Sistema que aciona eletronicamente a embreagem permite
conforto e economia de combustível na condução
A sua coluna Mecânica Online foi até a cidade de Campinas
(SP) para conhecer de perto a mais recente tecnologia de condução em
desenvolvimento pela Bosch.
Uma solução intermediária entre a transmissão mecânica e
automatizada que pode entre outros benefícios oferecer mais conforto na
condução, economia de combustível e deixar no passado os trancos de algumas
tecnologias automatizadas atuais.
O sistema denominado Electronic
Clutch System (e-Clutch),
corresponde ao acionamento
eletrônico da embreagem que além
de dispensar o tal pedal esquerdo, promete uma economia de combustível que pode
ser de 5% a 10% maior do que o modelo de embreagem convencional em um circuito
misto entre cidade e estrada.
Com o e-Clutch, o acionamento da embreagem é feito
eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. Conseguiu
entender? A frase é simples, mas o significado vai mudar seu modo de condução. É você quem muda a marcha, diretamente
na alavanca, sem acionamento de embreagem!
O sistema apresenta características de conforto similares
à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de
tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance
(assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré
sem pisar na embreagem).
Outro diferencial é a economia de combustível por meio do
Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário
retira o pé do acelerador.
Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da
transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo
a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.
A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista
pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão
são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao
motorista e pleno funcionamento do sistema.
A previsão é que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser
adequado às plataformas dos veículos já existentes. A Bosch não informa quais
marcas estão interessadas no sistema.
Entretanto o e-Clutch deve ser um dispositivo original de
fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da
embreagem no mercado de reposição. Além do Brasil, o e-Clutch está sendo
desenvolvido e testado na Europa e na Índia.
Prática – A
apresentação da Bosch permitiu conduzir um veículo protótipo em sua pista de
testes, com todo o sistema instalado, suas variáveis e configurações em tempo
real. Durante algumas voltas foi possível avaliar o comportamento do sistema em
diversas situações.
A primeira
configuração tinha a utilização
do pedal da embreagem a partir da segunda marcha, ou seja, para colocar o carro
em primeira ou ré, era só preciso posicionar a alavanca da marcha na posição.
Para as demais era necessário acionar o pedal da embreagem. Essa configuração
não agradou e pode vir a confundir o motorista durante a condução.
A segunda
configuração elimina o pedal da
embreagem e permite a mudança de marcha a qualquer momento, diretamente na
alavanca, mesmo na condição de aceleração do veículo. Não há perda de potência.
Fácil e convincente esse sistema permite o controle total do veículo pelo
motorista, que muda de marcha conforme a necessidade da condução e sem que
aconteça qualquer tranco, situação que muitas vezes acontece em transmissões
automatizadas, mesmo quando em modo sequencial.
A história mostra que a “embreagem automática” já existiu
em quatro modelos no mercado brasileiro, como no antigo DKW, que tinha um
sistema mecânico chamado Saxomat. Mercedes-Benz Classe A, Fiat Palio Citymatic
e Corsa Auto Clutch também ofereceram sistemas semelhantes.
E quando nos referimos que o sistema é intermediário
entre o sistema mecânico e o automatizado, vale considerar não apenas os
itens/peças envolvidos, mas também o aspecto de preço, que vindo a ser
produzido em maior escala terá um custo ainda menor que a opção de transmissão
automatizada.
A nossa conclusão, que poderíamos até dizer que a Bosch
aproveitou o seleto grupo de jornalistas especializados para fazer uma clínica
do sistema, é que a embreagem
definitivamente deve ser excluída, trocar marchas diretamente na alavanca
garante uma condução mais dinâmica, prazerosa e com controle total do
motorista.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal
Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário