Após o lançamento bem-sucedido da superesportiva Daytona
675R no mercado brasileiro, em 2013, a Triumph inicia nesta semana as vendas no
País da versão mais “comportada” da linha, a Daytona 675. O novo modelo foi
equipado com o mesmo conjunto mecânico da Daytona 675R, mas passou por algumas
modificações tecnológicas que o tornaram mais “dócil” para a pilotagem nas ruas
e, ainda, reduziram o seu preço final para o consumidor. O modelo chega às
lojas com preço sugerido de R$ 41.900,00 e já está disponível para test ride em
todas as concessionárias da marca.
A maior parte das diferenças aparece no
conjunto de suspensões e freios. A suspensão dianteira, por exemplo, agora da
marca Kayaba, conta com garfos invertidos de 41 mm, regulagem de amortecimento
de pré-carga, retorno e compressão de alta/baixa velocidade, com curso de 110
mm. Na traseira, também da marca Kayaba, há um amortecedor único com
reservatório extra, regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e
compressão de alta/baixa velocidade e curso de 129 mm. Nos freios
dianteiros, os pistões da Daytona 675 são da marca Nissin e o sistema ABS é
comutável (liga ou desliga) como item de série.
Externamente, alguns detalhes também identificam o novo
modelo. A motocicleta vem equipada, por exemplo, com painéis de preenchimento
de carenagem de fibra de carbono com visual bem atraente, no lugar dos painéis
pretos do outro modelo. Além disso, também conta com um para-lamas frontal de
fibra de carbono.
A linha Daytona foi totalmente remodelada, após três anos
de desenvolvimento, pela engenharia da Triumph. As duas versões são equipadas
com o clássico motor Triumph de três cilindros em linha, com 675 cc e 128
cavalos de potência. Referência absoluta no segmento desde o seu lançamento, a
Daytona 675 definiu novos padrões para as superesportivas, passando rapidamente
a ser reconhecida como a moto mais rápida na pista e a melhor para andar
na estrada, além de contar com características que lhe conferem personalidade
própria, ao contrário de outras esportivas do mercado.
Para desenvolver a nova versão, a missão dos engenheiros
da marca não foi fácil: manter tudo que é exclusivo e atraente na Daytona 675,
porém usando a experiência adquirida nas pistas e na estrada com o modelo
anterior, combinada com os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de
engenharia e concepção, para criar um modelo mais rápido, de melhor
dirigibilidade, mais fácil de andar e, portanto, perfeitamente adequado à
segunda década do século 21. Como resultado, nasceu uma moto mais leve, mais
potente, mais rápida, mais bonita, mais segura e que oferece ainda mais prazer
para o seu piloto.
A Triumph Daytona ainda recebeu uma nova e exclusiva
embreagem, com sistema deslizante slip-assist, que exige atuação
significativamente mais leve na alavanca, e também ajuda a prevenir que a roda
traseira trave durante uma frenagem brusca. Este mecanismo é auxiliado pelo
gerenciamento do motor, que abre as borboletas do acelerador nessas
circunstâncias para reduzir a frenagem do propulsor. Complementando o sistema de
transmissão, o modelo também possui como acessório o moderno sistema quick-shift de
mudança rápida das marchas, que foi reprogramado nesta nova versão para
oferecer mudanças ainda mais rápidas e suaves. O recurso modifica o tempo de
corte da ignição de acordo com a velocidade e a carga do motor, proporcionando
uma mudança de velocidade suave sob condições de alta velocidade na pista e
também em pilotagem moderada nas ruas.
A motocicleta é equipada, de série, com moderno sistema
de freios ABS regulável do mercado. Seu conjunto pesa somente 1,5 kg e conta
com sofisticações como sua configuração de pista, que permite a derrapagem da
roda traseira para aumentar a segurança do piloto. O sistema também permite uma
frenagem mais agressiva em boas condições, o que significa que o ABS só será
ativado ao atravessar superfícies molhadas ou a lateral da pista. Em pista seca
perfeita, o piloto não vai nem notar o funcionamento do sistema ABS.
A posição de pilotagem foi ligeiramente levantada e
inclui uma pequena redução na altura do banco (agora com 820 mm), mas ainda é
uma postura de pilotagem superesportiva, completa e projetada para o controle
ideal em condições de pista. A carenagem é toda nova e representa uma evolução
significativa em relação ao modelo antigo, com uma aparência mais elegante e
mais agressiva. A moto está sendo lançada no Brasil em três cores: Preto
Phantom/Grafite, Branco Crystal/Azul Sapphire e Vermelho Diablo/Preto Jet.
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