Santiago, capital do Chile, está mais uma vez renovando a
frota de seu sistema de transporte coletivo com ônibus Volvo. Depois de ter
recebido 120 veículos da marca no segundo semestre do ano passado, o operador
de transporte urbano Subus fechou mais um acordo, agora para a aquisição de 200
unidades do chassi B8RLE articulado.
O modelo é um chassi com entrada baixa, capacidade para
180 passageiros, motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme
atualmente exigido pela cidade de Santiago. Produzidos na fábrica da Volvo na
Suécia, eles estão sendo encarroçados pela unidade fabril da Marcopolo na
Colômbia, na
cidade de Cota, e posteriormente seguirão para o Chile.
Uma das maiores empresas de transporte da capital
chilena, a Subus já soma 320 novos veículos Volvo somente nestes dois últimos
negócios, realizados num período de menos de um ano. Os ônibus vão rodar na
chamada Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o antigo Transantiago.
Um dos mais importantes sistemas organizados de
transporte coletivo urbano da América Latina, a RED tem atualmente uma frota ao
redor de 6.200 ônibus pesados, sendo 2.850 da marca Volvo, já com os 200 novos
articulados
negociados agora. Somente a Subus soma agora 1.250 ônibus Volvo.
A RED é um sistema de transporte estruturado e com grande
sucesso em Santiago, uma das cinco mais populosas metrópoles do continente e
maior cidade do Chile. Ela integra ônibus, metrô e trens, permitindo o
deslocamento nos 32 distritos da capital e sua região metropolitana, com o
pagamento de um bilhete único, com validade de duas horas após o primeiro
embarque. Cerca de 6,2 milhões de usuários acessam o sistema diariamente.
Dotados de tecnologia de última geração, o chassi Volvo
B8RLE articulado tem o que há de mais avançado em eletrônica embarcada: sistema
de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento
de frotas Volvo (Fleet Managment) e I-Coaching (treinador virtual de
motoristas).
Os gestores da frota podem também acionar o controle
automático de velocidade Volvo, dispositivo que usa a conectividade por GPS
para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a
velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovada após um ano de
uso em Curitiba, no Brasil, onde diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT
local, essa tecnologia é agora de série para ativação em todos os veículos
pesados da marca no continente.
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