quarta-feira, 25 de abril de 2018

Equipe do Maranhão viaja 3.000 quilômetros para disputar o GP Petrobras de Energia Sustentável


Três mil quilômetros de distância percorridos de ônibus em uma viagem de três dias. Nada disso tirou da equipe Coyote, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a motivação para disputar o Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável, que acontecerá nesta semana (de 25 a 27 de abril) no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. A instituição maranhense busca sua primeira vitória na competição, disputada por equipes de universidades de todo o Brasil e que premia as menores marcas de consumo em três categorias: carros a gasolina, a etanol e elétricos.

O microônibus colocado à disposição da equipe Coyote saiu de São Luís, capital do Maranhão, na noite de sexta-feira (20 de abril), e chegou a São Paulo na madrugada desta segunda (23). “A distância é um fator complicador, mas nunca desmotivador. É uma experiência muito gratificante. O contato com as outras equipes, a vontade de conseguir um ótimo resultado para nossa universidade e para toda a região nos mantém firmes, apesar do cansaço da viagem longa de três dias”, afirma Willian Souza Correa, da assessoria de marketing da equipe Coyote.

Alguns cuidados extras foram tomados para assegurar a participação da equipe, que competirá na categoria para veículos movidos a gasolina com o protótipo EC-05. “Tivemos que tirar as rodas para ele caber no bagageiro do microônibus. O espaço do bagageiro é reduzido e ainda acomoda nossas bagagens e ferramentas. Por isso, não deu para colocar o protótipo em um caixote, como seria mais apropriado. A cada parada, fizemos uma checagem em todos os sistemas para verificar se estava tudo certo com o protótipo”, conta Willian.

A equipe Coyote é capitaneada por Lucas Lobato e tem 17 integrantes, sendo 11 homens e seis mulheres. Destas, entretanto, a única que viajou para São Paulo é Thaiane Licar, piloto titular do EC-05 (Willian é o reserva). 

Para os maranhenses, participar de uma competição do nível do GP Petrobras é uma oportunidade de colocar em prática o trabalho desenvolvido nas atividades acadêmicas. 

A UEMA dá total incentivo à sua equipe: além do transporte, a universidade deu ajuda de custo para a hospedagem e a alimentação dos integrantes da equipe. “Organizamos nossa participação como uma ‘empresa’, na qual cada setor se dedica a uma necessidade. Com isso, aprendemos a trabalhar em equipe, a fazer uma divisão de trabalhos. É uma recompensa e um reconhecimento de nosso trabalho”, finaliza Willian.

O Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável sucede a Maratona da Eficiência Energética e é organizado pelo engenheiro e jornalista Alberto Andriolo. O objetivo é incentivar a pesquisa tecnológica, a criatividade e a capacitação dos estudantes de engenharia, com o apoio de seus professores e instituições de ensino. Em 2018, a Petrobras passou a ser Patrocinadora Master do evento, em uma parceria totalmente alinhada com a proposta de contribuir para a formação de novos profissionais, a pesquisa universitária, a mobilidade e a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário