segunda-feira, 19 de março de 2018

Totalmente integrado: o 50o Audi R8 LMS GT4 é produzido em Böllinger Höfe


Na vizinhança de Neckarsulm o 50º Audi R8 LMS GT4 saiu da linha de montagem no “Audi Böllinger Höfe” em Heilbronn, Alemanha, em meados de março. O modelo GT4 é um sucesso mundial de vendas e, como nenhum outro carro de corrida da marca, se beneficia de sinergias em termos de seu conceito técnico e na fabricação flexível e de baixo volume. Desde que as entregas começaram, em 15 de dezembro de 2017, a Audi Sport já produziu 50 carros e outros pedidos estão a caminho.

Um sistema de transporte sem condutor move o superesportivo em meio aos modelos de alto desempenho para os consumidores por meio da operação especial de fabricação de baixo volume do R8. O que parece um cenário fotográfico organizado é a rotina de fabricação diária na Audi Sport. O GT4 é montado na mesma instalação que a versão de produção e passa pelos mesmos 15 ciclos, desde a carroceria até a estação de inspeção. Os mesmos funcionários que aprovam o modelo de produção são responsáveis pela inspeção de qualidade da versão de corrida. 

Os dois modelos compartilham cerca de 60% de seus componentes. O “parentesco” entre o chassi e o trem de força é extremamente próximo. O motor 5.2 V10 e a transmissão de dupla embreagem S tronic de sete velocidades de ambos os modelos são quase idênticos.

Em termos de chassi, a versão de pista também se beneficia dos excelentes genes do carro de produção. O Audi Space Frame consiste em 79% de alumínio e 13% de plásticos reforçados com fibra de carbono (CRFP), o que resulta em alta resistência e peso leve. Para corridas, o modelo é oferecido com equipamentos adicionais específicos para segurança e serviço, como a gaiola de aço ou macaco inflável. Os funcionários instalam esses sistemas durante a pré-produção, antes de o carro circular pela linha de montagem. 

O modelo de produção e a versão de corrida passam pelo mesmo processo de pintura. O GT4 recebe sua cor Prata Florete especial na estação de pintura Edition.
“Temos orgulho dessa conquista, de poder construir uma versão de corrida em tão estreita parceria com o modelo de produção”, diz Wolfgang Schanz, chefe de produção da Audi Sport GmbH. “Isso produz sinergias máximas para toda a marca Audi Sport.” 

Atualmente, sai da linha de montagem um R8 LMS GT4 por dia. Chris Reinke, chefe de corridas para clientes da Audi Sport: “Nossos clientes se beneficiam diretamente dessas vantagens. Oferecemos o modelo pronto para as pistas por um preço inferior a 200 mil euros. Em contrapartida, as equipes recebem um novo carro de corrida de qualidade superior, como pode ser comprovado pela vitória do Audi R8 LMS GT4 pela Phoenix Racing na corrida de 24 horas em Dubai, em janeiro”.

O R8 LMS GT4 competirá nesta temporada em várias séries e eventos isolados na América, Ásia, Austrália e Europa. Dois campeonatos também são atraentes para os clientes de GT4: o Audi Sport R8 LMS Cup inclui uma categoria para este modelo e o Audi Sport Seyffarth R8 LMS Cup é dedicado exclusivamente a este carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário