Com o objetivo de expandir
sua linha de produtos, a Ford Motor Company comprou a Lincoln Motor Company, em
4 de fevereiro de 1922, por 8 milhões de dólares - valor que a Lincoln de hoje
pagou por uma quota de publicidade no último Super Bowl de domingo passado,
em New Orleans.
Na época, a Ford começou a perder mercado para a
General Motors que já oferecia diversos veículos para os consumidores
americanos enquanto a Ford ainda se concentrava apenas no Modelo T. Com a
compra da Lincoln, Henry Ford programou a estratégia de também diversificar
seus produtos no futuro.
A Lincoln foi fundada em 1917 por Henry Leyland,
ex-gerente da marca Cadillac, da GM e seu filho Wilfred Lincoln e após ser
vendida para a Ford continuou a operar de forma independente até 1940, quando
se tornou a Divisão Lincoln da Ford Motor Company. Ao longo dos anos a Lincoln
desenvolveu vários automóveis icônicos como o Zephyr, Town Car e Navigator.
Logo após a compra, a Ford introduziu o Modelo A,
que teve características de design parecidas com muitos dos veículos da
Lincoln. O carro foi realmente apelidado de "Baby Lincoln" pela
notável semelhança.
Hoje, a Lincoln acaba de ser revigorada pela Ford
com a recente criação da The Lincoln Motor Company. A decisão foi de Alan
Mulally, CEO e presidente da Ford que a colocou como uma nova concorrente de
peso no mercado de carros de luxo. Para recriar a marca, a logística foi lançar
o sedan MKZ, carro de estilo único e inovadora tecnologia para atrair os novos
consumidores do luxo sobre rodas.
No último Salão de Detroit a Lincoln apresentou o
conceito MKC, um Crossover compacto da marca que poderá entrar no mercado no
final de 2014.
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