Conhecida por
sua tradição off-road, a Troller, marca do grupo Ford, divulga para os clientes
dicas para a travessia de rios e áreas alagadas, situação encontrada com
frequência em trilhas e mesmo em cidades, quando ocorrem enchentes. Produzido
pela montadora em Horizonte, no Ceará, o Troller T4 é capaz de rodar em até 80
centímetros de profundidade na água. O vão livre do solo, a montagem elevada
dos componentes do motor, o snorkel e a vedação eficiente da carroceria são
algumas características que contribuem para isso.
Porém, rodar em
trechos alagados também exige perícia. "Mesmo quando se está a bordo de um
legítimo off-road como o Troller T4, o motorista precisa ter alguns cuidados para
garantir a segurança e evitar danos ao veículo", lembra Angelo Barros,
especialista técnico de Serviço ao Cliente da Troller. Veja suas dicas.
Antes de entrar
com o carro na água, faça a travessia a pé e verifique a profundidade para não
haver obstrução da entrada de ar do motor. Se a profundidade exceder 80 centímetros, procure outro caminho.
Confira se há
obstáculos que podem se chocar com o diferencial ou o cárter e buracos
escondidos na água, que podem fazer a frente do carro mergulhar.
Planeje a rota
por onde vai entrar e sair da água, pois barrancos molhados podem dificultar a
manobra.
Engate a
primeira ou a segunda marcha reduzida (4x4L), que deve ser usada até o final.
O deslocamento
não deve ser tão rápido a ponto de espirrar água no para-brisa, mas suficiente
para formar uma pequena onda à frente do para-choque dianteiro. Isso vai
provocar uma depressão embaixo do motor, criando uma camada de ar entre ele e a
água. Siga dessa maneira até o final da travessia.
Se possível,
dirija a favor da correnteza e em diagonal para a outra margem.
Não pare durante
a travessia, mas se um imprevisto obrigar a isso, mantenha o motor ligado e
ligeiramente acelerado, para evitar que a água entre pelo escapamento.
Evite trechos
profundos com correnteza forte, para não ser arrastado pela água.
Versatilidade off-road
O Troller T4 é
reconhecido pela robustez e disposição para enfrentar todo tipo de terreno, qualidades
comprovadas em competições nacionais e internacionais e também por trilheiros e
empresas que o utilizam em aplicações de lazer e profissionais em diferentes
regiões do Brasil.
Além de
construção robusta, com chassi de estrutura fechada, o veículo conta com uma
série de recursos. Tem motor turbodiesel 3.2 com turbina de geometria variável,
de 165 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas
quatro rodas e carroceria em compósito resistente. Vem equipado também com
peito de aço, rodas de alumínio, pneus 255/75
R15 de uso misto, santantônio revestido com material espumado, direção
hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico.
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