quinta-feira, 19 de abril de 2018

Baterias de veículos elétricos da Nissan fornecerão energia para fábrica no Japão


As empresas japonesas Japan Benex e Sumitomo lançarão o projeto "Future Plant" (Fábrica do Futuro) no qual utilizarão painéis solares, veículos elétricos e baterias de veículos elétricos para abastecer uma fábrica da Japan Benex em Isahaya, no Japão.

O recém-desenvolvido sistema de armazenamento de energia combina fontes renováveis, baterias reutilizadas e veículos elétricos para promover o uso eficiente de energia e a sustentabilidade. A Nissan apoiará o projeto fornecendo dez unidades da van elétrica e-NV200.

Os veículos e as baterias vão ajudar a estabilizar a entrega do sistema de energia solar e reduzir os custos da fábrica com eletricidade. Para isso, utilizará a energia armazenada para reforçar o sistema em momentos de pico de demanda. Além disso, as dez unidades da van 100% elétrica Nissan e-NV200 serão utilizadas pelos funcionários para o transporte dentro da fábrica e suas baterias poderão ser aproveitadas e refabricadas como componentes do sistema de armazenamento de energia.O sistema foi desenvolvido pela Japan Benex e pela Sumitomo, que fabricam equipamentos para a indústria. O objetivo é a utilização em usinas de energia virtuais (VPP)*, que devem estar em operação no Japão até 2020. Isso ajudará a melhorar o tempo de carregamento e descarregamento de energia para ajustar a oferta e a demanda de eletricidade em toda uma região.

A Japan Benex e a Sumitomo iniciaram os testes dos sistemas de armazenamento de energia como parte de sua participação no Projeto Kansai VPP. O projeto "Future Plant" ajudará a expandir o uso de energia renovável, criará um sistema que promove a reutilização de baterias de veículos elétricos, otimizando a oferta e a demanda de energia, além de ajudar a construir uma sociedade com cada vez menos emissão de carbono.

* Usina de energia virtual (VPP) é uma solução de rede inteligente que utiliza IoT (Internet das Coisas) para integrar diferentes fontes de energia e gerar energia confiável e flexível, garantindo o equilíbrio em tempo real entre geração e consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário