Diante
de um público de 300.000 pessoas, a Audi deu sequencia neste domingo a sua
impressionante sequencia de vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Na 82a edição da
prova de Endurance mais importante do mundo, o alemão André Lotterer, o suíço
Marcel Fässler e o francês Benoît Tréluyer venceram a prova seguidos por outro
trio de pilotos da Audi, formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, pelo espanhol
Marc Gené e pelo dinamarquês Tom Kristensen.
Este resultado
marcou o 13o triunfo da marca das quatro argolas em Le Mans, em apenas 16
participações na prova. E foi, também, um dos mais valiosos para o time, dada a
forte concorrência dos modelos Porsche e Toyota nesta edição. A corrida foi
duríssima para a Audi e se manteve aberta por quase todas as 24 horas - tanto
que a dobradinha da marca só foi definida na porção final da prova.
Para a Audi, as 24
Horas de Le Mans são sempre anunciadas como "Desafios Bem-Vindos" - e
muitos deles foram enfrentados pela marca das quatro argolas na 82a edição da
mais importante prova de endurance do mundo. Depois do sério acidente sofrido
pelo francês Loïc Duval nos treinos livres da última quarta-feira, o Audi Sport
Team Joest preparou o Audi R18 e-tron quattro em tempo recorde para recolocar o
trio de pilotos na pista, desta vez com o espanhol Marc Gené no lugar de Duval.
O fato do trio
formado por Gené, di Grassi e Kristensen estar na disputa pela vitória na manhã
deste domingo mostra a dimensão do trabalho realizado pelos mecânicos. No
entanto, pouco tempo antes do final da prova, a necessidade de troca do
turbo-compressor do R18 #1 impediu que este conto de fadas se tornasse
realidade. E, com uma diferença de três voltas para os campeões, Lucas di
Grassi, Marc Gené e Tom Kristensen cruzaram a linha de chegada em segundo.
Marcel Fässler,
André Lotterer e Benoît Tréluyer assumiram a liderança da prova pela primeira
vez pouco depois das cinco horas da manhã deste domingo, depois de impor,
durante toda a noite, grande pressão sobre o modelo da Toyota que havia
liderado praticamente toda a corrida. Devido à necessidade de substituição do
turbo-compressor, o Audi R18 e-tron quattro #2 caiu, temporariamente, para a
terceira posição - mas voltou ao primeiro lugar numa notável recuperação durante
a qual André Lotterer estabeleceu a volta mais rápida da pista com o tempo de
3min22s567.
Já o trio que
conduziu o Audi R18 e-tron quattro #3 não teve a mesma sorte. Depois de um
início de prova bastante competitivo, o carro de Filipe Albuquerque, Marco
Bonanomi e Oliver Jarvis foi atingido na traseira por uma Ferrari GT durante o
período de intervenção do Safety Car, na reta Hunaudières. O powertrain do
carro ficou tão danificado no incidente que Marco Bonanomi foi obrigado a
abandonar depois de apenas uma hora e meia de corrida.
Nas agitadas
primeiras horas da prova, os protótipos da Audi, Porsche e Toyota travaram um
duelo em altíssima velocidade pelas curvas e pelas longas retas de Le Mans -
que manteve os espectadores de olhos atentos ao circuito. Os fãs presenciaram
uma das mais emocionantes corridas da história recente das 24 Horas, tanto que
a decisão em favor da Audi só ocorreu na penúltima hora da disputa.
"Foi um tipo
de prova que só se pode ver em Le Mans", disse o chefe da Audi Motorsport,
Dr. Wolfgang Ullrich. "Houve inúmeros incidentes e nenhum dos principais
carros cumpriu toda a distância da prova sem enfrentar problemas. Os fatores
decisivos para o sucesso da Audi neste ano foram o desempenho consistentemente
veloz de nossos Audi R18 e-tron quattro durante as 24 horas, a ausência de
erros na pilotagem de nossos pilotos e a capacidade de nossa equipe de
responder rapidamente, e de forma correta, aos problemas que surgiram ao longo
da prova.
A Toyota e a Porsche representaram adversários realmente fortes, e
ambas, como esperado, não facilitaram a nossa vida. Sempre acreditei que,
apesar dos pré-requisitos particularmente difíceis para nossa equipe neste ano,
seríamos capazes de ter sucesso e que teríamos o carro mais eficiente da
corrida. O fato de termos sido bem-sucedidos novamente me enche de orgulho.
Meus agradecimentos são, também, não só para toda a equipe, mas também para o
nosso Conselho de Administração e para todo o Grupo, que nos permite
demonstrar, ano após ano, a vanguarda tecnológica da Audi em Le Mans. Também
gostaria de expressar meu respeito pela performance da Porsche em seu retorno a
esta corrida", encerrou.
Além de marcar a
13a vitória da Audi nas 24 Horas de Le Mans, o resultado deste domingo
representa a oitava conquista da tecnologia de propulsão TDI e a terceira de um
carro de corrida híbrido da Audi. O time de Reinhold Joest celebrou neste ano
seu 15o triunfo na prova de endurance mais importante do mundo. Marcel Fässler,
André Lotterer e Benoît Tréluyer alcançaram sua terceira vitória em Le Mans -
as demais haviam sido em 2011 e 2012.
Veja os dez
primeiros colocados na corrida deste domingo na França:
1) Marcel
Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (LMP1, Audi Sport Team Joest, Audi R18
e-tron quattro), 379 voltas
2) Lucas Di
Grassi/Marc Gené/Tom Kristensen (LMP1, Audi Sport Team Joest,
Audi R18 e-tron
quattro), a 3 voltas
3) Anthony
Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi (LMP1, Toyota
TS 040), a 5 voltas
4) Nicolas
Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (LMP1, Rebellion, R-One Toyota), a 19 voltas
5) Simon
Dolan/Harry Tincknell/Oliver Turvey (LMP2, Jota Sport, Zytek Z11SN Nissan) a 23
voltas
6) Pierre
Thiriet/Ludovic Badey/Tristan Gommendy (LMP2, Thiriet, Ligier JS P2), a 24
voltas
7) Paul-Loup
Chatin/Nelson Panciatici/Oliver Webb (LMP2, Signatech Alpine, Alpine A450b
Nissan), a 24 voltas
8) René Rast/Jan
Charouz/Vincent Capillaire (LMP2, Sébastien Loeb Racing, Oreca 03R Nissan), a
25 voltas
9) Alex
Brundle/Jann Mardenborough/Mark Shulzhitskiy (LMP2, Oak Racing, Ligier JS P2),
a 25 voltas
10) Christian
Klien/Gary Hirsch/Romain Brandela (LMP2, New Blood, Morgan Judd), a 27 voltas
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