Seis
carros esportivos que definem eras, seis de suas versões feitas para corrida e
seis pneus de competição desenvolvidos especialmente para eles: essa é a
história dos 26 anos do Ferrari
Challenge e alguns dos mais importantes e notórios modelos da empresa de
Maranello, dos quais suas versões de competição compõem a célebre série de
competições criadas pela Ferrari. Este é o território que a Pirelli
conhece bem, sendo fornecedora exclusiva de pneus para o Ferrari Challenge
desde que o campeonato fez sua estreia.
Isso
representou uma importante oportunidade para a fabricante de pneus estudar
novos conceitos e condições
extremas, como é sempre o caso no automobilismo, com Gentlemen Drivers
ansiosos, baseados em carros de rua com mesmas características e
dinâmica. O Ferrari Challenge nasceu em 1993 e, desde então, foram mais de
1.000 pilotos participantes da competição. O número de pneus utilizados é
incalculável, até porque, o campeonato se expandiu partindo da Europa e agora
conta com corridas na Ásia e nos Estados Unidos: um mundo de pilotos, cada
um guiando uma Ferrari equipada com pneus Pirelli.
O
modelo que inaugurou a competição foi o Ferrari 348 Challenge, derivado
dos modelos 1989 348 TB e TS,
trazendo o motor V8 de 3,5 litros do carro de passeio, que conta com 320
cavalos de potência. Em comparação com a versão de passeio, o 348
Challenge não foi muito modificado, mas utilizava pneus slick que
foram especialmente desenvolvidos pela Pirelli e que tinham 17 polegadas
com tamanhos diferentes na parte dianteira e traseira (245/620-17 e 265/640-17,
respectivamente). Assim como o carro, os pneus também têm uma forte
ligação com seus equivalentes de passeio: para desenvolvê-los, a Pirelli
utiliza os moldes normais do P Zero, mas com construção e compostos
específicos.
O 348 Challenge participou de suas
últimas corridas em 1996, ao lado do 355 Challenge, outro descendente
direto do mesmo modelo de passeio que contava com motor de 380 cavalos de
potência, idêntico ao carro de passeio. Os dispositivos de segurança
necessários para a competição e os pneus feitos sob medida fizeram
diferença. A empresa italiana desenvolveu seus primeiros pneus de 18
polegadas para a categoria: um tamanho que permaneceria como padrão por mais de
10 anos.
Em
2000, o terceiro carro a ser utilizado no desafio da Ferrari fez sua estreia:
o 360 Challenge, que era
baseado no modelo 360 Modena. Ele tinha a mesma motorização que o seu
equivalente de passeio (400 HP), mas com menos peso. O 360 Challenge sofreu
algumas modificações importante no ano seguinte, como o aumento para 415
cavalos de potência, o que exigiria melhor desempenho dos pneus. Mas a
geração utilizada e que nasceu com a 355 Challenge foi capaz de responder às
novas exigências dos carros e dos pilotos com apenas novos tamanhos e compostos
introduzidos.
O 430 Challenge marcou um novo e
importante passo para a competição: o modelo de corrida tinha a mesma potência
do modelo de passeio (490 cv) e foi adaptado graças às lições aprendidas
pela Ferrari na Fórmula 1. Por exemplo: ele usava o primeiro sistema
de freio feito de cerâmica usado em um carro de competição da Ferrari. Sendo
assim, os pneus também precisavam de modificações importantes e a Pirelli
desenvolveu os primeiros pneus de 19 polegadas para pista seca e molhada. Este
pneu se tornou, pela primeira vez, uma especificação de banda de rodagem
específica para chuva.
Em
2010, o aclamado Ferrari 458 Itália foi
o modelo base para o atual carro da competição, levando para a pista a mesma
potência do de passeio, 570 cv, mas 100kg mais leve e com mapeamento de motor
específico e escapamento de competição. Havia, também, um diferencial
traseiro eletrônico que exigia trabalho em paralelo com os pneus. A
Pirelli adaptou as dimensões dos pneus e os compostos mantendo o mesmo tamanho
da roda.
A turboalimentação chegou no Ferrari
Challenge em 2016, com a chegada do 488 Challenge: foi a primeira vez que um
motor turbo foi visto no campeonato em 25 anos de história. Houve um
aumento de 100 cavalos de potência, em comparação ao modelo 458, e o tempo de
volta no circuito de Fiorano caiu um segundo. A Pirelli desenvolveu novos
tamanho de pneus para lidar com as novas exigências de potência.
Theo
Mayer, que gerencia o programa Ferrari Challenge da Pirelli, disse: “é uma
excelente oportunidade para a Pirelli trabalhar ao lado da Ferrari na
competição. Juntamente com os pilotos profissionais, há também pilotos
amadores, que têm outros compromissos além das corridas. Os pneus são sempre
desenvolvidos em paralelo com o carro, um ano antes da competição é
oficialmente lançando, melhorando a dirigibilidade e desempenho para pilotos de
todos os níveis. O objetivo destes desenvolvimentos
tem sido maximizar o desempenho, utilizando as mais recentes inovações
tecnológicas e técnicas da renomada área de motorsport da Pirelli. Isso ajuda a
tornar os pneus mais adequados nas mais diferentes condições. Para pista
molhada, por exemplo, foi criado um pneu específico. Agora que estamos entrando
no 26º ano de parceria, nosso próximo será celebrar meio século juntos”.
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