O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para
América Latina e o Caribe) anunciou hoje o resultado dos testes de segurança de
três modelos Honda recentemente lançados no mercado brasileiro: os novos Honda
Fit, City e HR-V. As notas conquistadas colocam os três veículos entre os
automóveis mais seguros da América Latina. O destaque ficou para o Honda HR-V,
que conquistou a classificação máxima no teste, com cinco estrelas em relação à
proteção dos ocupantes adultos e também para proteção de crianças, no banco
traseiro. Fit e City conquistaram também cinco estrelas para proteção de
adultos, e quatro para crianças.
Para Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America,
a segurança dos automóveis é uma prioridade para a fabricante. “Os resultados
obtidos com as avaliações da Latin NCAP refletem nossa preocupação com a
segurança e a qualidade de nossos veículos, atributos sempre presentes em
nossos produtos, como um DNA.”
Produzido na fábrica da Honda em Sumaré, interior de São
Paulo, o HR-V traz tecnologia de ponta em relação à segurança, a começar pela
estrutura da carroceria com o conceito ACE (Advanced Compatibility Engineering),
desenvolvido exclusivamente pela marca. Essa estrutura foi projetada para
distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força
transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura
dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos
envolvidos na colisão.
Reforços no subchassi e em vários pontos da carroceria
resultaram em maior resistência para preservar a integridade do habitáculo em
caso de acidente. O HR-V ainda conta, de série, com VSA (Vehicle Stability
Assist – controle de tração e
estabilidade), encostos de cabeça que atenuam o impacto nos bancos dianteiros,
pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e
LATCH, e airbags frontais para motorista e passageiro – a versão top de linha é
equipada também com airbags laterais na dianteira.
De acordo com o Latin NCAP, no teste de impacto frontal,
as cabeças do motorista e do passageiro do banco dianteiro foram bem protegidas
pelos airbags frontais. Ambos os cintos de segurança, equipados com
pré-tensionadores e limitadores de carga, oferecem a proteção adequada para o
tórax dos ocupantes. Na região dos joelhos, a estrutura do veículo não
apresenta pontos críticos e a carroceria foi considerada estável, capaz de
suportar carga adicional. O modelo também atende os requisitos do teste de
impacto lateral.
No banco traseiro, a fixação para assentos do tipo ISOFIX
para crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade foi capaz de prevenir um
movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção para
os doisdummies infantis durante
os testes realizados.
O monovolume Fit e o sedã City, fabricados no Brasil,
também receberam uma alta avaliação do Latin NCAP: cinco estrelas no teste de
segurança em relação à proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para
proteção de crianças, no assento traseiro. Os modelos trazem a carroceria com
tecnologia ACE, mesma utilizada no HR-V, e várias melhorias agregadas às
gerações atuais – o Fit foi apresentado no primeiro semestre de 2014 e o City
no segundo semestre, ambos como linha 2015.
Os dois veículos da Honda receberam novos reforços na
carroceria, como na parte interna das portas, para maior resistência. Além de
contar com estruturas curvas nas extremidades do tanque de combustível para
absorção da energia de impactos laterais, tanto o Fit quanto o City passou a
ter um reforço estrutural sobre o compartimento, que auxilia na dissipação da
energia em colisões. O resultado dos testes do Latin NCAP demonstra o foco da
Honda em buscar constantemente a evolução de seus veículos, com recursos que
permitam aumentar, cada vez mais, a segurança de clientes e usuários dos carros
da marca.
Segundo a análise do órgão, o Fit e o City apresentam
carroceiras estáveis, capazes de suportar carga adicional, e atendem as
exigências do teste de impacto lateral. Os airbags dianteiros protegem bem o
motorista e passageiro, assim como os cintos de três pontos com pré-tensionadores
e limitadores de carga. O sistema de fixação para cadeirinhas infantis no banco
traseiro conseguiu, assim como o HR-V, prevenir um movimento excessivo para
frente durante o impacto, oferecendo boa proteção aos dois dummies que representam uma criança de 1 ano e
6 meses a 3 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário