terça-feira, 3 de junho de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista




Investimento de R$ 57 milhões transforma autódromo em parque público, reinauguração da pista com prova de Stock Car mostra que cidade pode se firmar como novo pólo do automobilismo regional



Inaugurado em 1974, o Autódromo Internacional de Goiânia refletia a popularidade e o apelo que o automobilismo nacional desfrutava graças às conquistas de Emerson Fittipaldi e os resultados que Wilsinho Fittipaldi e Carlos Pace conseguiam no cenário internacional quatro décadas atrás. Desde então muita coisa mudou, muitos carros passaram por esse asfalto e pouco, muito pouco mudou no interior das torres de controle do esporte, provocando uma deterioração marcante nesse universo. A remodelação da pista goiana, agora oficialmente batizada de Autódromo de Goiânia, pode consolidar um renascimento deste segmento que emprega milhares de profissionais em diversas áreas e ajuda a formar pessoas que sabem da importância do comprometimento e da ética.
O grande público (45 mil pessoas, segundo os organizadores do Circuito Schin de Stock Car) que prestigiou a festa do fim de semana certamente é um bom indicador desta possibilidade que alegra qualquer autoentusiasta e muito mais gente. E apesar do continuísmo que caracteriza sem louros o poder esportivo local, não faltam nomes com vontade e experiência  para explorar o potencial do reformado circuito: o jornalista Fernando Campos e os ex-pilotos Alencar Júnior e Edmar Ferreira tem capital para motivar os entusiastas locais e conhecimento para promover eventos de nível nacional e até mesmo internacional são alguns de uma lista que pode incluir também Cairo Fontes e o meio-goiano-meio-mineiro Eduardo Cardoso. Todos estão ligados ao esporte a motor local desde há muito tempo, conhecem o assunto a fundo e não se furtam a retribuir o que o esporte lhes proporcionou.

Alencar Jr., Vítor Genz e Edmar Ferreira (Duda Bairros)
Quarenta anos atrás a pista goiana chegava com requintes inexistentes nas pistas brasileiros: acomodações para mecânicos no piso superior dos boxes, rampa para descarregar carros de corrida então transportados em caminhões geralmente não apropriados para este fim e amplas áreas de escape. Quatro décadas mais tarde o projeto de transformar a área — outrora isolada da cidade e hoje próxima a condomínios de luxo —, em um parque público com espelhos d´água e jardinagem adequada a uma área de lazer está próximo de ser concluído, o que deixou a maioria dos que foram à Goiânia trabalhar na quarta etapa da Stock Car 2014 com vontade de voltar.
Stock Car II, O Retorno
Dentro de dois meses a categoria volta a Goiânia com a disputa da prova mais esperada da temporada: a Corrida do Milhão, evento criado pelo publicitário Nizan Guanaes e que deu uma nova dimensão à Stock Car brasileira. O fato inédito desta competição ser disputada no mesmo traçado de sua etapa anterior valorizou ainda mais a disputa do último fim de semana. Entre outras coisas, as duas largadas de domingo evidenciaram o acerto crítico dos carros de Cacá Bueno e Daniel Serra (ambos tiveram o pneu traseiro esquerdo estourado) e a dificuldade de entendimento entre os dois sistemas envolvidos no novo comando eletroidráulico de troca de marchas.

As duas empresas envolvidas nesse equipamento — Magneti Marelli e Bosch — não conseguiram solucionar as falhas que impedem o perfeito funcionamento do acionamento de troca de marchas nas reduções de velocidade, problema que já causou acidentes a vários pilotos e queixas da maioria. Curioso é que a XTrac, empresa australiana que fabrica a caixa de câmbio padrão, tem seu próprio sistema de acionamento, opção que por alguma razão foi deixada de lado em favor do sistema Marelli. O único ponto aceito pelos pilotos é que esse fenômeno acontece especialmente quando as reduções de marchas são feitas com o carro passando por ondulações (bumps) no asfalto; posto que a existência de pistas totalmente lisas é algo cada vez mais raro já se considera no paddock da Stock Car a possibilidade da categoria voltar a usar o trambulador mecânico que era norma até o ano passado.
O novato resistente e o veterano de fôlego
Na pista o novato Felipe Fraga, piloto mais mais jovem da categoria, saiu-se melhor na primeira largada enquanto na segunda o já veterano Thiago Camilo foi o melhor. Enquanto na prova de 40 minutos foi o desgaste de pneus e um acidente envolvendo oito carros na primeira curva após a largada que forjaram o resultado, na corrida de 20 minutos a quantidade de combustível ainda disponível no tanque deu o tom da classificação final. Destaques do dia foram Bia Figueiredo, que travou boa disputa com Thiago Camilo na primeira prova e terminou em 11º,e Vitor Genz, um dos novos valores da Stock Car, que obteve seu primeiro resultado entre os primeiros 10 ao terminar a segunda prova em nono lugar.



Resultados: Corrida 1 - 1 º) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), 27 voltas em 42min07s9452º) Átila Abreu (Mobil Super Racing), a 4”431; 3º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 5” 882; 4º) Diego Nunes (C2 Team) – a 7”530; 5º) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 7”651; 6º) Allam Khodair (Texaco/Full Time Sports), a 14”279; 7º) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 17”747; 8º) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 23”455; 9º) Rubens Barrichello (Medley/Full Time Sports), a 28”283; 10º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 33”116.  


Corrida 2 - 1º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 16 voltas em 22min45s810; 2º) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 3”989; 3º) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 14”512;  4º) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 15”017; 5º) Valdeno Brito (Shell Racing), a 16”924; 6º) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team), a 17”573; 7º) Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing),  a 17”827; 8º) Cacá Bueno  (Red Bull Racing), a 22”108; 9º) Vitor Genz  (Boettger Competições), a 26”709; 10º) Max Wilson (Eurofarma RC), a 30”654.  Posições no campeonato: 1º) Marcos Gomes, 64 pontos; 2º)Valdeno Brito, 62; 3º)Átila Abreu, 59; 4º) Sérgio Jimenez, 58; 5º)Júlio Campos, 55



Coelho vai devagar e chega longe
O mineiro Edson Coelho Júnior não se impressionou com o ritmo de corrida do gaúcho Márcio Campos, vencedor das duas provas da categoria Turismo em Goiânia, e graças a um terceiro e um segundo lugares assumiu a liderança do certame, considerado uma categoria de acesso à Stock Car. Resultados – Sábado: 1º) Marcio Campos,17 voltas em 27’24”882; 2º) Raphael Abbate, a 0”722; 3º) Edson Coelho, a 3”408; Domingo: 1º) Márcio Campos, 23 voltas, em 37’31”037; 2º) Edson Coelho, a 0”611; 3º) Guilherme Salas, a 8”330, Posições no campeonato: 1) Edson Coelho Jr, 75 pontos; 2) Guilherme Salas, 74; 3) Pedro Boesel, 73. Próxima etapa: 2 e 3 de agosto, Goiânia (GO).

Indy: Helinho de vinga em Detroit 
Uma semana após terminar a 500 Milhas de Indianápolis em segundo lugar por uma das menores diferenças para o vencedor os 94 anos da historia da competição, Hélio Castro Neves foi o ganhador a corrida de domingo da rodada de Detroit válida pelo campeonato de IndyCar. Com a vitória, uma pole position e 87 pontos acumulados no fim de semana, o brasileiro assumiu a vice-liderança do certame. Foi a primeira vitória do piloto do Team Penske na temporada, a 29ª de sua carreira na Indy; a equipe também venceu no sábado, com Will Power, atual líder do campeonato. Tony Kanaan foi o terceiro nesta prova.


Resultados na Indy no fim de semana: Sábado - 1) Will Power; 2) Graham Rahal; 3) Tony Kanaan; 4) Justin Wilson; 5) Hélio Castro Neves. Domingo – 1) Héio Castro Neves; 2) Will Power; 3) Charlie Kimball; 4) Scott Dixon; 5) James Hinchcliffe. Campeonato: 1) Power, 326 pontos; 2) Castro Neves, 307; 3) Ryan Hunter-Reay, 299; 4) Pagenaud, 247; 5) Andretti, 227. Próxima etapa: 7/6, Firestone 600, no oval de Fort Worth, Texas. 

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