Primeiro veículo da
ofensiva elétrica da Volkswagen na região da América Latina, o Golf GTE
chega ao mercado trazendo um novo conceito de mobilidade
elétrica para o Brasil. Além do Golf, a marca passa a
oferecer para os clientes as soluções mais eficientes
de micromobilidade disponíveis no mundo: bicicleta e patinete
elétricos. E com emissão zero, claro.
Na Europa, há uma tendência para investimento no que
chamamos de "Last Mile Run". Ou seja, o percurso final em
que as pessoas percorrem até o trabalho todos os dias.
O Golf GTE permite chegar até o centro urbano
no modo puramente elétrico. A partir daí, o cliente pode optar
pelo patinete elétrico ou a bicicleta elétrica Volkswagen,
que atendem perfeitamente as demandas nos grandes centros urbanos, integrando mobilidade. É uma solução perfeita para
uma cidade como São Paulo, por exemplo.
O Golf GTE une o melhor de dois mundos: desempenho
esportivo com excelente eficiência energética. Pode ser conduzido no modo
totalmente elétrico por cerca de 50 km. Isso atende a demanda de
2/3 da população que vive nos grandes centros urbanos, ou de sete em cada 10 pessoas.O cliente pode rodar todos os dias sem emitir CO2, sem
ruído e gastando muito menos. Para rodar 50 km por dia, é
preciso desembolsar apenas R$ 5, de acordo com o preço estimado da energia
na região Sudeste. É o valor de um cafezinho!
Com desenho de estilo "mountain bike", a
bicicleta elétrica tem motor elétrico de 350W e atinge velocidade máxima de 25
km/h no modo elétrico, com autonomia de 30 km. O patinete também tem motor elétrico de 350W, com
autonomia de 20 km. A velocidade máxima é de 25 km/h - o
freio na roda traseira é a disco. Sua capacidade de peso é de 100 kg.
O Golf GTE estará disponível em três concessionárias da
marca, em regiões estratégicas (Brasília, São Paulo e Curitiba) e de alto
volume para esse produto, com preço sugerido de R$ 199.990, com pacote fechado
de equipamentos.
Dentro do segmento de hatches médios híbridos,
o Golf é o único com tecnologia plug-in, que permite o carregamento em tomada
convencional de 220V ou em aparelhos wallbox de 3,6 kW ou mais. Além
disso, o modelo traz itens exclusivos na categoria, como ACC (Controle
Adaptativo de Cruzeiro), painel de instrumentos totalmente digital (Active Info
Display) e sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 9,2
polegadas e controle por gestos.
O Golf GTE tem dois motores: um a combustão de 1,4l TSI
com 150 cv e um motor elétrico de 75 kW (102cv). Combinados, oferecem
potência de 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de
força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h.
Quando toda a potência combinada do sistema é utilizada,
o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos,
atingindo velocidade máxima de 222
km/h. Ainda mais significativo é o potencial de propulsão superior do Golf GTE,
obtido graças à combinação dos dois motores, que produz torque máximo de
350 Nm (35,7 kgfm).
Sua autonomia total, incluindo o motor elétrico e o motor
a gasolina, ultrapassa 900 km. Resumindo: é ideal para a cidade ou para a
estrada.
Os principais sistemas são acionados de forma rápida e
são sempre visualizados
- seja no painel de instrumentos ou no sistema
de Infotainment com tela sensível ao toque, que mostra as funções
como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e estatísticas de
emissão zero. Há monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e medidor
de energia - que mostrando quanta energia do sistema está sendo utilizada
no momento ou a intensidade da regeneração da bateria.
A Volkswagen, juntamente com Audi e Porsche, empresas que
fazem parte do Grupo Volkswagen, firmou em outubro uma parceria
estratégica com a EDP, para a instalação de 30 novas estações de recarga
de veículos elétricos no País.
Serão 29 postos de 150kW e um posto de 350kW -
capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente
- e mais 30 equipamentos de 22kW
(AC). Assim, cada ponto de recarga
terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Elas serão instaladas nas
rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom
Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt.
Esta rede será interligada a outras já
existentes no País, conectando um total de 64 pontos de carregamento, formando
um corredor de 2.500 km de extensão, ligando os estados de São Paulo, Rio
de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina (de Vitória a Florianópolis).
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