Com pneus de
competição testados sob as condições mais severas e desafiadoras, a Goodyear
Tire & Rubber Company tem em uma das mais aclamadas categorias do
automobilismo norte-americano uma importante aliada para levar aos carros de
passeio o que há de mais avançado em tecnologia para pneus. Em 2015, a empresa
completou 61 anos de participação na NASCAR (National Association for Stock Car
Auto Racing, ou Associação Nacional de Automobilismo Stock Car, em português),
sendo um dos patrocinadores mais antigos da tradicional categoria. Desde 1997,
a marca é a fornecedora exclusiva de pneus para a tradicional competição.
A Goodyear é uma
das poucas empresas no ramo de pneus com mais de 100 anos de história de
participação no automobilismo. Além da NASCAR, está presente na Fórmula Car
Challenge de carros esportivos, nas emocionantes corridas de arrancada e também
nas extenuantes competições off-road na América
Latina, como a Inka Off Road, que é realizada anualmente no deserto de Nazca,
no Peru. A inovação e tecnologia por trás dos pneus Goodyear, que levaram
à vitória um enorme número de pilotos ao redor do mundo, são as mesmas
empregadas nos pneus de carros de passeio.
Ao longo de dez
décadas, a Goodyear tem aplicado ciência e tecnologia para desenvolver pneus
capazes de responder às mais extremas condições e desafios que se colocam nesse
tipo de competição. Em circuitos de alta velocidade, corridas de arrancada ou
mesmo competições off-road, a Goodyear
oferece aos pilotos pneus que proporcionam o melhor desempenho em termos de
velocidade, frenagem, curvas contínuas e inclinadas, altas temperaturas, chuva
e longa distância.
A tecnologia que
está por trás do pneu Goodyear Eagle, que levou o piloto Kyle Busch a vencer na
NASCAR neste ano, é a mesma que nos permite economizar combustível em nossos
percursos diários. A aderência e o controle dos pneus ao dirigir em condições
de mau tempo têm o mesmo princípio e tecnologia que ajudam pilotos da NASCAR
nas pistas.
Os pneus usados
na NASCAR neste ano têm construção radial, alcançam a velocidade máxima de mais
de 320 km/h e conseguem rodar mais de 160 quilômetros em sua vida útil, que é a
distância percorrida com um tanque cheio de combustível.
O Centro de
Inovação da Goodyear em Akron, nos Estados Unidos, produz todos os anos mais de
100 mil pneus para a competição. Desde 2006, todos contam com RFID
(identificação por radiofrequência, na sigla em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário