Aproximadamente um mês após a estreia mundial da BMW
Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, o maior evento de motos da América do
Sul, realizado em São Paulo, a BMW Motorrad apresenta globalmente a inédita BMW
G 310 R.
Ela herda do conceito o DNA acrobático e o interpreta esbanjando
agilidade e flexibilidade em ambiente urbano, ao mesmo tempo em que exibe
imponência e robustez na estrada. De proporções compactas, design dinâmico e
motor monocilíndrico, a BMW G 310 R incorpora a essência de uma legítima roadster
da marca em seu estado mais puro, porém voltado para um segmento de menor
cilindrada, agregando qualidade premium, característica da marca, consumo
reduzido de combustível e conforto ao pilotar.
O desenho marcante da BMW G 310 R deixa o seu caráter
ágil e dinâmico transparecer à primeira vista, revelando a inspiração em outros
membros da família BMW Motorrad, entre eles a BMW S 1000 R. Isso fica evidente
na carenagem frontal que incorpora o farol, nos contornos do tanque de
combustível em formas arrojadas e nas proporções típicas de uma roadster, com
dianteira robusta e traseira elevada. A vista lateral é ressaltada pelas
superfícies de linhas simétricas e imponentes e que conferem uma sensação de
movimento à moto. Já as proporções compactas e a distância curta do entre-eixos
garantem manobras ágeis e mudanças rápidas de direção. A traseira alta, por sua
vez, trasmite leveza e esportividade, mas sem deixar o conforto em segundo
plano.
Inédito motor monocilíndrico
Além do design dinâmico, outro destaque da BMW G 310 R é
o novo motor monocilíndrico de 313 cm³, refrigerado a água, com duplo comando
de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de entregar 34 cv
de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 Nm a 7.500 rpm. O conjunto,
aliado ao peso da moto de apenas 158,5 kg em ordem de marcha, proporcionam uma
condução mais ágil e divertida. O ponto alto do motor fica por conta do
cilindro inclinado para trás, desenvolvido em construção "open-deck"
e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está
posicionado à frente. Esta configuração do motor favorece uma distância mais
curta de entre-eixos possibilitando uma condução mais ágil.
Condução prazerosa
A nova G 310 R oferece posição de assento confortável
para uma pilotagem mais agradável. Outro detalhe que contribui para esta
característica é a ergonomia dos comandos que estão bem posicionados e de fácil
acesso e que, por sua vez, proporcionam mais segurança na condução da moto.
Para chegar a esta configuração, os engenheiros da BMW Motorrad consideraram
diversas anatomias de condutor. A nova roadster faz curvas com agilidade
extrema, mesmo em posição inclinada, permanecendo, contudo, estável e sob
controle. Extremamente compacta e com ampla variedade de recursos, a nova G 310
R marca a entrada da BMW Motorrad em um novo segmento de mercado.
Freios de alto desempenho
Assim como em outras motos da gama, a G 310 R vem com
sistema anti-travamento ABS de série. O conjunto inclui freios de alto
desempenho e ABS de dois canais. A dianteira é equipada com um freio monodisco
com pinça fixa de quatro pistões e disco de 300 mm de diâmetro. Na traseira, o
dispositivo traz uma pinça flutuante de dois pistões associado a um disco de
240 mm de diâmetro. O painel de instumentos da roadster conta com um grande
display de cristal líquido (LCD) e de boa visualização.
Modelo chega ao mercado no segundo semestre de 2016
Para atender ao mercado mundial, a nova BMW G 310 R será
produzida em Bangalore, na Índia, em parceria com a TVS Motor Company, o
terceiro maior fabricante de motos daquele país. O volume de produção será de
aproximadamente 2,5 milhões de unidades/ano, e o modelo estará disponível aos
clientes no segundo semestre de 2016.
No Brasil, um dos principais mercados do mundo para esse
novo produto, o modelo será fabricado na linha de montagem da marca em Manaus
(AM), também na segunda metade do próximo ano, ainda sem volume de produção
definido.
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