quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mecânica Online - Tarcísio Dias - Inovação para manobrar mais fácil o caminhão



Nº 27 —  20 / 02 / 2013
Sabe qual o melhor recurso de um veículo novo? Tecnologia. Seja ela para oferecer mais eficiência, segurança ou mesmo conforto, esses recursos deveriam ser o primeiro item a ser observado na aquisição de um novo modelo, seja um automóvel ou mesmo, principalmente, um caminhão.



Já pensou na hora de manobrar um caminhão? Para facilitar o controle e precisão do sistema de direção dos caminhões surge uma inovação técnica que vai ajudar o motorista. O novo sistema combina o já tradicional controle hidráulico com um motor elétrico que amplia a exatidão na condução.
Um motor elétrico controlado eletronicamente, acoplado ao eixo de direção é a inovação tecnológica principal do Volvo Dynamic Steering. O motor elétrico, que funciona em conjunto com a direção hidráulica do caminhão, tem um máximo de 25 Nm de torque, sendo sua unidade de controle eletrônico regulada milhares de vezes por segundo.

"Esta tecnologia patenteada pela Volvo beneficia o motorista de caminhão em todas as condições operacionais. Na estrada o sistema de direção dinâmico oferece estabilidade direcional imbatível. Em velocidades baixas, até mesmo um caminhão carregado é tão fácil de dirigir que você pode fazê-lo com um dedo", diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.


Benefícios do sistema podem ser resumidos em quatro pontos:
Em baixas velocidades, o motor elétrico assume o trabalho dos músculos do motorista. Em vez disso, o motorista pode relaxar e dirigir sem ter que esticar seus braços e ombros. Outro benefício é que o Volvo Dynamic Steering centraliza automaticamente o volante, mesmo quando revertendo.

Irregularidades na superfície da estrada, tais como rachaduras e buracos, são amortecidas pelo sistema. Isto significa que a direção torna-se mais estável, ​​uma vez que o condutor não tem que compensar com constantes ajustes os ruídos da pista para o volante.

Na estrada esse controle preciso leva a uma maior estabilidade direcional, o que por sua vez dá ao condutor uma experiência de condução mais descontraída com o controle total em todas as velocidades. O sistema de direção dinâmica elimina praticamente todos os movimentos pequenos na direção que são inevitáveis ​​nas estradas normalmente.

Caso o caminhão esteja numa estrada mais íngreme e curvada ou mesmo um vento lateral atinja seu caminhão, a situação é rapidamente detectada pelo sistema que compensa automaticamente, permitindo ao motorista seguir em frente, sem ter que puxar o volante para neutralizar qualquer movimento lateral. Temos como ganhos uma melhoria significativa da segurança rodoviária e conforto do motorista.

MECÂNICA ONLINE

A Ferrari tomou o primeiro lugar do top cinco de marcas poderosas em 2013, à frente de empesas como Google, Coca-Cola, PwC, Apple e Hermes, numa lista de mais de 500 empresas conhecidas em todo o mundo.

A Nissan comemora a Marca histórica de 50 mil unidades vendidas do LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala. Lançado comercialmente há pouco mais de dois anos, o modelo é realidade para consumidores do Japão, Estados Unidos e 17 países da Europa.

O semipesado Scania P 310 chegou aos poucos para sentir o mercado e foi muito bem recebido pelo mercado consumidor. Desde que entrou no segmento a fabricante sueca tem visto os bons resultados. Em comparação a 2011, o crescimento de 2012 foi de 250%.

No forno a nova Coleção AutoMecânica desenvolvida pela Mecânica Online®. O material que é apresentado em quatro mídias CD-ROM aborda desde a história e criação do automóvel, passando por seu desenvolvimento, evolução e conclui com os principais lançamentos do mercado e tendências / perspectivas de futuro. Material é referência na hora de uma consulta.




PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário