sexta-feira, 27 de junho de 2014

DTM: Otimista, Augusto Farfus disputa etapa de Norisring em busca de recuperação


Após quatro semanas de pausa, os pilotos e equipes do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, voltam a se reunir para a disputa da quarta etapa da temporada 2014. Norisring, um dos mais tradicionais circuitos do automobilismo alemão, recebe a categoria neste fim de semana (27 a 29 de junho). O traçado localizado nas ruas de Nuremberg sempre conta com público maciço e atmosfera incrível, e não deve ser diferente nos próximos dias. Para Augusto Farfus, trata-se de uma grande oportunidade para somar pontos importantes e buscar a recuperação no campeonato.

Com 2.300 metros de extensão, Norisring é o circuito mais curto do calendário. A pista compreende duas grandes retas e, nos seus extremos, dois hairpins (curvas com ângulos bem fechados), além das ondulações no asfalto, típicas de um circuito de rua. Desta forma, o grande desafio é encontrar o acerto ideal que funcione bem tanto nos trechos mais rápidos quanto na frenagem nas curvas. Além disso, a estratégia será de grande importância, já que a corrida será longa, com 83 voltas. Outro fator que também pode ser decisivo é o clima, já que a previsão para domingo, dia da prova, é de 80% de possibilidade de chuva em Nuremberg.

Nono colocado no campeonato, com 14 pontos, o piloto brasileiro terá a chance de dar a volta por cima em Norisring depois de um começo de temporada complicado. Oitavo lugar na etapa de abertura, em Hockenheim, e quinto no circuito de Oschersleben, Augusto teve seu melhor desempenho em treinos classificatórios em Hungaroring, mas não deu sorte na corrida e sofreu com problemas no sistema de freios, tendo de abandonar a disputa. Entretanto, Farfus destacou seu otimismo para a quarta prova do campeonato e acredita no potencial da BMW.

A grande novidade do fim de semana compreende uma alteração no formato dos treinos livres. A partir desta etapa, serão duas sessões de uma hora cada, enquanto até Hungaroring era realizada apenas uma sessão, de noventa minutos. Farfus aprovou a mudança e entende que haverá mais tempo para que equipe e pilotos, entre uma sessão e outra, estudem melhor o acerto do carro e as mudanças a serem tomadas.

No sábado, serão dois treinos livres no período da manhã e, na parte da tarde, a sessão classificatória. No domingo acontece a corrida, com largada prevista para 8h30 (horário de Brasília). A prova será exibida ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:
"Estou muito feliz por voltar a correr em Norisring, um circuito muito tradicional que reúne atmosfera incrível e um grande público. No papel, parece um circuito fácil pelas suas características, mas é muito exigente e extremamente difícil para encontrar um equilíbrio entre a parte rápida e os trechos mais lentos. Durante essas quatro semanas de intervalo, tivemos uma boa visão de como foi a temporada até agora para nós, então acredito que vamos chegar muito mais preparados neste fim de semana e temos tudo para sairmos de lá com um bom resultado. O novo formato dos treinos livres vai nos ajudar porque teremos mais tempo, entre uma sessão e outra, de estudar melhor o acerto do carro e a direção a ser tomada. Então estou indo para Norisring bastante otimista e confiante no nosso potencial."

DTM, 4ª etapa, Norisring, programação (etapa de Brasília)

Sábado, 28 de junho:
3h30 às 4h30 - Treino Livre 1
6h30 às 7h30 - Treino Livre 2
9h50 às 10h40 - Classificação

Domingo, 29 de junho:
8h30 - Corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário