A Toyota Motor Corporation apresentou nesta quarta-feira,
25 de junho, o design externo de seu sedã movido a célula de hidrogênio. O
modelo, que foi apresentado pela primeira vez como carro conceito no Salão do
Automóvel de Tóquio 2013, será lançado no primeiro semestre de 2015, no Japão.
Além disso, a montadora também já está com os preparativos em andamento para a
fase de lançamento nos mercados norte-americano e europeu.
No Japão, o sedã movido a
célula de hidrogênio será vendido ao preço de cerca de 7 milhões de ienes
(aproximadamente US$ 68 mil, livre de impostos sobre consumo). Inicialmente, as
vendas serão limitadas apenas para as regiões onde a infraestrutura de
abastecimento de hidrogênio está sendo desenvolvida. Os preços para os mercados
dos EUA e Europa ainda não foram definidos. No futuro próximo, além do preço, a
Toyota irá divulgar também informações mais detalhadas, tais como
especificações e metas de vendas.
O hidrogênio é considerado
como uma das alternativas de combustível mais promissora, uma vez que pode ser
produzido com uma variedade de fontes de energias primárias, como a solar e
eólica. Quando comprimido, o hidrogênio apresenta densidade de energia mais
elevada do que as baterias, sendo de fácil amarzenagem e transporte. Além do
seu potencial como combustível para uso doméstico e em automóveis, o elemento
pode ser utilizado em uma vasta gama de aplicações, como a geração de energia
em grande escala.
A Toyota tem desenvolvido
veículos movidos a célula de combustível há mais de 20 anos. O sistema da
Toyota inclui o FC Stack, que gera eletricidade a partir da reação química
entre hidrogênio e oxigênio, além de tanques de hidrogênio de alta pressão. Em
2002, a Toyota disponibilizou, de forma limitada, o aluguel do “Toyota FCHV”,
um SUV de célula de combustível, no Japão e EUA.
Desde então, avanços
significativos foram feitos ao sistema de célula de combustível. O FCV revelado
hoje pela Toyota, por exemplo, se destaca pelo seu desempenho, que se assemelha
a um veículo de motor a gasolina, com autonomia de aproximadamente 700 km (de
acordo com medições realizadas pela Toyota com base nos parâmentros
considerados pelo Ministério Japonês de Turismo, Infraestrutura e Transportes).
O motor, quando acionado, emite apenas vapor d’água produzido pela reação entre
hidrogênio e oxigênio. O tempo de reabastecimento é de cerca de três minutos.
Veículos movidos a células de
combustível contribuem para a diversificação de combustíveis automotivos, não
emitem CO2 ou
substâncias nocivas para o ambiente durante a operação, mantendo a mesma
conveniência dos veículos movidos à gasolina. A Toyota acredita no potencial
dessas fontes alternativas de combustível, por serem amigas do meio ambiente e
ideais para a promoção de uma sociedade com mobilidade sustentável.As empresas
do Grupo Toyota também estão envolvidas em outras iniciativas relacionadas ao
uso de hidrogênio, realizando testes em residências e na produção de
empilhadeiras e ônibus.
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