A AUDI AG acabou
de se unir ao “Aluminium Stewardship Initiative” (ASI) no intuito de ajudar a
desenvolver um padrão global de alumínio sustentável. Como pioneira nas
carrocerias unitárias de alumínio, a empresa está aproveitando a oportunidade
para influenciar a cadeia de valor de uma das suas matérias mais importantes.
Um dos objetivos da estratégia da Audi é a responsabilidade corporativa.
“Como pioneiros
nas construções ultraleves, estamos interessados em estabelecer um padrão
global de alumínio sustentável. Isto nos permitirá melhorar, ainda mais, o
impacto ambiental futuro dos carros que usam alumínio certificado”, explica Dr.
Bernd Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG, referindo-se à
adesão ao “Aluminium Stewardship Initiative”.
A “Aluminium
Stewardship Initiative” foi fundada em 2012 com o objetivo de desenvolver um
padrão de sustentabilidade até o final de 2014, com o apoio da organização
ambiental IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza). São estabelecidos
critérios socioambientais que se aplicam a todas as etapas de extração da
matéria-prima, bem como produção e processamento de alumínio. “A
responsabilidade dessa atividade está fortemente ancorada em toda a nossa
empresa. Nas nossas cadeias de fornecimento, damos prioridade à integração da
proteção ambiental e da responsabilidade social”, ressalta Dr. Martens.
O novo padrão se
encaixa bem com a abordagem holística da Audi de responsabilidade pelo produto:
a fabricante de luxo não só garante que seu combustível seja altamente
eficiente, mas também analisa o impacto ambiental de seus produtos durante o
ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas para a produção, até a
operação de reciclagem.
Para cada novo
modelo de série, a Audi tem uma análise ambiental certificada, a fim de avaliar
o impacto do veículo sobre o meio ambiente. O objetivo é reduzir os danos,
comparando a pesquisa atual com o que foi estimado pelo modelo antecessor. Por
exemplo, a empresa tem sido capaz de demonstrar que, tanto o Audi A6 quanto A3,
melhoraram em todas as categorias ambientais. O novo A3 tem uma postura
ambiental melhor do que a de seu antecedente, desde o primeiro quilômetro. Além
de materiais sustentáveis e
processos de fabricação, a construção ultraleve desempenha um papel importante.
Isso faz com que o Audi A3 seja até 80 kg mais leve que a geração anterior,
enquanto o A3 Sportback pesa até menos 90 kg.
A Audi tem se
posicionado como pioneira nas construções ultraleves. Há 20 anos, no Salão do
Automóvel de Frankfurt, a fabricante alemã apresentou o Audi Space Frame, uma
estrutura de chassis feita em alumínio de alta resistência na qual todos os
painéis são integrados para que também possam fazer a sustentação. Além desses
painéis de alumínio altamente resistentes, a carroceria de alumínio também
apresenta rigidez excepcional, o que resulta em alta proteção em caso de
colisão, mesmo sendo consideravelmente mais leve. Em 1994, o primeiro Audi A8
entrou na produção. O carro foi baseado numa estrutura de alumínio pesando 249
kg.
Com suas
construções ultraleves, a Audi utiliza um conjunto de materiais inteligentes de
acordo com o lema “o material certo, no lugar certo, na menor quantidade
possível”. Quanto menos peso, maior a satisfação e a segurança na condução, e
menor o impacto no meio ambiente. Afinal, cada quilograma que for salvo, será
menos combustível consumido e menos CO2 emitido.
Responsabilidade
social está presente firmemente na estratégia principal da Audi. Assim como o
mercado financeiro e a competitividade, a empresa prioriza, igualmente, a
responsabilidade de funcionários e da sociedade, bem como, proteger o meio
ambiente e os recursos ao longo da cadeia de valor. A visão da Audi é tornar
neutra a emissão de CO2.
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