segunda-feira, 16 de abril de 2018

A liderança global da Nissan em carros elétricos foi criada com a experimentação


O caminho para a liderança global da Nissan na venda de carros elétricos – são mais de 300 mil unidades comercializadas do Nissan LEAF em todo o mundo – foi construído com a crença da empresa que a eletrificação é uma alternativa viável para a propulsão de veículos em uma sociedade sem emissões. Para chegar ao topo do ranking desses veículos, a Nissan vem desenvolvendo a tecnologia ao longo das últimas décadas. E a experimentação foi uma das vertentes desse desenvolvimento. 

Um dos estudos da Nissan nesse tema foi apresentado na 25ª edição do Tokyo Motor Show, realizada em 1983. Era o Nissan March EV, o primeiro protótipo totalmente elétrico a adotar um motor de indução.

O projeto desse carro-conceito apresentou um inovador sistema de propulsão elétrica e tecnologias no Japão, com um motor de indução e uma transmissão eletromagnética de duas velocidades. Como resultado, o alcance da bateria gerava uma autonomia de 160 km a uma velocidade constante de 40 km/h. Era a semente que resultaria no primeiro veículo 100% elétrico de produção em massa, o Nissan LEAF, 27 anos antes do seu lançamento mundial. No Salão de Tóquio de 1987, a Nissan apresentou o EV-2 (foto).


Lançado em 2010, a primeira geração do Nissan LEAF foi o primeiro veículo de produção em massa totalmente elétrico do mundo, equipado com baterias de íon de lítio. Revelado no Japão em setembro de 2017, a segunda geração oferece uma autonomia de quase 400 km com uma única carga.

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