terça-feira, 30 de abril de 2013

F-Truck: etapa de Caruaru movimenta a tabela dos dois campeonatos

A volta da Fórmula Truck a Pernambuco no mês de maio vai movimentar toda a matemática da disputa pelos títulos de 2013. Confirmada para dia 19, a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, vai valer pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Será também a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano. Com tabelas pontuações distintas, as duas competições têm protagonistas distintos à luz da matemática.

A prova que abriu a temporada no circuito de Tarumã, dia 10 de março, valeu pelos dois campeonatos. Wellington Cirino, paranaense que defende a ABF/Mercedes-Benz, dominou o fim de semana gaúcho, comemorou sua 23ª vitória na categoria e abriu como líder a disputa pelo título do Sul-Americano. A marca alemã conquistou as quatro primeiras posições naquela prova – Geraldo Piquet, Paulo Salustiano e Régis Boessio vieram a seguir.


A etapa seguinte, no dia 7 de abril na pista paranaense de Londrina, só contou pontos pelo Campeonato Brasileiro. Salustiano isolou-se na liderança depois de levar o caminhão da ABF Racing Team à vitória, a primeira de sua carreira na categoria. Boessio, segundo colocado na corrida, passou a figurar em segundo lugar na pontuação. Cirino, que abandonou a corrida ainda nas primeiras voltas, com problemas mecânicos, caiu para terceiro.



Nos campeonatos de Marcas da Fórmula Truck, em que cada marca de caminhão tem computados os pontos obtidos por seus três pilotos de melhor colocação a cada etapa, a Mercedes-Benz atingiu pontuação máxima nas duas provas disputadas. No Brasileiro, lidera com 124 pontos, contra 33 da vice-líder Scania. No Sul-Americano, ocupa a primeira posição com 62 pontos, contra 16 da Volvo, que aparece em segundo lugar.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 2 de 10 etapas)

PILOTOS
1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 48
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 41
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 32
4º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 26
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 23
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 16
7º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 15
7º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 15
7º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 15
10º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 12
11º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 11
12º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 10
12º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 10
14º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 7
15º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 6
15º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 6
15º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 6
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
19º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1
MARCAS
1º) Mercedes-Benz, 124 pontos; 2º) Scania, 33; 3º) Volvo, 31; 4º) MAN, 27; 5º) Iveco, 26; 6º) Ford, 4

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 1 de 4 etapas)

PILOTOS
1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 32
2º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 23
3º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 19
4º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 15
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 12
6º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 10
7º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 8
8º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 7
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
10º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 5
11º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 4
11º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 4
13º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 3
14º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
15º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1
MARCAS
1º) Mercedes-Benz, 62 pontos; 2º) Volvo, 16; 3º) MAN, 15; 4º) Iveco, 12; 5º) Scania, 5; 6º) Ford, 4

Das dez corridas que compõem o calendário da Truck na temporada de 2013, quatro têm suas pontuações somadas em separado para efeito do Campeonato Sul-Americano, instituído na categoria em 2010. Além de Tarumã e Caruaru, também integram a versão continental a quinta etapa, marcada para 7 de julho em Interlagos (SP), e a sétima, que vai levar a categoria de volta ao circuito de Córdoba (ARG) para a corrida do dia 8 de setembro.


HONEYWELL FORNECERÁ 200 MIL TURBOS GARRETT PARA MINIVANS CHINESAS DA SHANGHAI GM



A Honeywell Turbo Technologies vai fornecer o turbo Garrett para o primeiro motor a gasolina da linha de minivans da Shanghai GM, joint venture entre as empresas GM, SAIC e Wuling, maior produtora de minivans da China. Com vendas de 1,45 milhão de unidades em 2012, a Shanghai GM é a segunda maior fabricante de veículos da China.

A ampliação do uso de turbos para motores a gasolina de veículos chineses faz parte do programa de redução de 37% das emissões veiculares de CO2 da indústria automobilística local, que prevê atingir o nível de 115 g/km por veículo em 2020 em relação à média de 183 g/km registrada em 2010.

