Investimento de R$ 57 milhões transforma autódromo em parque público,
reinauguração da pista com prova de Stock Car mostra que cidade pode se firmar
como novo pólo do automobilismo regional
Inaugurado em 1974, o Autódromo Internacional de Goiânia refletia a
popularidade e o apelo que o automobilismo nacional desfrutava graças às
conquistas de Emerson Fittipaldi e os resultados que Wilsinho Fittipaldi e
Carlos Pace conseguiam no cenário internacional quatro décadas atrás. Desde
então muita coisa mudou, muitos carros passaram por esse asfalto e pouco, muito
pouco mudou no interior das torres de controle do esporte, provocando uma
deterioração marcante nesse universo. A remodelação da pista goiana, agora
oficialmente batizada de Autódromo de Goiânia, pode consolidar um renascimento
deste segmento que emprega milhares de profissionais em diversas áreas e ajuda
a formar pessoas que sabem da importância do comprometimento e da ética.
O grande
público (45 mil pessoas, segundo os organizadores do Circuito Schin de Stock
Car) que prestigiou a festa do fim de semana certamente é um bom indicador
desta possibilidade que alegra qualquer autoentusiasta e muito mais gente. E
apesar do continuísmo que caracteriza sem louros o poder esportivo local, não
faltam nomes com vontade e experiência para explorar o potencial do
reformado circuito: o jornalista Fernando Campos e os ex-pilotos Alencar Júnior
e Edmar Ferreira tem capital para motivar os entusiastas locais e conhecimento
para promover eventos de nível nacional e até mesmo internacional são alguns de
uma lista que pode incluir também Cairo Fontes e o meio-goiano-meio-mineiro
Eduardo Cardoso. Todos estão ligados ao esporte a motor local desde há muito
tempo, conhecem o assunto a fundo e não se furtam a retribuir o que o esporte
lhes proporcionou.
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Quarenta anos atrás a pista goiana chegava com requintes inexistentes
nas pistas brasileiros: acomodações para mecânicos no piso superior dos boxes,
rampa para descarregar carros de corrida então transportados em caminhões
geralmente não apropriados para este fim e amplas áreas de escape. Quatro
décadas mais tarde o projeto de transformar a área — outrora isolada da cidade
e hoje próxima a condomínios de luxo —, em um parque público com espelhos
d´água e jardinagem adequada a uma área de lazer está próximo de ser concluído,
o que deixou a maioria dos que foram à Goiânia trabalhar na quarta etapa da
Stock Car 2014 com vontade de voltar.
Stock Car II, O Retorno
Dentro de dois meses a categoria volta a Goiânia com a disputa da prova
mais esperada da temporada: a Corrida do Milhão, evento criado pelo
publicitário Nizan Guanaes e que deu uma nova dimensão à Stock Car brasileira.
O fato inédito desta competição ser disputada no mesmo traçado de sua etapa
anterior valorizou ainda mais a disputa do último fim de semana. Entre outras
coisas, as duas largadas de domingo evidenciaram o acerto crítico dos carros de
Cacá Bueno e Daniel Serra (ambos tiveram o pneu traseiro esquerdo estourado) e
a dificuldade de entendimento entre os dois sistemas envolvidos no novo comando
eletroidráulico de troca de marchas.
As duas empresas envolvidas nesse equipamento — Magneti Marelli e Bosch
— não conseguiram solucionar as falhas que impedem o perfeito funcionamento do
acionamento de troca de marchas nas reduções de velocidade, problema que já
causou acidentes a vários pilotos e queixas da maioria. Curioso é que a XTrac,
empresa australiana que fabrica a caixa de câmbio padrão, tem seu próprio
sistema de acionamento, opção que por alguma razão foi deixada de lado em favor
do sistema Marelli. O único ponto aceito pelos pilotos é que esse fenômeno
acontece especialmente quando as reduções de marchas são feitas com o carro
passando por ondulações (bumps) no asfalto; posto que a existência de
pistas totalmente lisas é algo cada vez mais raro já se considera no paddock da
Stock Car a possibilidade da categoria voltar a usar o trambulador mecânico que
era norma até o ano passado.
O novato resistente e o veterano de fôlego
Na pista o novato Felipe Fraga, piloto mais mais jovem da categoria,
saiu-se melhor na primeira largada enquanto na segunda o já veterano Thiago
Camilo foi o melhor. Enquanto na prova de 40 minutos foi o desgaste de pneus e
um acidente envolvendo oito carros na primeira curva após a largada que
forjaram o resultado, na corrida de 20 minutos a quantidade de combustível
ainda disponível no tanque deu o tom da classificação final. Destaques do dia
foram Bia Figueiredo, que travou boa disputa com Thiago Camilo na primeira
prova e terminou em 11º,e Vitor Genz, um dos novos valores da Stock Car, que
obteve seu primeiro resultado entre os primeiros 10 ao terminar a segunda prova
em nono lugar.
Resultados: Corrida 1 - 1 º) Felipe Fraga (Vogel
Motorsport), 27 voltas em 42min07s945; 2º) Átila Abreu (Mobil Super Racing), a 4”431; 3º) Ricardo
Mauricio (Eurofarma RC), a 5” 882; 4º) Diego Nunes (C2 Team) – a 7”530; 5º)
Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 7”651; 6º) Allam Khodair (Texaco/Full Time
Sports), a 14”279; 7º) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 17”747; 8º) Luciano
Burti (Vogel Motorsport), a 23”455; 9º) Rubens Barrichello (Medley/Full Time
Sports), a 28”283; 10º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a
33”116.
Corrida 2 - 1º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 16 voltas em 22min45s810; 2º) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 3”989; 3º) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 14”512; 4º) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 15”017; 5º) Valdeno Brito (Shell Racing), a 16”924; 6º) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team), a 17”573; 7º) Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing), a 17”827; 8º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 22”108; 9º) Vitor Genz (Boettger Competições), a 26”709; 10º) Max Wilson (Eurofarma RC), a 30”654. Posições no campeonato: 1º) Marcos Gomes, 64 pontos; 2º)Valdeno Brito, 62; 3º)Átila Abreu, 59; 4º) Sérgio Jimenez, 58; 5º)Júlio Campos, 55
Corrida 2 - 1º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 16 voltas em 22min45s810; 2º) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 3”989; 3º) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 14”512; 4º) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 15”017; 5º) Valdeno Brito (Shell Racing), a 16”924; 6º) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team), a 17”573; 7º) Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing), a 17”827; 8º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 22”108; 9º) Vitor Genz (Boettger Competições), a 26”709; 10º) Max Wilson (Eurofarma RC), a 30”654. Posições no campeonato: 1º) Marcos Gomes, 64 pontos; 2º)Valdeno Brito, 62; 3º)Átila Abreu, 59; 4º) Sérgio Jimenez, 58; 5º)Júlio Campos, 55
Coelho vai devagar e chega longe
O mineiro Edson Coelho Júnior não se impressionou com o ritmo de corrida
do gaúcho Márcio Campos, vencedor das duas provas da categoria Turismo em
Goiânia, e graças a um terceiro e um segundo lugares assumiu a liderança do
certame, considerado uma categoria de acesso à Stock Car. Resultados –
Sábado: 1º) Marcio Campos,17 voltas em 27’24”882; 2º) Raphael Abbate, a
0”722; 3º) Edson Coelho, a 3”408; Domingo: 1º) Márcio Campos, 23
voltas, em 37’31”037; 2º) Edson Coelho, a 0”611; 3º) Guilherme Salas,
a 8”330, Posições no campeonato: 1)
Edson Coelho Jr, 75 pontos; 2) Guilherme Salas, 74; 3) Pedro Boesel, 73.
Próxima etapa: 2 e 3 de agosto, Goiânia (GO).
Indy: Helinho de vinga em Detroit
Uma semana após terminar a 500 Milhas de Indianápolis em segundo lugar
por uma das menores diferenças para o vencedor os 94 anos da historia da
competição, Hélio Castro Neves foi o ganhador a corrida de domingo da rodada de
Detroit válida pelo campeonato de IndyCar. Com a vitória, uma pole position e
87 pontos acumulados no fim de semana, o brasileiro assumiu a vice-liderança do
certame. Foi a primeira vitória do piloto do Team Penske na temporada, a 29ª de
sua carreira na Indy; a equipe também venceu no sábado, com Will Power, atual
líder do campeonato. Tony Kanaan foi o terceiro nesta prova.
Resultados na Indy no fim de semana: Sábado - 1) Will Power; 2) Graham Rahal; 3) Tony Kanaan; 4) Justin Wilson; 5) Hélio Castro Neves. Domingo – 1) Héio Castro Neves; 2) Will Power; 3) Charlie Kimball; 4) Scott Dixon; 5) James Hinchcliffe. Campeonato: 1) Power, 326 pontos; 2) Castro Neves, 307; 3) Ryan Hunter-Reay, 299; 4) Pagenaud, 247; 5) Andretti, 227. Próxima etapa: 7/6, Firestone 600, no oval de Fort Worth, Texas.
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