sábado, 1 de dezembro de 2012

PORSCHE CAYMAN: AINDA MAIS LEVE,ÁGIL E RÁPIDO




A Porsche AG realiza o lançamento mundial do novo Cayman no Salão do Automóvel de Los Angeles. A terceira geração do modelo passou por um redesenvolvimento completo. Ele está ainda mais rebaixado e mais comprido, mais leve e mais rápido, mais eficiente e com mais potência. A distância entre-eixos maior e as bitolas mais largas realçam o desempenho do cupê com motor central, levando-o a um nível de dirigibilidade incomparável em sua classe. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, prevê para março de 2013 a chegada das primeiras unidades ao mercado nacional, por preços a serem definidos. 

O novo Cayman é, depois do 911 Carrera e do Boxster, a terceira linha de carros esporte da Porsche a contar com um projeto inovador que permite baixo peso. O novo Cayman pesa até 30 kg a menos (dependendo da versão e de equipamentos específicos) e consome até 6% menos combustível (em km/l) em relação ao modelo anterior, mesmo contando com desempenho mais elevado.

A nova geração do carro esporte para dois passageiros com motor central é lançada em duas versões clássicas da Porsche: Cayman e Cayman S. O modelo básico conta com motor com de 6 cilindros opostos de 2,7 litros, com potência de 275 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, dependendo do equipamento, e alcança velocidade máxima de 266 km/h. Seu consumo de combustível de acordo com o novo ciclo de direção europeu (NCDE), fica entre 12,1 km/l e 12,9 km/l, dependendo da transmissão selecionada.

O motor de 3,4 litros do Cayman S conta com 325 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,7 segundos com o equipamento adequado. O Cayman S chega a uma velocidade máxima de 283 km/h e seu consumo de combustível (NCDE) fica entre 11,3 e 12,5 km/l, dependendo da transmissão escolhida.

As duas versões saem de fábrica com transmissão manual de seis marchas. O Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK) de sete marchas pode ser adquirido opcionalmente e permite uma aceleração mais rápida e mais economia de combustível. A Porsche também está modernizando o Cayman com novos opcionais. Pela primeira vez, ele tem disponibilidade de controle adaptável para o piloto automático (Adaptive Cruise Control, ACC), que controla a distância e a velocidade até o carro à sua frente no trânsito, contando também com um sistema de som Burmester especialmente desenvolvido. Outra nova função disponível como opcional para o Cayman é o sistema de entrada e direção sem chave.

Estilo: novas proporções, linhas proeminentes
O novo Cayman nunca esteve tão distintivo. Suas proporções são novas, mas ele ainda assim é claramente um carro cupê esportivo da Porsche. Maior distância entre-eixos, com saliências mais curtas, e rodas de 18 e 19 polegadas são características de identificação visual do desempenho aperfeiçoado do carro. Seu estilo é marcado por linhas precisas, com bordas esculpidas e afiadas. Elas enfatizam a silhueta ampliada e rebaixada do carro, com o para-brisa movido para frente e a linha de teto indo até o fim do carro. Os recessos nas portas são especialmente expressivos e característicos e direcionam o ar para os dutos de admissão localizados nos painéis laterais traseiros - em seguida, esse ar é direcionado para dentro do motor. Isso oferece a visualização mais proeminente do conceito de um carro de motor central.

Visto de frente, o novo Cayman é identificado por suas entradas de ar de resfriamento, que aumentam de tamanho na direção das laterais do carro. A tampa traseira rebaixada feita de alumínio e a seção traseira com suas bordas envolventes também são exclusivas da nova geração do cupê esportivo. A fina lâmina do spoiler traseiro está montada diretamente na tampa traseira, estando mais elevada e sendo acionada em um ângulo mais agudo, em comparação com o spoiler do Boxster. A aparência geral do Cayman é mais independente do que antes e bem diferenciada da geração anterior.

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