A
Nissan foi indicada como a quarta empresa mais "verde" do mundo no
quarto relatório Best Global Green Brands,
produzido pela multinacional de consultoria de gestão de marca Interbrand. A
empresa japonesa melhorou sua posição em relação ao ano passado, quando ficou
na quinta posição após uma subida meteórica de 16 posições sobre o ranking de
2012.
A pesquisa
anual reforçou a liderança da Nissan em veículos elétricos; o plano ambicioso
de infraestrutura para esses carros e o apoio às metas de sustentabilidade de
diversos governos pelo mundo como os principais motivos para o quarto lugar
alcançado. O relatório leva em consideração as práticas ambientais de uma
empresa e as percepções que os clientes têm em relação a elas. O reconhecimento
da Interbrand reforça o compromisso da companhia na redução dos impactos
ambientais e na comunicação de suas atividades corporativas e produtos
inovadores aos consumidores.
A Nissan
tem como objetivo contribuir de forma prática para o desenvolvimento da
mobilidade sustentável ao mesmo tempo em que busca o crescimento rentável da
empresa. Um dos pilares da estratégia corporativa e para o meio ambiente é
manter sua liderança em veículos elétricos.
"Mais
e mais pessoas querem comprar produtos de marcas que vêm de organizações nas
quais confiam e acreditam", diz Roel De Vries, vice-presidente corporativo
responsável pelas áreas de Marketing Global, Marcas e Comunicações da Nissan.
"É um reflexo de tudo que estamos fazendo nesse tema. E confirma que
estamos no caminho certo."
Os veículos
elétricos (EV) não emitem CO2 e são reconhecidos como "amigáveis" ao
meio ambiente. O Nissan LEAF é o veículo elétrico mais vendido da história, com
mais de 120 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde o lançamento, em
dezembro de 2010. Este ano, a companhia lançou seu segundo veículo totalmente
elétrico, a van comercial e-NV200.
A Nissan
também está trabalhando para construir uma infraestrutura para acelerar a
massificação da tecnologia dos elétricos. A empresa pretende triplicar o número
de dispositivos de recarga nas principais cidades dos Estados Unidos ao longo
dos próximos 18 meses. No Japão existem mais de seis mil carregadores
disponíveis para o público, e a Nissan trabalha com diversas empresas para
acelerar a criação de mais pontos de recarga. Na Europa já existem 1.100
carregadores rápidos.
No Butão, a
Nissan coopera com o governo local para trocar a maioria dos veículos da frota
oficial pelo Nissan LEAF, que também será utilizado como táxi na capital
Thimphu.
Best Global
Green 2013
No ano
passado, a Nissan teve um dos maiores crescimentos no relatório da Interbrand.
Na época, o terceiro relatório anual apontou que a fabricante japonesa saiu da
21ª posição de 2012 para entrar pela primeira vez entre as dez principais,
ficando em quinto lugar. O motivo principal para essa subida de 16 posições foi
o efeito positivo que o LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido e
vendido em massa, trouxe à percepção do mercado consumidor. A marca conseguiu
comunicar positivamente sua liderança em emissão zero à opinião pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário