Desenvolvidos inicialmente para atender às demandas de
operação do Exército Brasileiro, os caminhões Volkswagen com tração especial
4x4 estão com nova missão: consolidar espaço no mercado exterior. A Bolívia foi
a primeira nação estrangeira a apostar nessa solução de tecnologia, mas estão
em curso negociações com mais de dez países. No Brasil, os veículos também já
atuam em aplicações civis, como a do Corpo de Bombeiros no Pará.
A mais recente venda na Bolívia foi para a petrolífera estatal YPFB, que
adquiriu três unidades do Worker 15.210 4x4, atraída pela versatilidade e
robustez do modelo. A dimensão do caminhão e a tração integral facilitam a
operação nas vias sinuosas, estreitas e com muita areia e lama que os veículos
percorrem. Equipadas com cabine reforçada e implementadas com gruas, essas
unidades fazem a manutenção nos gasodutos da petrolífera e chegam a rodar 100
quilômetros por dia carregando escombros e diversos outros materiais pesados.
O caminhão VW 15.210 4X4 foi criado especialmente para atender às Forças
Armadas, sendo reconhecido pela capacidade de transportar cinco toneladas em
qualquer tipo de terreno. O modelo está equipado com eixo dianteiro e caixa de
transmissão da Marmon-Herrington. Os demais componentes já são amplamente
utilizados pela marca em seus produtos, o que facilita a assistência técnica.
Seu principal atributo é a robustez comprovada em testes rigorosos. Para
aprovar o VW 15.210 4X4, o Exército Brasileiro o submeteu a rodagens por
terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e
marítimo, transporte de pontes e até testes de balística, conferindo a
resistência da cabine a estilhaçamentos.
Os primeiros caminhões Volkswagen a integrar uma missão de paz da Organização das
Nações Unidas (ONU) foram do modelo Worker 15.210 4x4. No Haiti, os veículos
enfrentaram uma situação real de guerra, com estradas destruídas e zonas de
conflito armado, e atuaram no transporte de tropas e equipamentos.
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