A Land Rover, marca britânica de SUVs premium, promoveu
uma ação para comemorar os 45 anos de inovação tecnológica de seu mais luxuoso
veículo, o Range Rover. Um exemplar do modelo atravessou uma ponte de cinco
metros inteiramente produzida em papel, sem nenhuma cola ou parafuso como
fixação.
Feita à mão, a ponte demorou três dias
para ser concluída e foi confeccionada em papel fornecido pela fabricante
britânica James Crooper PLC. A ação se deu na antiga cidade de Suzhou,
localizada a cerca de 100 quilômetros de Xangai. O local, famoso por suas
pontes, é conhecido como a “Veneza do Oriente”.
A ação representa mais uma inovação
pioneira que envolve o Range Rover, famoso por sempre estar à frente em termos
de engenharia, luxo e tecnologia. O modelo inaugurou o segmento de SUVs de luxo
quando foi apresentado pela primeira vez ao público em 1970. Dois anos depois,
ele foi o primeiro veículo do mundo a cruzar a inóspita região de Darien Gap na
América Central, feito nunca antes realizado por um veículo de passeio.
Mais tarde, em 1989, o Range Rover foi o
primeiro SUV do mundo a ser equipado com sistema de freios ABS. Tecnologias
como o controle eletrônico de tração e a suspensão pneumática também foram
introduzidos pela primeira vez em um SUV no Range Rover, em 1992.
Apresentada em 2012, a última versão do
modelo foi a primeira no segmento de SUVs a ter carroceria inteiramente
produzida em alumínio, o que representou uma economia de até 420 quilômetros em
relação a um modelo com carroceria tradicional.
Foi confiado ao instrutor chefe do Land Rover Experience,
Chris Zhou, a tarefa de fazer com que um Range Rover atravesse a ponte e papel
de forma a preservar o delicado tecido de sua estrutura. Para isso, o modelo
conta com uma série de características inovadoras que se combinam para
proporcionar inigualável capacidade em todos os tipos de terreno.
A mais nova geração do
sistema Terrain Response 2, que adapta automaticamente todas as configurações
de tração, aceleração e suspensão do modelo de acordo com o tipo de terreno em
que se trafega, com ou sem a ação do motorista.
O sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) permite ao motorista se concentrar
exclusivamente na direção do veículo, uma vez que o sistema monitora toda a
velocidade e aceleração, além de adaptar o modelo para trafegar em determinado
tipo de piso automaticamente. Sem precisar ao menos efetuar nenhum comando de
pedal, o motorista pode usufruir de uma tecnologia que melhora a capacidade
para o tráfego todo terreno e que pode ser ativada a qualquer momento, tanto
com o seu veículo parado, quanto em movimento.
Pioneira do gênero na indústria, a tecnologia ajuda os
motoristas a trafegar em qualquer tipo de piso, mesmo em terrenos como grama
molhada, uma das mais difíceis condições off
road até para os mais experientes motoristas.
Para o artista e designer Steve Messam,
responsável pela construção da ponte de papel, “nós já vimos estruturas de
papel construídas para suportar o peso de pessoas. Mas uma capaz de suportar o
peso de um SUV de grande porte nunca foi construída antes. Por isso mesmo,
assim como sempre ocorreu com o Range Rover, essa ação está levando além os
limites de engenharia. A facilidade e a capacidade que o modelo demonstrou em
transpor esse arco de papel foi realmente muito empolgante”.
Desde seu lançamento em 1970, o Range
Rover é o veículo que inaugurou o segmento que hoje conhecemos como SUV, ao
unir a capacidade dos veículos de trabalho rural da época com o luxo e
sofisticação até então exclusivo dos sedãs e esportivos. Atualmente o modelo é
uma referência em luxo, exclusividade e capacidade em todos os tipos de terreno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário