A Iveco sai na frente no Programa de Incentivo à Renovação de Frota de
Caminhões do Estado de São Paulo, que se encontra em sua fase piloto na região
portuária da cidade de Santos (SP). Dentro do primeiro lote de 10 caminhões que
tiveram seus financiamentos aprovados em janeiro de 2013, oito são Iveco
Stralis (nas motorizações com 360 e 400 cavalos de potência), o modelo pesado
da montadora que teve sua nova versão Euro 5 lançada recentemente no Brasil. A
entrega do primeiro Stralis está prevista para acontecer agora em fevereiro, e
a meta do programa é financiar cerca de 1.000 caminhões novos.
“A proposta do programa
paulista condiciona a entrada de um novo caminhão à retirada de um antigo, o
que gera diversos benefícios ao meio ambiente. E nosso modelo Stralis Euro 5 é
uma excelente escolha, pois faz parte da nossa nova geração Ecoline e traz
soluções de motorização que reduzem a emissão de poluentes”, aponta Alcides
Cavalcanti, diretor comercial da Iveco. “Além disso, o Porto de Santos, segundo
projeção da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), espera um novo
recorde de movimentação de cargas neste ano, com o volume de 109 milhões de
toneladas, 5,8% a mais do que em 2012. Renovar a frota de pesados é fundamental
para manter a economia girando sem parar”, acrescenta o executivo.
O Programa de Renovação de Frota do Estado de
São Paulo começou em maio de 2012. Seu objetivo é modernizar a frota de
caminhões por meio de linhas de financiamentos com recursos próprios da
Desenvolve SP (agência estadual de fomento à economia). A linha de crédito é
através do BNDES (0,25% ao mês), porém o governo estadual subsidia esses juros,
e entrega uma taxa de 0% para o caminhoneiro. O prazo de financiamento chega a
até 96 meses (incluindo a carência máxima de até seis meses).
O público-alvo é formado pelos caminhoneiros autônomos da área de transporte
que atuam no Porto de Santos. Para ter acesso aos financiamentos, o interessado
deve ser associado ao Sindicam (Sindicato dos Transportadores Rodoviários
Autônomos de Bens da Baixada Santista), e ter o seu veículo regularizado junto
ao Detran/SP.
“O Sindicam já possuía esse projeto há dois anos, que nasceu baseado em
programas semelhantes feitos em países como México e Estados Unidos. A
Renovação da Frota pode iniciar uma profunda mudança no segmento de transporte,
pois um novo caminhão mudará para melhor tanto a logística das operações no
porto, como o perfil do próprio caminhoneiro, que terá um veículo moderno e
produtivo para o seu dia-a-dia”, comentou Carlos Magalhães, coordenador de
Marketing e Comunicação do Sindicam.
A escolha do novo caminhão é feita pelo próprio caminhoneiro. Também é obrigatório que, ao ter seu financiamento
aprovado, o beneficiado encaminhe seu antigo veículo à reciclagem, feita por
empresas licenciadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental). O programa aplicado em Santos, após avaliação dos resultados,
poderá ser estendido para outras regiões portuárias do Brasil.
Iveco Stralis
Pertencente à nova Geração
Ecoline, o Stralis Euro 5 tem dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que
fez a sua estreia mundial no Brasil. Assim, a Iveco ampliou para cinco as
opções de potência, partindo de 330 e 360 cavalos (9 litros), passando por 400
e 440 cavalos (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), a mais alta já
oferecida em um Stralis no Brasil. A transmissão automatizada é de série nos
modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria
(415 cavalos). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo
acabamento e conteúdo, com maior conforto.
Os novos Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível
em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores
que a concorrência em três anos de uso. E a nova geração Stralis é a única
família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro
ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força.
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