sábado, 14 de junho de 2014

Audi vence antes da corrida


A Audi venceu a 'corrida antes da corrida' na 24 Horas de Le Mans. Após o sério acidente ocorrido na quarta-feira, os mecânicos do Audi Sport Team Joest conseguiram preparar o Audi R18 e-tron quattro de ponta a ponta de um dia para o outro - um feito que causou sensação ao redor do mundo. 

Antes que a primeira sessão de classificação da noite de quarta-feira terminasse, o Audi Sport Team Joest começou a montar um novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro, com base num monocoque de reserva. Os espectadores e jornalistas presentes em Le Mans mal acreditaram em seus próprios olhos quando viram os três carros Audi R18 e-tron quattro da equipe nos boxes na noite de quinta-feira. Durante a tarde, o carro número 1 passou pela inspeção técnica e já estava pronto para correr novamente na segunda sessão de classificação, na noite de quinta-feira.

Um problema num sensor e um toque no guard-rail por Lucas di Grassi causaram alguns pequenos problemas adicionais na segunda sessão classificatória. No final da terceira, porém, que foi prolongada para um total de duas horas e meia na noite de quinta-feira, o novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro estava andando sem o menor problema.

Boas notícias também para os fãs do piloto Loïc Duval: o francês foi liberado na quinta-feira do hospital, onde havia passado a noite em observação por medida de precaução, após o acidente. O piloto fez uma rápida visita à equipe e seus colegas de time no padock, antes de retornar junto com seu pai para sua residência em Genebra, na Suíça, onde irá se recuperar das consequências do acidente pelos próximos dias. 

O nome de Loïc Duval continuará presente no Audi R18 e-tron quattro número 1 que participará da corrida em Le Mans. Ele foi substituído pelo piloto espanhol Marc Gené. Juntamente com o brasileiro Lucas di Grassi e Tom Kristensen, detentor do maior número de vitórias em Le Mans, Gené largará da sétima posição do grid. O melhor tempo do carro número 1, 3m 25,814s, foi obtido por Lucas di Grassi.

Os dois outros Audis R18 e-tron quattro completaram a programação de testes na quinta-feira conforme o planejado e dividirão a terceira fila do grid de largada no sábado. A volta mais rápida da equipe da Audi foi obtida por Oliver Jarvis pouco antes do final da segunda sessão de tomada de tempos, com 3m 23,271s, apesar de o piloto inglês ter sido forçado a reduzir a velocidade devido a duas bandeiras amarelas na última chicane, perdendo preciosos décimos de segundo. Jarvis divide o cockpit do carro número 3 com o estreante em Le Mans Filipe Albuquerque e Marco Bonanomi. 

André Lotterer, no carro número 2, garantiu o sexto lugar na largada. Ele divide o carro com Marcel Fässler e Benoît Tréluyer e fez sua melhor volta em 3m 24,276s. 

Com 122 vitórias em apenas 15 participações, a Audi é a marca de maior sucesso na história recente de Le Mans. Este ano, os cinco primeiros colocados na classificação, na pista de 13,629 quilômetros, ficaram separados por menos de 1,5 segundo. Por isso, a expectativa antes da prova, que deverá ser assistida no local por cerca de 300.000 espectadores, é enorme. Mais de mil membros da mídia já chegaram à pista - alguns deles há vários dias - para acompanhar a primeira disputa entre as duas marcas mais bem sucedidas na história de Le Mans, Audi e Porsche.



Resultados da classificação: 
1) Nakajima/Sarrazin/Wurz (Toyota), 3min20s861
2) Dumas/Jani/Lieb (Porsche), 3min22s146
3) Buemi/Davidson/Lapierre (Toyota), 3min22s523
4) Bernhard/Hartley/Webber (Porsche), 3min22s908
5) Albuquerque/Bonanomi/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro), 3min23s271 
6) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 3min24s276
7) di Grassi/Gené/Kristensen (Audi R18 e-tron quattro), 3min25s814
8) Beche/Heidfeld/Prost (Rebellion-Toyota), 3min29s763
9) Belicchi/Kraihamer/Leimer (Rebellion-Toyota), 3min31s608
10) Thirlet/Badey/Gommendy (Ligier-Nissan) 3min37s609


Nenhum comentário:

Postar um comentário