A Ford apresentou o Mustang Lithium, protótipo elétrico
de ultra-alto desempenho desenvolvido em parceria com a Webasto, no Sema Show,
em Las Vegas. Com torque impressionante de mais de 138 kgfm e potência de 900
cavalos, disponíveis instantaneamente, o modelo leva o desempenho do Mustang a
um novo patamar, que só carros totalmente elétricos podem alcançar.
O protótipo elétrico do carro esportivo mais vendido do
mundo serve para medir o interesse da nova geração de consumidores e também
como plataforma de teste de tecnologias de
gerenciamento térmico e de bateria
desenvolvidas pela Webasto e a Ford.
O Mustang Lithium é uma fera elétrica pronta para as
ruas. Ele tem componentes da carroceria de fibra de carbono, capô com janelas
transparentes de policarbonato, altura rebaixada em 1 polegada e rodas forjadas
de 20 polegadas. Sob o capô, traz um motor elétrico Phi-Power de dois núcleos e
duplos
inversores de potência, alimentados por um sistema de bateria Webasto de
800 V com tecnologia EVDrive capaz de fornecer 1 MW de potência.
A tensão de 800 V é o dobro da usada na maioria dos
carros elétricos atuais, o que torna o sistema mais leve, mais potente e menos
gerador de calor. A transmissão manual de seis velocidades é uma versão
especial da Getrag MT82, usada em competições de arrancada para suportar o
altíssimo torque. Os freios dianteiros de seis pistões Brembo são os mesmos do
Shelby GT350R. O Mustang Lithium tem também modos de direção exclusivos: Valet
(manobrista), Sport, Track (pista) e Beast (fera), que podem ser selecionados
instantaneamente numa tela de 10,4 polegadas no painel.
A Ford já produziu mais de 800.000 veículos elétricos e
híbridos em todo o mundo nas últimas duas décadas e está investindo mais de US$
11,5 bilhões em veículos elétricos até 2022, incluindo um novo SUV inspirado no
Mustang e uma F-150 totalmente elétricos. Os novos SUVs híbridos Ford Explorer
e Escape 2020 são equipados com bateria de íons de lítio de quarta geração,
semelhante à usada no Mustang Lithium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário