Em evento realizado na noite da última quinta-feira
(05/11), na cidade uruguaia de Punta del Este, a Renault do Brasil recebeu o
Prêmio Amauta 2015 nas categorias “Canais de internet - Website”, pelo
desenvolvimento do portal de comunicação interna “Sou Renault”, “Publicidade de
Resposta” e “Operações de Database Marketing”, pela campanha “Novo Renault
Sandero: um lançamento para não ser esquecido”.
Organizado anualmente desde o ano 2000 pela AMALDI, a
Federação das Associações de Marketing Direto e Interativo da América Latina, o
Prêmio Amauta é o principal reconhecimento do setor na região e, este ano,
reuniu 150 cases de empresas e agências do Brasil, Argentina, Chile, México,
Peru, Venezuela e Colômbia. Os trabalhos vencedores foram escolhidos por um
júri formado por 25 acadêmicos e profissionais de marketing de agências dos
países filiados a entidade.
Desenvolvido pela agência curitibana House Cricket, o
“Sou Renault” é o novo portal de comunicação interna da Renault do Brasil.
Lançado no mês de março deste ano, esta ferramenta digital e interativa tem
alcançado excelentes resultados. Em apenas seis meses no ar, o site conta com
mais de 4 mil colaboradores cadastrados e uma média de 60 mil visualizações de
página por mês. Outro fator que demonstra o interesse dos usuários pela
ferramenta é o tempo de permanência média no portal, superior a 8 minutos por
sessão.
Além disso, o Sou Renault também funciona com um
importante espaço para ativação de campanhas direcionadas ao público interno,
em especial o lançamento de produtos. O portal traz ainda como diferencial uma
URL personalizada para cada colaborador e uma plataforma gameficada, que
reconhece os usuários com badges de acordo com a sua interação com o
portal.
“Sermos reconhecidos internacionalmente pela criação de
uma ferramenta de comunicação interna digital e interativa, com design
responsivo e atualização diária de conteúdo é uma demonstração clara do
compromisso da empresa em manter seus colaboradores e familiares sempre muito
bem informados sobre todos os temas que dizem respeito às suas vidas
profissionais e pessoais”, explica o gerente de Comunicação Interna da Renault
do Brasil, Cláudio Rawicz.
Criada pela agência Marketdata, esta campanha teve como
grande desafio minimizar a interferência da ampla exposição dos veículos da
concorrência patrocinadores da Copa do Mundo de 2014, durante o lançamento do
Novo Renault Sandero, em julho do ano passado.
Para isso, a agência desenvolveu uma campanha de CRM que
atuou em dois momentos distintos: o pré-lançamento (para geração de intenções
de compra) e o lançamento do produto (incentivando test-drive nas
concessionárias). Todo o conteúdo das peças de comunicação foi segmentado de acordo
com os diversos públicos, usando alguns diferenciais como a personalização de
nome e crédito pré-aprovado oferecido pela RCI (Financeira Renault). Por meio
desta ação foram vendidos 485 veículos.
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