vendas a
seguir.
Novo –
Há 10 anos seria impossível imaginar a Porsche, dos esportivos performáticos,
dedicar-se aos utilitários esportivos. Mas ocorreu com o volumoso Cayenne,
contabilmente o veículo mais rentável do mundo.
Mais –
Agora, no caminho, o Macan, tamanho assemelhado ao Audi Q5, de quem toma a
plataforma. Dois motores V6: 3.0 litros, turbo, injeção direta, 340 cv e 3,6
litros, também com soprador e 400 cv. Preços em R$ 399 mil e R$ 499 mil – cem
cavalos adicionam R$ 100 mil à etiqueta.
Mercado -
A marca não opera diretamente no Brasil, mas através da Stuttgart Sportcar,
intentando vender 500 unidades nos sete meses deste ano.
Outro –
Tais volume e prazo, de veículo com preço médio de R$ 450 mil, ou é entusiasmo,
ou é dado que o Ministério da Fazenda poderia utilizar exibindo a expansão da
capacidade de consumo. Minguou a classe C. É a vez da classe A.
Tentativa – Sergio Marchionne, número 1 da Fiat
Chrysler Automobiles, apresentará parte do projeto para as marcas nos próximos
dias. Nela, inclusão da marca Alfa Romeo e seus produtos. Diz a bem informadaAutomotive
News que Alfa será marca
separada.
Aliás –
Alguns órgãos da imprensa nacional tem divulgado lançamento, durante o segundo
semestre, do novo Citroën C4 hatch. Na esteira, o multi utilitário
Berlingo II. Opinião da Coluna ? Olvide, dê tempo ao tempo.
Sim ? –
Raciocínio empresarial: PSA, holding envolvendo Peugeot e
Citroën, enfrenta a maior crise desde sua criação, há 130 anos. Teve que abrir
as portas e receber acionistas externos, como o estado francês e a chinesa
Dongfeng; tem novo número 1; planos em papel, porém não aplicados. Há
diagnóstico feito, remédio sendo aviado, mas a paciente ainda não o tomou.
Daí – Ante
declarações de Carlos Tavares, novo CEO, vendas na Europa reagirão 3%;
crescerão 10% na China. Mas cairão 5% na Rússia, e 7% na América Latina. Brasil
e Argentina, enfrentam a seu modo problemas econômicos por má gestão
governamental, sem sinal de rápida retomada de vendas. Difícil imaginar
investimentos em mercados sem expansão.
Vizinho –
A Argentina licenciou, o mercado doméstico, 955 mil veículos em 2013. Previsão
para este exercício, 650 mil. Esperem-se versões. Modelos, não.
AL – Governo venezuelano em crise econômica e
de sobrevivência mudou as regras para obtenção de dólares a exportadores.
Agora, leilões. A expectativa é de redução de acesso à moeda e aumento de custo
aos produtos. Ex motorista de caminhão, o presidente Maduro tem certa
dificuldade em dirigir a economia.
Classe
B –
Estudo da consultoria IPC Marketing indica mudança na pirâmide econômica: sai a
Classe C, antes detentora da maior massa de moeda e volta a Classe B,
respondendo por 50,84 do potencial de consumo, com aproximados R$ 1,55T. Classe
C reduziu a 48,52 e Classe A tem 19,5%.
Justiça –
Juiz paulistano Victor Frederico Kümpel encerrou a picuinha de Luiz Rogério
Weissmann contra a Abiauto, associação de jornalistas especializados em automóveis,
buscando ser reintegrado à entidade e indenizado por perdas causadas em seus
negócios pela falta de filiação...
Mais - Abiauto o afastou por infringir o
estatuto do grêmio. Decidiu o magistrado, entidade pode cortar de seus quadros
quem desrespeita suas regras; mostrou-o incoerente em argumentos; condenou-o a
honorários e custas.
Enfim –
NS da Penha, padroeira do Espírito Santo – e o próprio -, ao que parece,
atenderam às expectativas dos capixabas e guiaram os gaúchos da Marcopolo –
multi brasileira no fazer ônibus, dona da Volare - à costeira São
Mateus para quebrar o jejum de esperanças e lá fabricar pequenos ônibus.
Como –
Lá, terreno de 820 mil metros quadrados – e 21 mil m2 de galpões -, pleno gás
de instalação, quer iniciar produzir 1.000 unidades dos pequenos Volare. O
estado já teve promessas várias de implantação de fábricas – Asia, Lada, e
outras de volatilidade igual... Volare é a primeira com concretude.
Exumação -
Fábrica italiana de motocicletas, controlada pela Audi, Ducati exumou seu
modelo 916 Senna – então lançado pós passamento de Ayrton Senna, com detalhes a
ele atribuídos. Aplicou-os ao modelo 1199 Panigale e chamou-o S Senna.
Festa –
Coisa festiva em 161 unidades, número das provas disputadas pelo bom Senna na
Fórmula 1. Anda sobre a tênue e perigosa linha entre a merecida reverência e a
condenável oportunidade comercial integrando-se às lembranças dos 20 anos do
passamento do tri campeão na Fórmula 1.
E –
A 1199 Panigale – insólito nome é da pequena cidade italiana sede da Ducati –
tem partes em fibra de carbono, motor bi cilíndrico desmodrômico – 4 válvulas
acionadas na abertura e no fechamento para evitar flutuação e permitir rotações
mais elevadas. Os 1198 cm3 geram 195 cv a 10.950 rpm.
Como -
Marketing da Ducatti é o de elevado preço. No caso, R$ 100 mil. A fim?
Outra
– Honda fará 300 unidades Special
Edition Repsol da CB
300R.Tenta lembrar visual da moto vencedora do Moto GP 2013. Mas igual, apenas
o grafismo, sem semelhanças mecânicas: monocilindro, 291 cm3, 26,5 cv a 7.500
rpm. R$ 12.040 versão básica, mais frete, seguro e o não básico.
Pesados –
Fábricas de caminhões e chassis para ônibus festejam bons negócios. Scania
vendeu 38 chassis ao sistema BRT em Belo Horizonte. Metro-Schacman, chinesa, 30
caminhões à MTF empresa de transporte e logística em Santos, SP. MAN, 91
caminhões VW Constellation e Delivery para M. Dias Branco, gigante cearense de
massas e biscoitos.
Mercado
– MWM International fornecerá anualmente 580 motores diesel Maxxforce/ano
para tocar compressores Atlas Copco. Seis cilindros em linha, 6,5 e 7,2 litros,
fazem de 215 a 330 cv de potência. Parceria antiga.
Expansão –
BorgWarner, de autopeças para motor e transmissão assumiu a alemã Gustav Wahler
fabricante de válvulas e termostatos. Manterá marca.
Esquina –
Volta e meia, neste universo de pouco desenvolvimento como o é o dos
automóveis, surge produto reverencial, forçando dobrar a esquina, provocando
caminho a ser seguido, transformando-se em marco no setor.
Ligeiro -
Um deles, o Citroën Traction – no Brasil o modelo 11L – de légere,
leve, mas aqui dito Ligeiro ... Uma referência, projeto revolucionário, desenho
por escultor, tração dianteira, exigiu tantos meios incluindo nova fábrica,
máquinas e processos, que tirou o genial André Citroën de seu comando.
Festa –
A criatura sobrevive e seus 80 anos são contados por exposições e mostras mundo
a fora. Em Paris, no prédio institucional mantido pela Citroën na avenida
Champs Elisées 42, faz exposição “My Citroën Aventure”.
Gente – Javier
Hernandes Gonzalez, 43, mexicano, engenheiro, mudança geral.OOOO Veio
para a pequena Flores da Cunha, RS, ser diretor de operações na expansiva e
familiar Keko Acessórios. OOOO Missão, ajustar processos e
procedimentos para ampliar presença mercados nacional e internacional. OOOO
Leitores
Olá
senhores. Seu comentário (Coluna 1714 sobre as marcas chinesas) toca
num assunto que acho interessante e assustador. Numa indústria plenamente
madura em que a consolidação no resto do mundo já aconteceu há décadas atrás,
os chineses conseguem continuar com umas 100 marcas existentes. Mas
será que são marcas mesmo? Será que mais de 10-20 realmente fabricam
alguma coisa? Será que a maioria dos carros apresentados recentemente no
Salão de Beijing são nada mais que fantasmas construídos para sugerir
capacidades que, na verdade, não existem?
Qual é
o propósito de tantos veículos que, com certeza, não são produzidos em
quantidades suficientes para vender e, em grande probabilidade, nunca serão?
Me parecem o que os próprios chineses chamaram de paper tigers —
tigres de papel — na ‘epoca do Mao. Um desgaste para tapear quem?
Uma província decepcionando a uma outra vizinha?
Só
para dar indicação das quantidades de carros e marcas efetivamente
desconhecidos, essas fotos em anexo. Dezenas de carros que, de perto ou
de longe, parecem idênticos. Dongfeng? Haima? Haval? Lifan?
Qoros? Youngman? Zotye?
Pelo
menos já não se chamam de Chana ...
http://www.newspressusa.com/MotorShowGallery.aspx?cs_cat=cs_typ%3d2%26cs_cid%3d11713
Boa sorte separá-los e identificá-los!
Boa sorte separá-los e identificá-los!
Rex Parker, Huttington Beach,
California, EUA.
R. Bem
observado. Estou nesta teoria e na de que os chineses, tivessem mais
organização para garantir qualidade de produto e processos, já teriam tomado o
mundo.
Não
encontrei a mangueira Magiflux nas auto peças. Ninguém sabe preço. (Coluna
1714 sobre mangueira de transferir combustível )
José
Victorio – Lagolândia, Go.
R. É
novidade. Daí, pode demorar a atingir o varejo. Tente o sítio do
fabricante: WWW.magiflux.com.br. Lá custa r$ 29,90.
Você
esqueceu de incluir a Kombi Late Series na relação dos veículos mais
lucrativos. ( Coluna 1714 ) Os R$ 82 mil pedidos deveriam dar mais de 100% de
lucro.
Jorge
Picado, Piracicaba, SP
R. Com
certeza. No tema, parece, o entusiasmo tampou o visor da calculadora na hora de
projetar o preço, a última série não foi vendida na totalidade, sendo as
últimas unidades – estocadas há cinco meses – encontráveis a R$ 60 mil.
Fiat. Do Cavaliere ao Pós Graduado
A Fiat comemora a
formatura da primeira turma de seus funcionários por parceria inédita formada
entre a italiana SDA Bocconi School or Manegement e a Fundação Instituto de
Administração, do Depto de Administração de Empresas da USP. É investimento da
fabricante de veículos para qualificar seus colaboradores, todos com posição
chave, e Cledorvino Belini, presidente latino americano da Fiat Chrysler,
entende ser a educação o fundamento para o desenvolvimento sustentável e
experiência crucial para o desenvolvimento da Fiat Chrysler. O curso tomou 440
horas/aula, palestras, estudos de caso, focou oferecer experiências, troca de
conhecimentos, diálogo com os desafios diários do trabalho, capacidade de
melhor avaliar cenários. No final, trabalhos avaliados pelos diretores da Fiat
Chrysler. Tempos novos.
A Fiat, desde a
origem, tinha a percepção da necessidade de implementar a importância do
conhecimento. E em décadas com palpáveis diferenças de nível e tratamento entre
os diplomados e os não diplomados, criou láurea interna. Após anos de
acompanhamento da performance, dedicação, conferia o título de Cavaliere – cavaleiro, aos técnicos de brilho.
Distinção para realçar conquistas distantes das láureas acadêmicas.Dos Cavaliere, talvez o de maior
destaque tenha sido Alessandro Genero. Cumpriu organograma de funções, chegou à
mesa diretora, implantou a fábrica Seat – a Fiat na Espanha, então a mais
moderna no mundo –, e parte do projeto – não continuado – da sociedade
Fiat-Simca no Brasil. Don Genero, sem diploma, era tratado ingeniere, pelos outros
verdadeiros engenheiros.
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