A Volkswagen do Brasil implantou na fábrica de Taubaté um
conceito inovador e altamente eficiente para a retirada das partículas de tinta
não absorvidas no processo de pintura, que proporcionou no período de um ano
uma economia de R$ 6,5 milhões à unidade. O novo scrubber,
que é o nome dado ao processo de limpeza do ar que circula nas cabines de
pintura, absorve o overspray (resíduo de tinta que fica no ar) por meio de um
filtro de fibra de vidro ou polímero, sem a necessidade de utilizar água ou
energia eletrostática. As partículas de tinta que não aderiram à carroceria
ficam retidas nas mantas, formando uma borra seca, que é enviada para
destinação adequada, sendo reutilizada como fonte energética em
coprocessamento.
O novo scrubber gerou uma patente para a
empresa junto ao Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) e
permitiu reduzir em 73% os impactos ambientais energéticos onde o sistema está
instalado (relacionados ao aquecimento global; formação de chuva ácida; camada
de ozônio e eutrofilização, que é o excesso de matéria orgânica em rios),
diminuindo também em 40% a geração de resíduos no processo.
Tecnicamente simples e com forte apelo ambiental, o sistema foi desenvolvido
por especialistas das áreas de manutenção e operação da própria Pintura da
fábrica. Todo o processo utiliza 22 filtros em três camadas de mantas por linha
de produção e sua manutenção acontece em uma única vez por dia, em paralelo à
limpeza das cabines, sem que haja a necessidade de paralisar a produção. A
troca da manta é realizada em apenas oito minutos
Em operação desde 2013, a Pintura da fábrica de Taubaté
estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência
na indústria automobilística brasileira. As inovações tornaram o processo
produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% o consumo de energias (elétrica
e térmica) e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a
um processo de pintura convencional.
O processo utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos
100% automatizada. Essa tecnologia permite eliminar uma camada de tinta do
processo (Primer). Além disso, nesse processo, os robôs fazem medição a laser,
sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A
tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária
para uma etapa de secagem, referente ao Primer.
Outra inovação, o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da
pintura, utilizado pela primeira vez na América do Sul, permite giro de 360
graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). A
tecnologia elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia
da proteção anti-corrosiva e a qualidade do produto.
A Pintura da fábrica de Taubaté também é ecológica, trabalhando com tinta à
base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo
consumo energético, essa tecnologia de tinta à base d'água permite uso mínimo
de solventes e de gás natural em sua operação.
Atualmente a fábrica de Taubaté é responsável pela produção de todas as versões
do Volkswagen up!, modelo com mais de 100 mil unidades produzidas desde 2014 e
exportado para países como Argentina e Uruguai, marcou o início de uma nova era
para a empresa no País, conciliando desempenho, economia de combustível e
segurança para os ocupantes. Os modelos Gol (que também é produzido na unidade
da Anchieta) e Voyage também são produzidos na fábrica, que opera há 39 anos e
já produziu mais de 6,3 milhões de veículos.
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