terça-feira, 24 de abril de 2018

Cummins Brasil inaugura Programa Educação Técnica para a Comunidade no Rio de Janeiro


Exatos 36 dias após a inauguração da nova escola Victor Civita, em Guarulhos (SP), atual referência educacional na região, a Cummins Brasil celebra um novo feito histórico em suas ações lideradas pela área de Responsabilidade Corporativa voltadas à educação. A líder mundial com extenso portfólio de produtos e soluções em tecnologia oficializou no último dia 20 o início do Programa Educação Técnica para a Comunidade (TEC), no Rio de Janeiro (RJ), em parceria com a instituição de ensino Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), subsidiada pelo Governo do Estado, e a líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, Schneider Electric.


A cerimônia de inauguração e celebração promovida na Faetec de Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ), contou com a participação de Luis Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc., do presidente da Schneider Electric para o Brasil, Cleber Morais, e do vice-presidente da Faetec, Gilson Rodrigues.

O programa global da Cummins Inc., já implementado em outros países pela Cummins, como Peru, Turquia, Nigéria, Marrocos, China, EUA, ou seja, um total de 22 sites TEC no mundo, é um incentivo aos jovens que não têm a oportunidade - por falta de recursos e/ou investimentos - de realizarem um curso técnico. A meta é fazer com que os participantes, ao término do programa, saiam como trabalhadores qualificados, com salário fixo, elevando ainda o índice de empregabilidade. 

O projeto global de Responsabilidade Corporativa TEC é padronizado, pode ser implementado em qualquer região e traz alguns elementos básicos, como um currículo efetivo, qualificação dos professores, identificação do desejo dos jovens selecionados em atuar na área técnica, com monitoramento para eles consigam imaginar uma oportunidade de trabalho e experiência prática nas disciplinas mecânica e elétrica.

O trabalho dedicado no Brasil teve início em 2014, após estudos para verificação do local mais adequado, com base em dados sócio-econômicos como índice de desemprego e pobreza, PIB, potencial de crescimento nos negócios e viabilização de parcerias tanto escola como indústria. Em 2015, a Faetec foi identificada como escola, com capacitação técnica alinhada ao objetivo do projeto da Cummins. Por meio da força-tarefa liderada pelos voluntários da empresa, com incremento de carga horária em algumas disciplinas e suplementos no currículo de mecânica, com conteúdos atualizados e duas novas disciplinas – Noções de Mecânica Diesel e Noções de Geração de Energia, o novo Curso Técnico em Mecânica foi tomando corpo.

Além de todo o trabalho de desenvolvimento, a Cummins realizou a doação de quatro motores, 20 novos computadores, ferramentas diversas para o laboratório de metrologia e um gerador Diesel. A Schneider Electric, por sua vez, concedeu dez bancadas elétricas para a instituição de ensino.

Os 30 alunos da primeira turma já formam selecionados por meio de um concurso público promovido pela Faetec, entre dez/17 e janeiro deste ano. As aulas foram iniciadas no dia 19 de fevereiro, sendo o novo curso terá duração de três anos, com carga horária de 4415 horas no total (1604 horas no 1º ano, 1605 no 2º ano e 1206 hora no último ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário