Maior objeto de desejo de qualquer picapeiro que se
preze, a Ram 2500 está mais especial do que nunca. O modelo 2016 está chegando
a 48 pontos de venda espalhados pelo Brasil com várias evoluções, seguindo sua
tradição de mais de 10 anos no país. A Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na
versão SLT, ainda como parte da linha Dodge. Já como uma marca própria, a Ram
trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie, mais equipada.
E essa mesma versão volta com mais força, tecnologia e sofisticação.
Importada da fábrica de Saltillo, no México, a Ram 2500
Laramie 2016 tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete. Trata-se de versão
única, sem opcionais, mas com uma extensa gama de acessórios exclusivos Mopar.
A nova Ram 2500 é equipada com o motor turbodiesel
Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para
ficar ainda mais poderoso. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo
330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, nada menos
que 23,8% de aumento. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes
vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate
específico da Mopar. Números muito além dos de qualquer outra picape à venda no
Brasil.
Toda essa força é transmitida ao solo por meio de um
câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na
alavanca. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas
desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser
traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel. O
poderio do propulsor também ajuda muito na hora de parar, graças ao sistema de
freio motor Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando a Ram 2500
está com muita carga ou rebocando, para preservar os freios a disco ventilado
nas quatro rodas.
O visual encorpado da Ram 2500 Laramie recebeu toques
extras de elegância, com itens como as rodas de alumínio polido, agora de 18
polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade,
para-choques e estribos. Com sensor crepuscular, os faróis ganharam novos
projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior
novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior
prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame,
as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da
perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest
(metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das
cores.
O interior, sempre com revestimento de couro, amplia o
refinamento externo com a nova opção Castanho Canyon, que se soma ao Preto e
ressalta o excelente acabamento, algo incomum em picapes. Também inédito é o
console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão
SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um enorme porta-objetos dividido em
dois compartimentos.
Para o motorista ter todas as informações sobre o
funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o já completo quadro de instrumentos
(que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de
TFT de 7 polegadas, com dezenas de configurações. Ela pode mostrar desde dados
prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida
útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do
turbocompressor.
Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do completo e
intuitivo sistema multimídia Uconnect, que também faz sua estreia na Ram 2500
no Brasil. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS,
às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema
de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos
dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas
memórias para o motorista). O assento traseiro tem aquecimento. O conjunto de
áudio é da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no
teto) e um subwoofer.
Exclusividade no segmento, a Ram Box está pela primeira
vez equipando a Ram 2500 no Brasil. São dois compartimentos localizados nas
bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada,
esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto
com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes
frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem.
A mesma possibilidade de uso também é oferecida pelas
gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o
tapete. Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido
(60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie
2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos
dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine. E para transportar
cargas que ultrapassem o espaço da caçamba, a picape já vem equipada com um
extensor de caçamba muito fácil de ser utilizado. A peça também serve como
divisor interno.
A praticidade da picape também está presente em detalhes
como a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de
ventilação e ar-condicionado. Ou ainda na janela traseira deslizante, com
acionamento elétrico.
Apesar do porte avantajado, a Ram 2500 tem ótima
dirigibilidade em qualquer situação. A direção é hidráulica, de pinhão e
cremalheira, com respostas mais do que adequadas à proposta da picape. Para a
linha 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes
de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e
molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de
suporte (five-link).
A Mopar sempre teve uma abrangente lista de acessórios
originais para a Ram 2500 e desta vez deu um passo adiante. Além de itens
tradicionais para o modelo (capota marítima de tecido, engate, estribos
moldados, para-barros, soleiras e tapete de caçamba), estão disponíveis
novidades interessantes: barras transversais de caçamba, capota marítima rígida
com chave, organizador de carga para a Ram Box, protetor de caçamba
antiderrapante, tapetes de borracha. Para completar, a garantia da Ram 2500
Laramie 2016 é de três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário