O novo Audi RS 3 chega ao mercado brasileiro na
consagrada versão Sportback e na inédita configuração Sedan para completar a
vanguarda esportiva da marca no segmento de compactos premium. Com motor de
cinco cilindros mais potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um
visual ainda mais agressivo, o carro traz uma experiência emocional de direção.
Ambas as versões estão disponíveis por R$ 329.990.
Por trás da impressionante performance do RS 3 está o
motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O
propulsor entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg
mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras características.
O
torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de
1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo
consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos – tanto na versão Sportback
como na Sedan. O efeito dessa extraordinária potência é intensificado pelo
inconfundível som do cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição
entre os cilindros diretamente adjacentes e amplamente espaçados.
Para uma melhor preparação da mistura de combustível, o
novo motor 2.5 TFSI emprega a dupla injeção direta no coletor de admissão e nas
câmaras de combustão.
Na parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a
duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor –
para um consumo moderado com carga baixa ou parcial, bem como uma resposta mais
espontânea do acelerador e um alto nível de potência e tração com carga máxima.
A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete
velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do
cinco-cilindros para a estrada. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate
distribui o torque variável entre os eixos. A tração quattro é integrada ao
sistema dinâmico de direção Audi drive select, assim como a direção, o câmbio S
tronic, o gerenciamento do motor e as abas de escape ajustáveis. O motorista
pode variar individualmente o funcionamento desses componentes entre três modos
– comfort, auto e dynamics (conforto, automático e dinâmico). O manuseio é
aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de estabilidade) com controle
de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente para o RS.
Junto à direção progressiva, o eixo traseiro four-link e
a suspensão rebaixada em 25 mm em relação ao A3, o RS 3 combina dinamismo
fascinante a uma estabilidade superior. Comparado ao A3, a bitola do eixo
dianteiro é 20 mm mais larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais
robustas. De série, as rodas têm 19 polegadas de diâmetro e os pneus medem
255/30 na dianteira e 235/35 na traseira, enquanto os discos de freios têm 310
mm de diâmetro.
Por fora, o RS 3 demonstra sua potência com a bela grade
Singleframe preta brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e
acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque
dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga. Faróis de LEDs com a
distinta assinatura de iluminação da marca são de série. Na traseira há um
elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento esportivo exclusivo da
linha RS com saídas ovais. O logo quattro, localizado na parte de baixo da
grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como
o emblema RS 3 na grade e na tampa do porta-malas.
O painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra
dados do sistema de infotainment. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para
o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e
pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual, uma
escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos
shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação
máxima.
O RS 3 é equipado com bancos esportivos revestidos de
couro Napa Fina de série, que trazem emblemas RS estampados nos encostos dos
assentos. O volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz
botões para a operação do sistema de infotainment, além dos shift paddles para
a troca das marchas.
O principal elemento de controle é o botão rotativo e de
pressão localizado no túnel do console central. Também está incluso no sistema
um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do
usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas.
Outros destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen
com 705 watts de potência, acabamento interno de carbono, ar-condicionado
automático de duas zonas, pedais de alumínio, controle de cruzeiro, teto
panorâmico elétrico Open Sky, sistema Keyless-Go, sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro com câmera de ré, Smartphone interface e faróis Full Led.
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