As concessionárias Audi já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3, primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a família Q de utilitários. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3 para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O RS Q3, que foi apresentado pare o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O motor,
utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente
pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera
310 cv de potência, oferece 420 Nm de torque.
O sistema de
condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista
interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva
característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic.
No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do
motor mais intensa.
O Audi Q3 RS
conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo
para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio.
Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a
necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.
O câmbio S
tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida
transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e
S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora
com design exclusivo RS. O carro conta também com a função Launch Control
(controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona
arrancadas extremamente dinâmicas.
O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.
Sem descuidar do
conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A
suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para
melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de
bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com
quatro braços.
O sistema de
direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente,
transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de
série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em
subidas.
Além da força do
motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu caráter especial através de
detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras
laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia,
pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro
na entrada de ar frontal.
As rodas de liga
leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque
traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a
inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de
comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.
As linhas
esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de
instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros
vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o
condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a
pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de
volta.
Os pedais e o
apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas
de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os
bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara
preto.
O compartimento
de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros
com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do
sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking
System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas
traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade
vermelho-escura.
Em termos de
informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma
ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus.A
versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14
alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth.
O Audi RS Q3 é
oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa,
Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido
é R$ 273.600,00.
Audi RS Q3 – especificações técnicas
Motor: 2.5 Turbo
FSI
Cilindros: 5 em
linha
Cilindrada (cm³)
/ válvulas por cilindro: 2.480 / 4
Potência (cv):
310 a 5.200 - 6.700 rpm
Torque (Nm): 420
entre 1.500 - 5.200 rpm
Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic
7 velocidades
Dimensões
Comprimento
(mm): 4.410
Largura (mm):
1.841
Altura (mm):
1.580
Distância entre
eixos (mm): 2.603
Peso (kg): 1.655
Capacidade do
tanque de combustível (l): 64
Capacidade do
porta-malas: (l) 356
Desempenho
Aceleração:
0-100 km/h (s) 5,2
Velocidade
máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário