quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BRASILEIRO NO FIA GT



O mato-grossense Raijan Mascarello, atual vice-campeão da GT Premium em 2012, onde brigou pelo título até a última etapa, em companhia de Felipe Tozzo, a bordo de uma Ferrari F430, disputará este ano a nova categoria chancelada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o FIA GT Series, que terá provas disputadas na França, Bélgica, Holanda, República Checa e Espanha. A última data, em novembro, não tem local definido ainda e existe a possibilidade que ela seja disputada no Brasil.

Dono de um currículo que começou cedo, quando tinha apenas 16 anos nas corridas de autocross no Brasil - foi tricampeão da modalidade - Mascarello é um apaixonado pela velocidade e pelo automobilismo, um verdadeiro apreciador de grandes máquinas. “Quase vencemos a GT Premium no ano passado. Abandonamos a última etapa e isso determinou nosso vice-campeonato, mas automobilismo é assim, um esporte diretamente ligado ao equipamento”, afirmou Mascarello, que conta com o apoio da Dekalb.

E por falar em equipamento, o título perdido com uma Ferrari F430 já faz parte do passado. Em 2013, Raijan e Tozzo pilotarão um verdadeiro ícone das pistas, o Ford GT, preparado pela equipe portuguesa Rodrive. O bólido é uma releitura do mítico Ford GT40, que venceu as 24 Horas de Le Mans por quatro vezes, em 1966, 67, 68 e 69, e foi criado exatamente para impedir a sequencia de vitórias da Ferrari na prova francesa.

Mas se o assunto é grandes máquinas, Raijan sente-se à vontade. Ele e Tozzo pilotarão a nova versão do Ford GT, que conta com motor V8 de 5.0 litros e 550 cv. “O Ford GT é sem dúvida uma máquina dos sonhos de qualquer piloto, sua história é recheada de vitórias. Nosso objetivo é aprender o máximo sobre o carro e conhecer bem as pistas durante a temporada, sem grandes preocupações com resultados imediatos, já que em 2014 a Ford apresentará uma nova versão do carro, que promete dar muito trabalho às marcas presentes nas corridas de Gran Turismo, da mesma forma que fez na década de 60”, comentou.

Por sinal, paciência é uma das características mais fortes de Raijan. Como produtor rural de grande porte, sabe bem que as coisas têm que seguir seu ritmo e nada acontece antes ou depois da hora certa. E mesmo atuando na administração de um grande complexo agrário, Mascarello não deixa de lado o contato com grandes máquinas. Enquanto aguarda os treinos de pré-temporada que acontecerão no circuito de Paul Ricard, Raijan Mascarello acelera outra máquina fantástica, sua nova colheitadeira CASE 2799. “Aqui são 330 cv, quase a potência do Ford GT”, brinca. “E o melhor, tem cabine climatizada e um banco super confortável, bem diferentes do carro de corrida”, finalizou.

CALENDÁRIO 2013 – FIA GT SERIES

01 de abril – Nogaro – França
21 de abril – Zolder – Bélgica
14 de julho – Zandvoort – Holanda
18 de agosto – Slovakiaring – República Checa
13 de outubro – Navarra – Espanha
17 ou 24 de novembro – Local a ser definido

Um comentário: