Brasileiro
torna-se o primeiro piloto a liderar um GP na temporada dominada pelos pilotos
da Mercedes-Benz mas bate em Sérgio Pérez ao disputar o quarto lugar nas voltas
finais do GP do Canadá. Australiano Daniel Ricciardo vence seu primeiro
GP e quebra a invencibilidade de Nico Rosberg e Lewis Hamilton em 2014
Em
uma temporada onde a equipe Mercedes-Benz exerce tamanho próximo do absoluto,
liderar uma volta ou vencer uma corrida é fato relevante, para usar a expressão
tão cara aos corretores da Bolsa. Verdade que liderar algumas poucas voltas
pode ser circunstancial, decorrência de táticas de pit stops e que tais. Já
ganhar uma corrida, é diferente. Dentro deste quadro o australiano Daniel
Ricciardo conquistou sua primeira vitória na F-1 e galgou importante degrau em
sua carreira ao juntar-se a um seleto grupo de pilotos. Da mesma maneira, a
atuação de Felipe Massa no GP do Canadá, a sexta etapa do Campeonato Mundial de
F-1 disputada domingo em Montreal, novamente colaborou para empanar sua
habilidade e reforçar uma sequência de resultados aquém do que muito quer e
espera do brasileiro.
Não
cabe discutir de Massa tem ou não capacidade de estar na F-1: este vídeo da Sky
italiana deixa claro que lá fora se respeita e se reconhece muito mais a garra
de quem disputa posições; de quebra nota-se que ao contrário do que se tenta
impor no Brasil, a pronúncia correta do sobrenome do mais novo vencedor da F-1
é “Ritchiardo” e não Ricardo… A capacidade de Massa já foi demonstrada ao
obter o vice-campeonato mundial de 2008 e ao colaborar para Kimi Räikkönen
vencer o certame de 2007. Ocorre que há algum tempo, após seus acidente nos
treinos para o GP da Hungria de 2009, as atuações de Massa têm sido marcadas
por batidas e confusões em paradas no box, não necessariamente por sua culpa.
Tal
conjunção de fatores contribui para que ele seja cada vez mais seja envolvido
em uma onda de criticismo e apontado automaticamente como o culpado, não
importa o que aconteça. Efetivamente na imagem captada por uma camera frontal
ao local do acidente, a impressão foi de que o brasileiro fosse o único
responsável pela colisão que afastou os dois de um bom resultado e quase
elimina Sebastian Vettel da prova. Para uma análise mais fria do fato ver este
vídeo derruba essa conclusão, ainda que a manobra de Massa possa ser
considerada um tanto otimista demais.
Pontos
interessantes: era lógico prever que Pérez, piloto de estilo arrojado e
aguerrido um dedo além da conta, poderia surpreender e, lembre-se, tinha o
direito de mudar de direção. A visão da manobra desde uma camera instalada em
um helicóptero mostra claramente que a linha escolhida por Massa era otimista,
mas também demonstra que o piloto mexicano mudou abruptamente de direção e
diminuiu seu ritmo num ponto em que é normal estar com o acelerador a
fundo. Não é demais recordar que voltas antes o mexicano tinha mostrado
uma trajetória incerta e acusava problemas de instabilidade durante as freadas.
Conversando
com meu amigo Kunihiki Ahai, um respeitado jornalista japonês que assistiu a
prova ao lado dos pilotos da equipe Toyota do Mundial de Endurance, o culpado
foi claramente o mexicano:
“Eu
cheguei a me assustar”, me contou Akai San, “no momento do acidente todos os
seis pilotos gritaram o nome de Pérez, deixando claro que sua manobra para
defender posição foi errada.”
Sem
dúvida alguma somente olhos e mentes acostumados ao ofício poderiam notar antes
do choque que Pérez reduziu notadamente a velocidade do seu carro antes de
mover-se para a esquerda no momento em que Massa movia-se sutilmente para a
direita. Isso explica a dinâmica do acidente. Mais importante: por mais óbvio
que possa parecer quem provocou um acidente, nunca é demais analisar o fato
friamente e refletir sobre as possíveis causas antes de divulgar um veredicto.
Vale
lembrar também que Alonso ultrapassou Bottas no mesmo local do acidente, mas
mantendo-se pelo lado externo da pista, ao contrário da tática usada por Massa.
O brasileiro não soltou as mãos do volante na hora da batida, o que é vai
contra o que qualquer piloto faz no momento que precede o choque. Com a ajuda
de Derek Warwick como comissário desportivo a FIA analisou o acidente e puniu
Perez com a perda de cinco posições no grid da próxima etapa do Mundial, o GP
da Áustria, dia 22, no renovado circuito de Zeltweg. Como se pode ver aqui,
Massa não gostou, achou pouco, mas…
Enquanto
isso, Daniel Ricciardo mostrou seu característico sorriso do degrau mais alto
do pódio tendo ao seu lado dois nomes já consagrados que exibiam um semblante
bem menos feliz: Nico Rosberg, que ampliou sua liderança no campeonato frente
ao companheiro de equipe Lewis Hamilton, e um Sebastian Vettel que parece
resignado a ceder sua condição de todo poderoso na equipe Red Bull. Vale
lembrar ainda que a longa reta de Montreal evidenciou que o conjunto
quase-perfeito dos carros alemães mostraram uma nova falha: o superaquecimento
dos freios causou o abandono de Hamilton e impediu que Rosberg mantivesse
a liderança até o final. Triste para ele, muito bom para a temporada, que ainda
corre o risco de a graça caso a prova canadense seja uma exceção a confirmar a
regra e não uma demonstração do novo (des)equilíbrio de forças da categoria. O
resultado completo do GP do Canadá e as posições dos campeonatos mundiais de
pilotos e construtores você encontra clicando aqui.
Goiânia
no embalo
Etapas
das categorias Marcas e Mercedes Benz movimentaram o Autódromo de Goiânia
no último fim de semana, demonstração que a novidade do circuito reformado
ainda apela ao entusiasmo local pelo automobilismo. De qualquer forma, realizar
competições de nível nacional em dois fins de semana seguidos é uma boa forma
de saturar o mercado e esvaziar arquibancadas. Allam Khodair venceu a
primeira bateria após conquistar a liderança na penúltima volta após
ultrapassar seu companheiro de equipe Galid Osman, que largou na pole position
e dominou a prova até ter problemas com pneus. A seguir terminaram Alceu
Feldmann e Gustavo Martins. Osman conseguiu sua redenção na segunda bateria
quando largou em décimo-terceiro e assumiu a liderança na sexta volta. Cesar
Bonilha e Carlos Souza completaram o pódio.
Fortes
se impôs no Mercedes Benz Challenge
Fernando
Fortes venceu a segunda etapa do Mercedes-Benz Challenge na tarde deste domingo
(08/06), em Goiânia. Fortes largou na décima colocação e assumiu a
liderança quando faltavam duas voltas para o final; com este resultado é
co-líder da categoria principal. Claudio Dahruj/Guilherme Salas e Fernando
Amorim/Renan Guerra completaram o pódio. Na C250 a vitória foi de Luiz Sena
Jr., com Christian Mohr em segundo e Cesare Marrucci em terceiro.
Brutos
em Brasília
O
Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck teve neste domingo (8) uma das corridas
mais movimentadas de sua história. Um acidente envolvendo sete pilotos e a
interrupção da corrida, que por causa disso teve duas fases e foi definida com
base na soma dos tempos. Mesmo assim o paranaense Leandro Totti manteve sua
invencibilidade na temporada e tornou-se o primeiro piloto da categoria a
vencer as quatro primeiras etapas de uma temporada. Felipe Giaffone, Roberval
Andrade, Paulo Salustiano, e Djalma Fogaça completaram o pódio, nesta
ordem.
Feriadão
na pista
O
ex-piloto Jan Balder segue cada vez mais firme na promoção do Torneio
Interlagos de Regularidade, uma oportunidade rara para andar com seu esportivo
clássico (fabricado até 1989, largada às 11 horas) ou moderno (fabricado após
1989, largada às 14 horas), no autódromo paulistano. Com o início da reforma do
autódromo previsto para meados de julho a etapa marcada para o dia 19 de junho
(quinta-feira) pode ser a última oportunidade para levar seu possante à pista.
Balder lembra que a realização da prova na quinta-feira, feriado de Corpus
Christi, foi definida para atender ao pedido de vários concorrentes regulares
para conciliar a competição com a possibilidade de viajar no feriado
prolongado. Cada categoria terá 45 minutos de atividade na pista e as
inscrições podem ser feitas através do telefone (11) 997 427 672 ou na rua
Henri Dunant, 246 (veja mapa aqui), sendo que até 14 de junho a inscrição pode
ser feita com desconto ao custo de R$ 320,00 e R$ 420,oo para participação
individual ou em dupla, respectivamente. Após essa data e no dia do evento os
preços sobem para R$ 450,00 e R$ 550,00. Mais informações também podem ser
obtidas no site do torneio.
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