Se já é bom recarregar o carro elétrico mais rápido, é
ainda melhor recarregá-lo a um custo menor.
Em vista disso, a Renault Alemanha
se associou à empresa The Mobility House, presente em Zurique e Munique.
Especializada em mobilidade elétrica, a empresa comercializa principalmente
terminais de recarga inteligente e soluções de armazenagem de energia.
A Mobility House desenvolveu um software que permite reduzir o tempo de recarga
em uma hora, ao mesmo tempo em que diminui bastante o custo da recarga para o
cliente.
Para realizar esta operação, onze colaboradores da Renault que possuem um
modelo elétrico ZOE foram escolhidos para testar em condições reais o sistema
desenvolvido pela The Mobility House.
Como funciona? Assim que é conectado a um terminal de recarga específico,
instalado na residência dos colaboradores que participaram do teste, o ZOE
comunica sua necessidade de eletricidade à empresa TMH, através de um Centro de
Dados Global da Renault. Desta forma, a empresa programa a recarga da bateria do
veículo conforme o custo da energia elétrica. Tendo em vista que quanto maior a
demanda, mais caro é o custo da energia, o monitoramento feito pelo sistema
permite que o carro não seja recarregado durante os picos de consumo. Assim que
a necessidade global de energia diminui, o preço da energia cai e o carro pode
ser recarregado por um custo menor e mais rapidamente, até completar a carga da
bateria.
Esta tecnologia permite que os proprietários de carros elétricos otimizem suas
despesas com energia elétrica, sem uma ação direta dos usuários.
Esta é apenas a primeira etapa no desenvolvimento das redes elétricas
inteligentes, chamadas também de Smart Grids. A Renault e a TMH também estão
trabalhando em outras soluções para reduzir o custo da recarga, oferecendo uma
oportunidade aos proprietários de veículos elétricos de ganhar dinheiro,
através da produção de eletricidade para abastecer a rede elétrica.
Graças à evolução da matriz energética da maioria dos países do mundo, a pegada
de carbono do usuário de um veículo elétrico tende a diminuir bastante com o
tempo. Em escala mundial, 56% das novas instalações de produção de eletricidade
utilizam energias renováveis. Na Europa, este índice é de 72%.
Grupo pioneiro na venda de veículos 100% elétricos acessíveis ao maior número
de pessoas, a Renault se posiciona como a única montadora a oferecer uma gama
completa para esta solução de mobilidade. O Grupo Renault acredita que o
veículo elétrico é uma solução eficaz na luta contra o aquecimento climático,
já que ele funciona sem a combustão de energias fósseis e não emite CO2 durante
a utilização . Assim, o ZOE emite 0 g/km de CO2, enquanto que um veículo de
tamanho equivalente, térmico ou híbrido, emite pelo menos 84 g/km de CO2.
O ZOE tem uma autonomia de 210 km (motor Q210) ou de 240 km (Q240) em ciclo
homologado, o que equivale a entre 100 e 170 km de autonomia real.
A Aliança Renault-Nissan é parceira oficial da COP21, a 21ª Conferência das
Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Uma frota de 200 veículos
elétricos da Aliança, sendo 100 deles modelo Renault ZOE, fará o transporte dos
delegados no Parque de Exposições Paris - Le Bourget, de 30 de novembro a 11 de
dezembro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário