Um júri formado por 25 jornalistas, que representaram as
principais publicações de veículos comerciais de toda a Europa, elegeu o Novo
Eurocargo, da Iveco, o International Truck of the Year 2016. O modelo atua no
segmento médio e se destacou na eficiência do transporte rodoviário, com base
em critérios que incluíram a inovação técnica, conforto, segurança,
dirigibilidade, economia de combustível, sustentabilidade e custo
operacional.
Este é o quarto prêmio do gênero conquistado pela Iveco,
também vencedora do título de “International Truck of the Year” 2013, com o
Hi-Way; “International Van of the Year” 2015, com o Daily; e “International
Coach of the Year” 2016, com o Magelys, da Iveco Bus. "O reconhecimento
demonstra o foco da Iveco no investimento em tecnologia e no desenvolvimento de
veículos que colaboram para um baixo impacto ambiental", diz Pierre
Lahutte, presidente mundial da Iveco. A Iveco é a única fabricante de caminhões
e ônibus que tem em seu portfólio quatro veículos que já ganharam o prêmio.
A votação foi anunciada ontem durante a Solutrans, feira
bienal de transporte, realizada em Lyon, na França. "Estamos muito
orgulhosos. O Novo Eurocargo é a mais recente geração de um veículo que atingiu
a marca de meio milhão de unidades vendidas no mundo e que vem mantendo a
liderança no segmento médio europeu por anos", completa o executivo.
Sustentabilidade e eficiência energética estão no centro dos esforços da marca, levando a pesquisas para reduzir o consumo e as emissões de motores diesel tradicionais, o que resultou no pioneirismo da Iveco com sua tecnologia de motor Hi-SCR. Esse foco trouxe também o aprimoramento na utilização de combustíveis alternativos e a liderança europeia da Iveco em utilização de gás natural nos veículos.
O Eurocargo é o único caminhão Euro VI, do segmento
médio, a atender aos padrões de emissões com o sistema Hi-SCR, que conta com um
filtro de partículas de diesel. Esta solução não altera o processo de
combustão, porque funciona com uma entrada de ar fresco, em vez de recirculação
dos gases de escape. Os motores Iveco Tector 5 e Tector 7 são otimizados para
atender às condições típicas de missões urbanas operacionais, enquanto o novo
turbocompressor permite ao veículo responder com rapidez na partida, resultando
em até 8% de economia de combustível.
O modelo também está disponível em uma versão
"Super-Eco", que roda com gás natural veicular (GNV), proporcionando
um menor impacto ambiental e vantagens econômicas em relação às versões a
diesel. O motor Tector de seis litros, com 280cv, proporciona benefícios
significativos em termos de eficiência e emissões. Já compatível com as normas
de emissões Euro VI fase C, obrigatório a partir de 31 de dezembro de 2016, o
veículo tem acesso a áreas restritas no centro da cidade, proporcionando uma
vantagem adicional para diversas demandas. Além disso, o Eurocargo, movido a
GNV, é extremamente silencioso, o que o torna perfeito para o trabalho urbano
noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário