A Audi venceu a
'corrida antes da corrida' na 24 Horas de Le Mans. Após o sério acidente
ocorrido na quarta-feira, os mecânicos do Audi Sport Team Joest conseguiram
preparar o Audi R18 e-tron quattro de ponta a ponta de um dia para o outro - um
feito que causou sensação ao redor do mundo.
Antes que a
primeira sessão de classificação da noite de quarta-feira terminasse, o Audi
Sport Team Joest começou a montar um novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro,
com base num monocoque de reserva. Os espectadores e jornalistas presentes em
Le Mans mal acreditaram em seus próprios olhos quando viram os três carros Audi
R18 e-tron quattro da equipe nos boxes na noite de quinta-feira. Durante a
tarde, o carro número 1 passou pela inspeção técnica e já estava pronto para
correr novamente na segunda sessão de classificação, na noite de quinta-feira.
Um problema num
sensor e um toque no guard-rail por Lucas di Grassi causaram alguns pequenos
problemas adicionais na segunda sessão classificatória. No final da terceira,
porém, que foi prolongada para um total de duas horas e meia na noite de
quinta-feira, o novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro estava andando sem o
menor problema.
Boas notícias
também para os fãs do piloto Loïc Duval: o francês foi liberado na quinta-feira
do hospital, onde havia passado a noite em observação por medida de precaução,
após o acidente. O piloto fez uma rápida visita à equipe e seus colegas de time
no padock, antes de retornar junto com seu pai para sua residência em Genebra,
na Suíça, onde irá se recuperar das consequências do acidente pelos próximos
dias.
O nome de Loïc
Duval continuará presente no Audi R18 e-tron quattro número 1 que participará
da corrida em Le Mans. Ele foi substituído pelo piloto espanhol Marc Gené.
Juntamente com o brasileiro Lucas di Grassi e Tom Kristensen, detentor do maior
número de vitórias em Le Mans, Gené largará da sétima posição do grid. O melhor
tempo do carro número 1, 3m 25,814s, foi obtido por Lucas di Grassi.
Os dois outros
Audis R18 e-tron quattro completaram a programação de testes na quinta-feira
conforme o planejado e dividirão a terceira fila do grid de largada no sábado.
A volta mais rápida da equipe da Audi foi obtida por Oliver Jarvis pouco antes
do final da segunda sessão de tomada de tempos, com 3m 23,271s, apesar de o
piloto inglês ter sido forçado a reduzir a velocidade devido a duas bandeiras
amarelas na última chicane, perdendo preciosos décimos de segundo. Jarvis
divide o cockpit do carro número 3 com o estreante em Le Mans Filipe
Albuquerque e Marco Bonanomi.
André Lotterer, no
carro número 2, garantiu o sexto lugar na largada. Ele divide o carro com
Marcel Fässler e Benoît Tréluyer e fez sua melhor volta em 3m 24,276s.
Com 122 vitórias em
apenas 15 participações, a Audi é a marca de maior sucesso na história recente
de Le Mans. Este ano, os cinco primeiros colocados na classificação, na pista
de 13,629 quilômetros, ficaram separados por menos de 1,5 segundo. Por isso, a
expectativa antes da prova, que deverá ser assistida no local por cerca de
300.000 espectadores, é enorme. Mais de mil membros da mídia já chegaram à
pista - alguns deles há vários dias - para acompanhar a primeira disputa entre
as duas marcas mais bem sucedidas na história de Le Mans, Audi e Porsche.
Resultados da
classificação:
1)
Nakajima/Sarrazin/Wurz (Toyota), 3min20s861
2) Dumas/Jani/Lieb
(Porsche), 3min22s146
3)
Buemi/Davidson/Lapierre (Toyota), 3min22s523
4)
Bernhard/Hartley/Webber (Porsche), 3min22s908
5)
Albuquerque/Bonanomi/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro), 3min23s271
6)
Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 3min24s276
7) di
Grassi/Gené/Kristensen (Audi R18 e-tron quattro), 3min25s814
8)
Beche/Heidfeld/Prost (Rebellion-Toyota), 3min29s763
9)
Belicchi/Kraihamer/Leimer (Rebellion-Toyota), 3min31s608
10) Thirlet/Badey/Gommendy
(Ligier-Nissan) 3min37s609
Nenhum comentário:
Postar um comentário