quinta-feira, 19 de abril de 2018

André Senador lança livro sobre nomofobia no Aberje Trends 2018


- O crescimento do uso dos smartphones nos últimos anos popularizou extraordinariamente o acesso às mídias sociais e fez com que o nosso dia a dia se integrasse a elas de tal forma que passamos a viver quase que em um universo paralelo onde as relações se desenvolvem prioritariamente nas redes sociais. A atratividade dessas tecnologias, no entanto, hoje levanta questões sobre os riscos de seu uso excessivo e a busca permanente pela conexão.

Um desses problemas é a nomofobia, transtorno da era dos relacionamentos digitais que causa desconforto e ansiedade diante da indisponibilidade de acesso aos dispositivos móveis ou de conexão à internet. O distúrbio — cuja denominação tem origem na expressão em inglês “no mobile” — é o tema central de “Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais”, novo livro de André Senador, diretor de Assuntos Corporativos da Volkswagen e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista, que será lançado no dia 25 de abril, no Aberje Trends 2018.

A obra, que tem como base a dissertação de mestrado apresentada por Senador, em 2016, é um painel que tem o objetivo de analisar com maior profundidade as transformações provocadas pela comunicação digital tanto nos comportamentos como nos relacionamentos interpessoais e busca debater, com base na análise de estudos contemporâneos e nas referências de autores clássicos, das áreas de tecnologia, comunicação, psicologia e saúde, a dualidade entre os benefícios e riscos dessas tecnologias.

Para o autor, não há problema no uso intensivo dos smartphones e das redes sociais, desde que não haja problema em interromper o uso destes recursos e se dedicar a outras tarefas, aos relacionamentos ou ao lazer. Segundo ele, o sinal de alerta soa quando a pessoa começa a preferir navegar no universo virtual ao invés de lidar, efetivamente, com o mundo REAL.

O livro procura refletir, justamente, sobre esta dualidade entre os extraordiná- rios benefícios trazidos por estes aparelhos e pelas redes sociais e, de outra parte, o risco do uso excessivo destes aparelhos”, explica André Senador. “Corre-se o risco de deixar de viver a vida de uma forma natural e passar a preencher as necessidades humanas através das tecnologias.”

Serviço
Lançamento Livro “Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais” 
Data: 25 de Abril
Horário: 18h00
Local: Rooftop5 & Centro de Convenções – Prédio Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário