quinta-feira, 30 de julho de 2020

Gianluca Petecof dá novo passo na carreira e estreia na Fórmula Regional Europeia em Misano

O brasileiro Gianluca Petecof representa a Shell em mais uma temporada no automobilismo internacional a partir deste fim de semana, com a primeira rodada tripla da Fórmula Regional Europeia, no circuito italiano de Misano.

O piloto de 17 anos vai competir pela terceira temporada consecutiva pela equipe Prema Powerteam. Nos últimos dois anos, Gianluca correu na Fórmula 4, tendo sido o estreante do ano em 2018 e vice-campeão do Italiano em 2019. 

O chassis da Fórmula Regional Europeia é de Fórmula 3, produzido pela Tatuus, com motores Alfa Romeo de 270 cavalos e pneus Pirelli. Todas as equipes e pilotos utilizam o mesmo pacote técnico, o que aumenta a competitividade entre os participantes.

Apesar do atraso no começo do campeonato devido à pandemia de coronavírus, a categoria conseguiu manter o calendário com oito rodadas triplas, a primeira neste fim de semana em Misano e a última em dezembro, em Vallelunga, também na Itália.

Os eventos terão sempre um treino livre, duas classificações e três corridas. Cada prova terá 30 minutos de duração, mais uma volta, e o sistema de pontuação é o mesmo da Fórmula 1, com 25 pontos para o vencedor até um para o décimo colocado. 

O grid da corrida 1 é decidido pelas posições da primeira classificação. Já as posições de largada da corrida 2 serão decididas com o melhor tempo da segunda classificação. Por fim, o grid da corrida 3 será decidido com o segundo melhor tempo de cada piloto levando-se em conta as duas classificações.
Neste fim de semana, duas corridas serão disputadas no sábado e uma no domingo. O site oficial da categoria (f3regional.com/) transmite as três provas.

O que disse Gianluca Petecof:"Primeiro fim de semana de corrida do ano  chegando. É uma sensação de alívio poder voltar à pista e poder começar o nosso campeonato finalmente, depois de quase nove meses sem nenhuma competição. Misano é uma pista que gosto muito, fiz a pole e ganhei lá na Fórmula 4 no ano passado. É procurar repetir esses resultados na Fórmula Regional na primeira corrida na categoria,
depois de tantos treinos me sentindo confortável com o carro. Mas é passo a passo, é só a primeira etapa. O campeonato é longo, termina só em dezembro, tem muita corrida pela frente. O principal objetivo para o fim de semana é começar o campeonato de forma limpa, fazer pontos em todas as corridas. Se a vitória vier, será uma grande felicidade. Começar com chave de ouro é sempre especial. Ao contrário da Fórmula 4, não tem grid invertido, o que deixa a classificação ainda mais importante. Vamos com toda a força e energia, tendo a Shell comigo por mais um ano, e tenho o maior orgulho disso. Vamos lá, é hora de correr!"
Programação da etapa:
31 de julho (sexta-feira)
7h25 - Treino livre
13h - Classificação 1
13h25 - Classificação 21º de agosto (sábado)
8h40 - Corrida 1
14h55 - Corrida 
2 de agosto (domingo)
5h50 - Corrida 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário