A Magneti Marelli, uma das principais fabricantes de
sistemas e componentes automotivos de alta tecnologia do mundo e a primeira a lançar
comercialmente o software para o sistema bicombustível, comemora os 40 anos do
Programa Nacional do Álcool (Proálcool), considerado o mais bem-sucedido modelo
de substituição do petróleo por um combustível alternativo, em larga escala.
Historicamente na vanguarda das tecnologias empregadas pelo setor automotivo, a
Magneti Marelli conquistou a liderança do mercado com o desenvolvimento de
softwares para o sistema multicombustível, tornando-se a maior fornecedora do
segmento.
Apesar de bem-sucedido, o Proálcool atravessou um período
crítico no final dos anos 90. Entre 1996 e 2002, a produção de veículos movidos
a etanol foi praticamente a zero. O combustível começou retomar o mercado em
2003, quando a Magneti Marelli lança o SFS (Softhware
Flexfuel Sensor), que revolucionou a indústria automobilística, equipando o
Volkswagen Gol, primeiro modelo nacional comercializado com o sistema, cujo
maior diferencial é o software que gerencia a queima do álcool, da gasolina ou
de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis no motor.
Desde o lançamento do SFS, a Magneti Marelli tem
trabalhado na evolução contínua do software para torná-lo cada vez mais
eficiente. Prova disso é a nova geração de ECU (Electronic Control Unit ou
unidade de controle eletrônico), lançada no final de 2014 com ainda mais
capacidade de processamento de dados, que integra novos algoritmos de cálculo,
tornando o SFS® ainda mais eficaz
e, consequentemente, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.
Atualmente, a Magneti Marelli é líder no segmento de
bicombustíveis no mercado brasileiro e fornece seu sistema para as montadoras
CAOA/Hyundai, Fiat, Ford, Mitsubishi e Volkswagen.
Outro destaque foi a construção de uma nova fábrica para
produção dos bicos injetores batizado pela Magneti Marelli de Pico Eco desenvolvido
especificamente para motores bicombustíveis. Foram investidos US$ 25 milhões
nessa nova linha, que desde sua inauguração em 2009, já produziu mais de 16
milhões de bicos injetores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário