terça-feira, 24 de março de 2020

Porsche Cup e Porsche Brasil promovem a Corrida das Estrelas em automobilismo virtual


Todos os motores do automobilismo brasileiro estão em silêncio por prazo indeterminado. Mas os carros de competição mais produzidos do planeta não ficam parados.

Primeira categoria do País a promover seu campeonato oficial de automobilismo virtual, na temporada passada, a Porsche Cup sai novamente na frente em matéria de e-sports e, em parceria com a Porsche Brasil, anuncia a Corrida das Estrelas.

A prova será realizada no circuito de Interlagos na próxima quarta-feira às 19h e estão elegíveis competidores os principais eventos nacionais e internacionais do esporte a motor. O grid terá 40 inscritos e a corrida tem previsão de uma hora de duração.

Disputada em ambiente virtual na plataforma iRacing, a Corrida das Estrelas tem premiação real. O piloto vencedor ganha um exclusivo relógio Porsche, em kit que acompanha também uma miniatura do icônico Porsche 911.


A lista dos 40 inscritos foi publicada na próxima segunda-feira (23 de março) nos canais oficiais da Porsche Cup.

Após treinos livres e classificatórios, o evento terá duas baterias de 30 minutos mais uma volta. Na primeira largam os 40 carros, para apurar os 30 participantes da corrida final e sua ordem de largada. A Corrida das Estrelas terá 30 minutos mais uma volta e seu campeão é quem chegar na frente.

Este evento pioneiro abre a temporada de automobilismo virtual da família Porsche. Nos próximos dias, Porsche Cup e Porsche Brasil irão anunciar a segunda edição do campeonato de e-sports dos carros de competição mais produzidos no planeta.

CORRIDA DAS ESTRELAS
Cronograma:
Quarta-Feira (25/03)
15h00: Treinos Livres
18h00: Briefing
18h40: Treinos classificatórios
19h00: Corrida Knockout (30 min. + 1 volta, classificam os 30 primeiros)
19h35: Warm-Up
19h45: Corrida All Stars (30 min. + 1 volta)

José Luiz Gandini se despede da presidência da Abeifa


Presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini encerrou seu mandato à frente da presidência da Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Gandini se despede da gestão da Abeifa após concluir sua quinta passagem pelo comando da entidade (1998-2000 / 2006-2008 / 2010-2012 / 2016-2018 e 2018-2020).

Gandini foi substituído na presidência da Abeifa por João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil, em eleição com chapa única formada por Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover), vice-presidente, e Julia Boch Rios (Porsche), diretora financeira, para o mandato de 2020-2022.

Executivo com mais passagens pela presidência da Abeifa, José Luiz Gandini se despede da posição em tom de missão cumprida. “Encerro mais um ciclo de muito trabalho pela Abeifa, com total gratidão aos meus companheiros de gestão e a todos os demais associados que confiaram no nosso trabalho”, destaca. “Agora, passo a presidência ao João de Oliveira, que certamente conduzirá a entidade com muita responsabilidade, fortalecendo o nosso setor”.
Com 29 anos de história, a Abeifa representa, atualmente, 15 associadas: BMW, BYD, CAOA Chery, Ferrari, JAC Motors, Jaguar, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Mini, PorSche, Rolls Royce, Suzuki e Volvo.

Óleo Pro Honda anuncia patrocínio ao Kart


óleo Pro Honda, lubrificante desenvolvido especialmente para os modelos Honda, será o novo patrocinador dos campeonatos Brasileiro e Mundial de Kart, a partir de negociação com a organização do SpeedPark. Trata-se da principal cota de patrocínio do Campeonato Mundial de Kart, que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro.


O acordo prevê a divulgação e a promoção da nova marca de lubrificantes da Honda, Pro Honda, e engloba, além do campeonato mundial, a exposição nas quatro etapas da Copa SpeedPark, que acontecerá entre os meses de março e junho, e também no Campeonato Brasileiro de Kart, do qual a marca passa a deter os Naming Rights (direitos de nomear o evento). Assim, o evento passa a chamar-se “55º Campeonato Brasileiro de Kart Pro Honda”.

Calendário SpeedPark 2020:
Copa SpeedPark
1ª etapa: 20 a 21 de março
2ª etapa: 17 a 18 de abril
3ª etapa: 1 e 2 de maio
4ª etapa: 26 e 27 de junho

55º Campeonato Brasileiro de Kart ProHonda
1ª fase: 6 a 11 de julho
2ª fase: 13 a 18 de julho

Campeonato Mundial de Kart
28 de outubro a 1 de novembro

Cobreq apresenta pastilhas de freio para veículos BMW


Cobreq, marca da TMD Friction, lança pastilhas de freio para eixo dianteiro de veículos da marca BMW. Os lançamentos são N-2076 e N-2081 para atender os modelos Série 1, Série 2, Série 3 e Série 4.

Veja abaixo as especificações técnicas dos lançamentos:

Produto
Marca-Modelo
Código Catálogo Cobreq
Eixo de Instalação
Pastilha de Freio
BMW – Série 1/Série 3 11>>
N-2076
dianteiro
Pastilha de Freio
BMW – Série 1 2010> / Série 2 2013 /
Série 3 2012> / Série 4 2014>
N-2081
dianteiro


segunda-feira, 23 de março de 2020

Nissan e 4R Energy conquistam Prêmio de Melhor Resiliência


A Nissan Motor Co., Ltd. e a 4R Energy foram homenageadas pela Association for Resilience Japan (Associação Japonesa pela Resiliência) por seus esforços para promover a eletrificação, incluindo o uso de carros elétricos como fontes de energia de emergência durante desastres naturais.

As empresas receberam o troféu de Best Resilience Award (Prêmio de Melhor Resiliência) na categoria negócios e indústria, na edição 2020 do Japan Resilience Awards1.

O prêmio reconheceu o programa Blue Switch, lançado pela Nissan em maio de 2018, que promove o uso de veículos elétricos para lidar na prevenção de desastres, gestão de energia, mudanças climáticas e turismo. Nos últimos dois anos, mais de 8 milhões de residências sofreram com a falta de energia devido a desastres naturais no Japão.

Até o fim deste mês de março, a Nissan terá firmado 31 acordos com empresas e governos locais para o uso de veículos elétricos durante e após
desastres naturais. Os acordos disponibilizam os veículos elétricos para cidadãos e comunidades locais para serem utilizados como fontes de energia em centros de evacuação e instalações de assistência social em caso de falta de energia.

A Nissan foi a única montadora de automóveis homenageada na edição 2020 do Japan Resilience Awards. O prêmio é outorgado a empresas e organizações que tenham contribuído no desenvolvimento da resiliência da sociedade nas próximas gerações.

Por meio do programa Blue Switch, a Nissan pretende aumentar ainda mais a colaboração entre empresas e governos locais, bem como continuar a promover a gestão avançada da energia em conjunto com a 4R Energy. Pioneira mundial em veículos elétricos, a Nissan se dedica a descobrir e promover novas formas de uso para os veículos elétricos, contribuindo para um futuro melhor.

Tecfil lança novo site para oferecer mais informações e facilidade aos clientes e consumidores


A Tecfil - fabricante em filtros automotivos, anuncia seu novo site corporativo (http://www.tecfil.com.br). Totalmente reformulado e com um projeto mais moderno, o site recebeu melhorias no layout e na organização das informações, além de ampliar o conteúdo, com o objetivo de aprimorar a experiência dos clientes e consumidores.

"Pensamos em cada detalhe para aprimorar a experiência do nosso público. Cada clique, tamanho de texto e posição do conteúdo foi pensado a partir de um estudo em que analisamos a forma como as pessoas buscam informação", conta Plinio Fazol, Gerente de Marketing da Tecfil.

O menu foi reorganizado e alguns conteúdos unificados para oferecer uma navegação mais intuitiva. O site ganhou ainda um blog, onde serão publicadas novidades e dicas técnicas para mecânicos e reparadores, além de dicas sobre o uso e troca de filtros para o consumidor final. O carregamento das páginas também está mais rápido e o layout se adapta agora a qualquer dispositivo móvel.

Por transportes essenciais, oficinas da Rede Volvo garantem caminhões rodando


Até o momento, as oficinas das cerca de 100 concessionárias de caminhões e ônibus da marca distribuídas por todo o País mantém atendimento. Mesmo nas cidades onde há restrição de circulação, serviços em veículos que transportam alimentos, medicamentos, perecíveis, combustíveis e outros casos especiais estão sendo autorizados pelas autoridades, em regime de exceção.

Também está mantido o VOAR, o atendimento emergencial da Volvo, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

As áreas administrativas das concessionárias estão operando de forma alternativa, com home office para quem pode trabalhar remotamente em casa e outras medidas de distanciamento social. As ações visam proteger funcionários e também os motoristas que precisarem ir às concessionárias.

“Em cada estado e cidade temos uma realidade diferente. Mas a Rede Volvo está seguindo todas as orientações das autoridades epidemiológicas em cada localidade. Nosso objetivo é proteger a segurança e a saúde dos funcionários, sem prejuízo ao atendimento essencial aos motoristas. Mais do que nunca, nesse momento queremos estar ainda mais próximos de nossos clientes, dando total suporte às suas operações”, assegura Rodrigo Padilha, diretor de desenvolvimento de concessionárias Volvo.

Kia Motors flexibiliza política de manutenções periódicas aos clientes


Com o início da propagação local do novo Coronavírus (COVID-19) em território brasileiro, a Kia Motors do Brasil anunciou a flexibilização das políticas de manutenções periódicas e a implementação de medidas protetivas que visam à redução da propagação do vírus, protegendo a comunidade e proporcionando mais comodidade aos clientes.


Para que os proprietários dos veículos da marca possam evitar a exposição ao novo Coronavírus, respeitando o isolamento social indicado pelas autoridades como a maneira mais eficaz de minimizar a disseminação da doença, a Kia Motors está ampliando pelos próximos três meses as tolerâncias de excesso de quilometragem e de tempo para todo o plano de revisões periódicas.

Com a medida, os limites de quilometragem foram dobrados para os modelos de passeio, de 1.500 km para até 3.000 km, e triplicados para o comercial leve Bongo K2500, de 500 km para até 1.500 km. Já a regra de tempo corrido, atualmente de doze meses a partir da compra ou última revisão, terá um acréscimo de três meses para toda a linha de veículos da marca neste período de enfrentamento da pandemia.

Mais segurança aos clientes - Além da flexibilização das políticas de manutenções periódicas, a Kia Motors tem reforçado as medidas protetivas em todas as concessionárias do País, intensificando as práticas de higiene e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais.

DISTRIBUIDORA DA MARCA TAKAO PRETENDE TREINAR 8 MIL APLICADORES


Ao celebrar 11 anos de atuação no mercado, a Goop, uma das maiores distribuidoras de autopeças do país e responsável pela marca Takao, transferiu-se para uma nova sede, muito maior, com o objetivo de acomodar sua equipe e também aprimorar o treinamento dos aplicadores e clientes da Takao. Situada no coração da Vila Maria (zona norte da capital), a empresa instalou-se em um prédio de mais de 2.500 m2 perfeitamente preparado para receber os 8 mil aplicadores que quer treinar em 2020.


Dos mais de 6 mil aplicadores que receberam algum tipo de treinamento em 2019, dos mais variados módulos de aprendizado, a intenção é ampliar esse número para 8 mil neste ano. Apaixonada por motores, a Takao entende que uma de suas missões é compartilhar esse conhecimento com os mecânicos, razão pela qual a nova sede precisaria acompanhar a nova demanda. E foi feito.

Além de um espaço amplo de convivência, mais um auditório para 150 espectadores, a distribuidora preparou diversas salas de treinamento espalhadas pelos quatro andares do novo edifício.

Por ser a única marca do mercado nacional que possui todas as peças de reposição de motores, a Takao caprichou no acervo de atrações em sua casa para proporcionar maior aprendizado e entretenimento aos aplicadores, tendo sempre o motor como "astro principal":

1) Motor em vista "explodida", preso por cabos, sobre o capô de um show car de F1 (carro bolha);

2) Montagem em motor através de realidade virtual, onde, por intermédio do apoio de tecnologia de última geração (óculos especialmente desenvolvidos para essa finalidade), o aplicador poderá montar um motor de forma divertida e inovadora;

3) Exposição do primeiro Motor V8 de um Ford do Brasil, de 1932, totalmente restaurado com peças da Takao. Nele é possível ver como acontece o processo de combustão;

4) Motor sob a forma de "chopeira". Isso mesmo! É um motor completo que recebeu torneiras de chope para os happy-hours com os clientes.

Com um portifólio de peças de reposição de motores que abrange 92% de toda a frota nacional, com 16 mil itens distribuídos para 1.300 motores diferentes, a marca Takao possui pistões, anéis, bronzinas, juntas, comandos, válvulas e diversos outros componentes internos de motores. É a única empresa do mercado capaz de fornecer todos os itens de reposição para todos esses motores.

sábado, 21 de março de 2020

Tommaso Volpe é o novo diretor mundial de Esportes a Motor da Nissan



Tommaso Volpe, atual diretor mundial de Esportes a Motor e Projetos de Performance na INFINITI Motor Company Ltd., passará a ser o diretor mundial de Esportes a Motor na Nissan a partir de 1º de abril. Volpe comandará as atividades de competições da Nissan em todo o mundo, na Fórmula E, Super GT, Protótipos e GT3, em substituição a Michael Carcamo, que comandava o programa de automobilismo esportivo da Nissan desde 2015, incluindo a estreia da marca na Fórmula E, em 2018.

Volpe traz à marca Nissan sua extensa experiência em automobilismo esportivo, tendo comandado o departamento de Esportes a Motor da INFINITI desde 2014. Durante este período, Volpe fortaleceu a presença da marca INFINITI na Fórmula 1, passando de patrocinadora a parceira técnica da Equipe Renault de F1, o que incluiu o desenvolvimento conjunto do Sistema de Recuperação de Energia, a INFINITI Engineering Academy e o Projeto Black S.

Além de suas responsabilidades na Nissan, Volpe também continuará sendo responsável pelos programas globais de automobilismo esportivo da INFINITI, incluindo ativações de Marketing e Relações Públicas associadas a parcerias técnicas.

sexta-feira, 20 de março de 2020

FCA anuncia paralisação temporária da produção nas plantas no Brasil


A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR) a partir de 24 de março, com a paralisação total prevista para 30 de março. As atividades fabris serão retomadas em 21 de abril.

A continuidade da produção até a paralisação total se dará mediante as rigorosas medidas preventivas já adotadas para garantir a saúde e integridade dos funcionários.

A FCA anuncia também o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos no Brasil. Os mesmos serão reagendados oportunamente.

Villa Empreendimentos compra 50 unidades do Atego 2730



A Mercedes-Benz realizou a venda de 50 caminhões Atego 2730 para a Villa Empreendimentos, empresa líder no segmento de transporte e bombeamento de concreto e de locação de betoneiras e bombas de concreto com sede em Recife (PE) e operação em todos os Estados do País. A negociação começou em dezembro do ano passado e a entrega segue uma programação mensal, com as últimas unidades previstas para abril.

Essa foi a maior venda da Mercedes-Benz no Nordeste nos últimos três anos e coloca a empresa na liderança de comercialização na região no primeiro
bimestre de 2020, com 744 caminhões. Esse volume resultou em 36% de aumento nas vendas em comparação com o mesmo período de 2019. Os modelos Accelo 815 e Atego 2426 são os caminhões mais vendidos na região em comparação com todas as fabricantes.

“Os caminhões compactos, médios e semipesados das linhas Accelo e Atego conquistam, cada vez mais, a aprovação de caminhoneiros e frotistas da região. Temos 41% de participação de mercado no Nordeste, com oito pontos percentuais a mais que o segundo colocado”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz
do Brasil.

O presidente da Villa Empreendimentos, Bruno Giestosa, afirma que o setor de construção civil deve se reaquecer até o final do ano e que a empresa está se preparando para atender à demanda. “Sentimos a melhora no setor, principalmente no Sudeste e mais especificamente em São Paulo, onde reabrimos a nossa filial este ano após um período de quatro anos de dificuldades. Para se ter uma ideia, tínhamos 500 funcionários e nesses quatros anos chegamos a ter 60. Hoje, já contamos com 240 funcionários e 100% da nossa frota de betoneiras alugada. Nesse sentido, a nossa parceira com a Mercedes-Benz é muito positiva e tende a crescer. Os caminhões têm qualidade e o atendimento ao cliente é diferenciado.”

Triumph Rocket 3 R estabelece um novo recorde de aceleraçã


A nova motocicleta Rocket 3 R, da Triumph, apresentada ao público brasileiro no final do ano passado, é equipada com o maior motor de moto de produção em série do mundo, com 2.500 cc, oferecendo um torque superior a qualquer outra moto de produção em linha, com 221 Nm (a 4.000 rpm). O modelo demonstrou um desempenho incrível ao estabelecer um novo recorde impressionante de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,73 segundos. “A Triumph novamente demonstrou uma capacidade excepcional.Agora, conseguimos isso, deixando toda a equipe incrivelmente orgulhosa. Com a linha Rocket 3, temos demonstrado, consistentemente, que podemos criar as motocicletas de produção em série de maior capacidade do mundo, capazes de oferecer desempenho e recursos incríveis”, afirma Paul Stroud, CCO da Triumph Motorcycles.

A aceleração de 0 a 100 km/h foi alcançada exatamente a 2,73 segundos no domingo, 6 de outubro de 2019, na pista de Cartagena, na Espanha. O piloto que estabeleceu este recorde com a Rocket 3 R afirmou: “Foi ótimo poder atingir essa aceleração realmente incrível. É difícil descrever exatamente do que essa moto é capaz. A Rocket 3 R estava bem preparada e eu me senti muito confiante - mesmo nesta configuração de pista. Desde a primeira tentativa, senti que a aceleração era muito potente e que teríamos sucesso. A Rocket 3 R funcionou perfeitamente e as condições da pista e do tempo foram ideais. A equipe toda fez um trabalho fantástico”. 

Adrenaline-se: Chegou a nova BMW S 1000 RR


A BMW Motorrad lança a nova S 1000 RR nas concessionárias autorizadas da marca no País, ao preço sugerido de R$ 91.950. A terceira geração da superesportiva é produzida na fábrica do BMW Group, em Manaus (AM), que contou com investimentos adicionais de R$ 4,7 milhões para a produção do modelo. O cliente poderá agendar a sua visita à concessionária para conhecer de perto a nova S 1000 RR, que conta com três anos de garantia de fábrica.

Originalmente lançada em 2009, a BMW S 1000 RR chega à nova geração completamente renovada, mais leve, potente e tecnológica, com componentes internos individualmente reprojetados e aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem.

O resultado dessas mudanças é surpreendente: a superesportiva está 11 quilos mais leve (197 kg) que o modelo anterior, oferece 207 cavalos de potência (8 cv mais potente que o antecessor) e uma condução mais dócil e precisa, revelando uma ergonomia perfeita e melhor capacidade de pilotagem, o que a torna uma máquina fascinante e referência dentro de sua categoria.

Desde o lançamento da primeira geração, há 11 anos, o visual revolucionário e sofisticado
fez da BMW S 1000 RR uma máquina cobiçada. Nesta nova geração, o desenho foi retrabalhado nos mínimos detalhes, de modo a deixá-la ainda mais impressionante por onde passa e capaz de, mais uma vez, ditar as tendências, em termos de estilo, de sua categoria. Com o lema ‘Nose down, tail up’ (“Nariz para baixo e traseira para cima”, em tradução livre), além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis com linhas mais dinâmicas e agressivas, na lanterna traseira. Além disso, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED.

Quatro quilos mais leve, o novíssimo propulsor de quatro cilindros em linha e alto desempenho desenvolve 207 cavalos a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a 100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. O segredo para esta performance irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam,
que permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas sobretudo em faixas baixas/médias de giro. Deste modo, a entrega de potência e torque é mais uniforme e linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para quem a usa no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam permite uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.

O painel de instrumentos do modelo também foi completamente atualizado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, o seu uso em competições. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade.

O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3), por exemplo. A nova BMW S 1000 RR é oferecida em duas opções de cores: vermelha, já disponível nas concessionárias autorizadas da marca, e cinza, disponível a partir de abril.  

Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia rede de atendimento no México


A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue firme em sua estratégia de internacionalização. Desta vez, o novo destino de seus produtos está em uma localização estratégica no México. Em parceria com a fabricante, a concessionária Camiones La Huerta abre as portas de mais um ponto de atendimento aos clientes da marca VWCO e MAN no país.

A nova loja de serviços e distribuição de peças está localizada em Zamora, na principal zona econômica de Michoacán, com tradição de produção de amora e
morango e também com forte atividade industrial para processar e embalar essas frutas destinadas à exportação.

As instalações estão equipadas com quatro baias para prestar serviço aos clientes e também treinamento. Além disso, o estabelecimento está abastecido com estoque de peças VWCO e MAN para atender clientes e
transportadores da região.

"A concessionária Camiones La Huerta iniciou suas operações com as marcas VWCO e MAN há quatro anos, em Morelia, capital do estado de Michoacán, e desde então é um importante distribuidor de nossos produtos", reforça Fernando González Valadez, coordenador de desenvolvimento da rede da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Coluna do FERNANDO CALMON


Fernando Calmon
Novo Chevrolet Tracker está muito bem posicionado.

Os efeitos do novo coronavírus no mercado brasileiro de veículos serão perversos, mas ainda não dá para dimensioná-los. Mesmo porque o trabalho remoto instaurado por muitas empresas ameniza, em parte, a crise e pode ajudar na recuperação econômica.

Até agora o ano estava indo muito bem. A média diária de vendas de veículos leves e pesados atingiu 10.716 unidades de 1º de janeiro até segunda-feira, dia 16 (6,4% superior a 2019). Neste dia, porém, a média recuou 8%, para 9.861 unidades. A comercialização de usados também refletiu a insegurança sobre os rumos da economia e tinha caído cerca de 10%, segundo estimativas.

Problema da Covid-19 é mundial e teme-se falta de autopeças vindas do exterior. A Fenabrave ressalvou que os estoques nas concessionárias vão de 45 a 60 dias incluindo motos, máquinas e implementos. Então, daria para cobrir eventuais paradas das linhas de montagem e, avalio, sem atingir de forma homogênea todas as marcas. Cenário ruim, embora não desesperador, por se desconhecer o grau de retomada após esperados três meses de prostração.

Outro fator de incerteza – dólar no patamar de R$ 5 – pode atormentar as fabricantes de forma diferente. Antes devo ressalvar, ao contrário do pensamento corriqueiro, que há décadas o Brasil não exige índice mínimo de conteúdo de peças locais nos produtos aqui fabricados. A exceção ocorreu no período do programa Inovar-Auto (2012-2017), mas o motivo implícito foi segregar os modelos importados em época de real supervalorizado.

É difícil calcular hoje o conteúdo importado em razão de as autopeças também conterem itens vindos do exterior, principalmente na eletrônica de bordo. No geral estimo algo entre 40% (modelos recentes e alta incidência de eletrônicos) e 10% (aqueles há tempos no mercado). Quanto se repassará para o preço dependerá do conteúdo local do modelo e da estratégia de cada fabricante. Nessas circunstâncias, o impacto não será linear nem integral.

A GM sofreu o primeiro impacto da crise. Seu principal lançamento do ano, o novo SUV compacto Chevrolet Tracker, não teve lançamento presencial para concessionárias e imprensa (a empresa optou por streaming de vídeo). No entanto, anunciou preços tão competitivos quanto os dos Onix/Onix Plus, em 2019 (embora estes já tenham até sido majorados).

O Tracker começa em R$ 82 mil e chega a R$ 112 mil. Motores, só tricilindros turboflex, desde o atual 1-L dos Onix (116 cv/16,8 kgfm) ao novo 1,2-L (132 cv/21,4 kgfm), como antecipei no ano passado. Nos dois casos, potência e torque são inferiores aos modelo que se despediu. Apesar de o novo SUV ser, em média, 160 kg mais leve que o anterior, na relação peso-potência a versão de menor cilindrada fica em posição inferior (10,6 kg/cv) e a mais potente quase iguala (9,3 kg/cv, agora; antes 9,1 kg/cv). Isso será avaliado na próxima coluna.

Espaço interno melhorou um pouco: o novo modelo é 1,5 cm maior tanto na largura (179 cm) quanto na distância entre eixos (257 cm). Apesar de o carro ser mais baixo, o espaço para cabeça foi ampliado. Grande avanço foi no porta-malas, que passou a 393 litros (antes, 306 litros) ou 28% superior ao acanhado volume anterior.


ALTA ROTAÇÃO


NO MOMENTO, não há notícias de atrasos em lançamentos. Volkswagen ainda não marcou data para o esperado Nivus (SUV compacto com teto que lembra cupês), mas produção está prevista para 1º de junho. Já seu SUV médio argentino, só em 1º de janeiro de 2021. Picape Amarok (272 cv) deve chegar em maio, pois acaba de estrear na Argentina.

APRESENTAÇÕES presenciais, porém, vêm sendo canceladas, uma atrás da outra. No caso de produto inteiramente novo, como a picape Fiat Strada, em abril, haverá transmissão ao vivo pela internet. Fabricantes sabem que impacto é menor do que uma convenção. Contudo, evitar reunir grande número de pessoas e viagens de avião atendem a recomendações do ministério da Saúde.

CAOA CHERY lançou o sedã anabolizado Arrizo 5, modelo 2021, com câmbio CVT de nove marchas (antes, sete) e aumento de 10% no torque (19,4 para 21,4 kgfm). São nítidas as diferenças na arrancada inicial e menos ruído em velocidades de estrada (a 120 km/h, apenas 1.900 rpm). Versão mais cara tem teto solar e rodas de 17 polegadas. Preços subiram: R$ 74.590 a R$ 83.590.

RENAULT apresentou na Europa o veículo conceitual elétrico Morphoz, inovador em um ponto bem interessante. A distância entre eixos pode ser ampliada em até 20 cm, passando de 2,73 m para impressionantes 2,93 m, o que melhora sobremaneira o conforto em viagens. Não há pormenores sobre a viabilidade técnica, porém esteticamente a solução ficou boa.

SOLUÇÃO atraente está sendo proposta pela ZF. Trata-se do primeiro freio de estacionamento eletromecânico dianteiro, no lugar da aplicação universal nas rodas traseiras. Além de ampliar o espaço interno, em especial nos carros compactos, trata-se de solução mais econômica e segura. Ideia vem sendo oferecida a fabricantes de veículos e espera encontrar interessados.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmofernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Carregamento elétrico por indução do BMW 530e ganha prêmio de Tecnologia do Ano


A BMW recebeu o prêmio de Tecnologia do Ano, da publicação norte-americana Green Car Journal, por seu programa piloto de carregamento elétrico por indução para o modelo 530e. O programa permite que os clientes da marca e proprietários do sedã híbrido testem o dispositivo de carregamento sem fio e reportem suas considerações à fabricante, que é pioneira em disponibilizar essa tecnologia no mercado. 

O programa teve início na Alemanha, em 2018, e se expandiu para os Estados Unidos em meados de 2019. Ele está sendo desenvolvido para um seleto grupo de clientes no Estado da Califórnia, e consiste na locação por 36 meses do BMW 530e especialmente equipado e a instalação residencial do equipamento de carregamento indutivo.

O carregamento sem fio da BMW consiste em uma estação de carregamento indutivo (GroundPad) e um componente secundário do veículo (CarPad) fixado na parte inferior do automóvel.  A transferência de energia sem contato entre o GroundPad e o CarPad é concluída a uma distância de apenas sete centímetros. Os componentes de carregamento indutivo geram um campo magnético, que permite a transferência segura de energia com uma taxa de eficiência em torno de 85%.

O sistema possui uma carga de 3,2 kW, permitindo que as baterias de alta tensão do veículo sejam totalmente carregadas em cerca de três horas e meia.

COPA HB20: ZM fecha parceria com o piloto Raphael Abbate


Raphael Abbate, campeão de 2019,confirma sua participação na Copa HB20 com o apoio da ZM consagrada empresa do ramo de autopeças.

Iniciada em 2019, a Copa HB20 atrai a atenção e a admiração do público, que se identifica ao ver um carro visto comumente na rua, participando de corridas.O modelo usado, o HB20 R Spec possui motor 1.6L e câmbio manual de seis marchas, produzidos igualmente em lote único na fábrica da Hyundai na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. No modelo preparado para a corrida, o motor ganha 20% de potência a mais que o modelo comum, podendo alcançar até 160cv, o que transferindo para a velocidade, pode fazer o veículo ultrapassar os 200km/h em pistas com grandes retas.

Atualmente a ZM oferece para o mercado de reposição, relé de partida, porcas e parafusos de roda para o HB20. Em breve, com o lançamento de uma nova linha de produtos da marca, novos itens estarão disponíveis para o modelo. 

Para 2020, a Copa HB20 deve contar com nove etapas espalhadas pelos autódromos de todo o Brasil. Acompanhem o facebook e o instagram da ZM para ficar por dentro dos resultados e da trajetória do campeonato e do piloto da ZM. As corridas acompanham o calendário da Copa Truck e farão 2 etapas junto a Stock Car, formando o maior evento de automobilismo nacional e são transmitidas ao vivo pelo canal BandSports.

BMW Group inicia a comercialização de plano de manutenção para BMW e MINI

O BMW Group inicia a comercialização dos programas BMW Service Inclusive e MINI Service Inclusive, programa que permite a contratação antecipada de manutenções para veículos BMW, BMW i e MINI a um preço fixo. Dentre os diferenciais da plataforma, destacam-se a aquisição, que pode ser feita para toda a linha, incluindo veículos BMW Premium Selection (BPS)* e MINI Next*, e em qualquer momento que o cliente desejar, e o preço, que apresenta uma economia para o consumidor.

A BMW Serviços Financeiros disponibiliza também a possibilidade de inclusão do programa no financiamento de veículos BMW, BMW i e MINI, podendo ser um veículo novo ou seminovo, independentemente do plano escolhido, e será financiado pela mesma taxa e prazo do contrato de financiamento.

Dentre as principais vantagens estão: comodidade e praticidade para o cliente; transparência sobre os serviços a serem realizados no veículo e seus custos; valorização do veículo seminovo, pois o pacote fica atrelado à unidade e, ainda, cobertura mundial – os serviços estão disponíveis em todas as concessionárias autorizadas, garantindo flexibilidade em viagens.

Os percentuais de economia variam conforme o pacote e modelo e podem chegar a 30% (plano Standard nos modelos BMW e MINI) e 40% (plano Plus para os modelos BMW). A título de exemplo, o valor para o BMW Série 3, no escopo  Standard, pelo período de 3 anos ou 40.000 km é de R$ 3.575, e no Plus,  de R$ 6.305. Já para o MINI Hatch, o preço da versão Standard, também pelo período de 3 anos ou 40.000 km é de R$ 3.510, enquanto que o custo no escopo Plus é de R$ 6.175. As condições vigentes para os modelos BMW e MINI devem ser, a qualquer tempo, consultadas junto à rede de concessionárias autorizadas.

Volvo Cars passa a utilizar trens para transporte na Europa visando a redução de CO2


O compromisso com o meio ambiente está em todas as atividades da Volvo Cars. Uma das novas ações da empresa é reduzir o transporte rodoviário de seus veículos e apostar na malha ferroviária europeia. Com isso, a marca sueca está reduzindo significativamente as emissões de CO2 em suas operações. Os caminhões são hoje a principal ferramenta para o transporte de carros novos para depósitos de distribuição e concessionárias. Com a política de redução dos gases causadores do efeito estufa, a empresa está substituindo cada vez mais esse transporte por meios menos poluentes.

As iniciativas fazem parte da estratégia climática que a Volvo Cars revelou em outubro de 2019. De acordo com o que foi proposto, a companhia pretende reduzir a emissão de gás carbônico do ciclo de vida do carro em 40% entre 2018 e 2025, o que exigirá uma redução de 25% nas emissões operacionais, incluindo logística. 

A estratégia climática da Volvo Cars representa um dos mais ambiciosos planos da indústria automotiva. Com ações concretas em consonância com o acordo climático global de Paris de 2015, busca limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.