Entretanto, encontrar esta vaga pode ser extremamente
frustrante – especialmente em áreas urbanas. Na Alemanha, o tempo médio de
busca de uma vaga de estacionamento disponível é dez minutos.
De acordo com um estudo europeu, as pessoas dirigem em
média 4.5 quilômetros enquanto procuram um lugar para estacionar, o que resulta
em um custo de 1,35 euros por busca.
Graças ao gerenciamento de estacionamento ativo da Bosch,
os motoristas podem achar a vaga de estacionamento perfeita sem desvios ou sem
ficar rodando desnecessariamente. Esta tecnologia inteligente reconhece quais
vagas estão livres na área urbana e informa sua localização exata.
“Estamos livrando os motoristas da busca por uma vaga
para estacionar seus veículos, que é frequentemente incômoda”, diz o Dr. Dirk
Hoheisel, membro da Direção Executiva da Robert Bosch GmbH. E isto não é tudo:
os motoristas também poderão utilizar um aplicativo do smartphone que os
orientará diretamente para a vaga disponível.
Vagas de estacionamento habilitadas pela web com mínimo
esforço – A chave para o gerenciamento de estacionamento ativo é a detecção
confiável das vagas disponíveis.
A Bosch desenvolveu um sensor especial que é apenas um
pouco maior que um CD em termos de circunferência e tem apenas três centímetros
de altura. Os sensores são instalados em garagens, em áreas de estacionamento
disponíveis na rua ou até mesmo no asfalto, conforme desejado.
O diferencial dessa tecnologia é que os sensores de
ocupação operam sem fio e são alimentados por baterias, o que elimina a
dificuldade e as despesas com instalações de cabos.
Cada bateria tem vida útil de até sete anos. Graças ao
compartimento de plástico robusto, os sensores suportam qualquer condição
climática, além do desgaste causado por caminhões pesados.
Dentro do compartimento, a Bosch instala duas tecnologias
diferentes de sensor que confirmam as informações coletadas. A vantagem disto é
a mais confiabilidade na detecção dos espaços.
Previsão de vagas: conclusões para o futuro a partir do
passado – O sensor de ocupação verifica, em intervalos regulares, se uma vaga
está disponível. Usando um gateway, que é similar a um roteador de internet, o
sensor se baseia nas informações codificadas, onde um mapa de estacionamento é
criado em tempo real com todos os espaços livres e ocupados, e poderá ser
acessado por meio de um aplicativo ou online.
“Estamos fazendo com que as vagas sejam habilitadas pela
web,” diz Hoheisel.
As meta-informações sobre cada vaga de estacionamento
também são disponibilizadas, incluindo se o espaço é reservado para famílias,
mulheres ou deficientes, além do preço da hora do estacionamento e se há ponto
disponível para carregamento de veículos elétricos.
Mais serviços também são possíveis, como a função para
pagamento. Com o uso do aplicativo, os motoristas podem pagar pelo
estacionamento de maneira conveniente, sem usar dinheiro.
O gerenciamento ativo de estacionamento é um ótimo
exemplo de como a Bosch está se configurando em um mundo conectado. Entretanto,
o serviço não é apenas para motoristas, mas também para manobristas. “Podemos
melhorar ainda mais a taxa de ocupação de espaços nas garagens”, diz Hoheisel.
A chave para isto é a avaliação inteligente de dados. Um
portal da web oferece aos manobristas uma visualização clara de quais vagas
foram ocupadas por quantos veículos e quando. Durante os horários de pico,
essas informações podem direcionar os motoristas para espaços com uma
frequência de ocupação menor, por exemplo.
Os engenheiros da Bosch também estão desenvolvendo uma
previsão de estacionamento. Usando base de dados antigos, eles esperam
conseguir informações importantes para o futuro, o que poderia aliviar
consideravelmente a busca por vagas de estacionamento, como ocorre
frequentemente em eventos importantes, por exemplo.
Base para o estacionamento autônomo de amanhã – Os
componentes do gerenciamento de estacionamento ativo, que incluem sensores de
ocupação, gateway e o mapa de vagas em tempo real, também abrem o caminho para
a função de estacionamento totalmente automatizado de amanhã.
Em um futuro, não muito distante, os motoristas
simplesmente deixarão seus veículos na entrada de uma garagem e, usando o
smartphone, darão um comando ao carro para que procure uma vaga de
estacionamento sozinho. O veículo será chamado de volta usando o mesmo
procedimento.
A Bosch chama isso de estacionamento com manobrista
automatizado. Para habilitar este serviço, os carros autônomos precisam de
informações confiáveis sobre as vagas livres – que a Bosch já pode fornecer.
“Nós vamos introduzir gradualmente o gerenciamento de estacionamento ativo nos
próprios estacionamentos e garagens da Bosch,” conclui Hoheisel. Assim, os
colaboradores e visitantes poderão encontrar vagas com mais rapidez.
PERFIL
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é
responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em
engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de
Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de
Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel
no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo
SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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