O contrato prevê fornecimento anual de 200 mil turbos para motores a gasolina da Shanghai GM. Os turbos Garrett, que fazem parte da segunda geração de produtos da Honeywell para o mercado chinês, foram desenvolvidos para veículos leves, com melhorias em performance, economia de combustível, redução de emissão de CO2, assim como de complexidade do sistema e de custo.

Além do fornecimento para a Shanghai GM, a Honeywell Turbo Technologies também equipa veículos da Changan Gas. As duas empresas respondem por 70% do mercado chinês de minivans. Com esse novo contrato, a Honeywell Turbo Technologies elevou a previsão de faturamento para US$ 450 milhões para os próximos anos, e também vai fornecer o componente para motores a gasolina da PSA e JMC.

TARCÍSIO DIAS - MECÂNICA ONLINE - CONCEITO eWHEELDRIVE: SOLUÇÃO PARA MOBILIDADE URBANA?



 A Ford apresentou na Europa o conceito eWheelDrive, desenvolvido em parceria com a Schaeffler sobre a plataforma do New Fiesta para a pesquisa de novas soluções de mobilidade urbana, com foco na criação de carros menores, mais ágeis e fáceis de estacionar. O veículo, impulsionado por motores elétricos independentes em cada uma das rodas traseiras, oferece um espaço sob o capô que é ocupado pelo motor e transmissão nos carros convencionais, ou por um motor central nos modelos elétricos.

Essa tecnologia pode contribuir no futuro para o desenvolvimento de um carro para quatro pessoas que ocuparia o mesmo espaço de um carro atual de dois lugares. O sistema de direção do eWheelDrive também permitiria ao veículo se mover lateralmente nas vagas de estacionamento - uma grande inovação nas cidades cada vez mais populosas e congestionadas.


Com os motores acoplados nas rodas, os componentes necessários para a direção, desaceleração e assistência ao motorista ficam instalados em uma unidade integrada ao cubo das rodas - incluindo o motor elétrico e sistemas de freio e refrigeração.
A Ford se juntou ao projeto liderado pela Schaeffler, fabricante e fornecedora líder de componentes automotivos com sede na Alemanha, para pesquisar o potencial de futuros veículos que possam oferecer também emissões zero e mais espaço para outras finalidades, como zonas adicionais de proteção.

 Os motores elétricos integrados às rodas são vistos por muitos especialistas da indústria automotiva como uma tecnologia com grande potencial, em um mundo que se torna cada vez mais populoso e urbanizado. A projeção é que até 2050 o número de pessoas vivendo nas cidades aumente de 3,4 bilhões para 6,4 bilhões globalmente e a quantidade de carros seja quadriplicada.

A Ford vai trabalhar agora junto com a Schaeffler, Continental, RWTH Aachen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg para desenvolver, até 2015, duas unidades do chamado projeto MEHREN (Multimotor Electric Vehicle withHighestRoom and Energy Efficiency), veículo elétrico multimotor com maior espaço e eficiência energética. O objetivo é aumentar a integração dos motores nas rodas, com foco em fatores como controle dinâmico do veículo, frenagem, estabilidade e prazer de dirigir.

"Nós temos desafios que terão de ser enfrentados com tempo, ideias e investimento", diz Sheryl Connelly, gerente de tendências globais da Ford. "É começando a pensar agora em novas soluções, com projetos de pesquisa como o eWheelDrive, que vamos garantir um futuro de opções e não de restrições."



MECÂNICA ONLINE
Scania na Agrishow – Apresenta seu novo modelo P 310 6x4 com redutor nos cubos e todas as vantagens da nova linha Off Road 2013, com veículos indicados para soluções fora de estrada e rodoviárias. A marca expõe em seu estande os caminhões G 480 6x4, G 440 6x4, P 250 6x4 e P 250 8x2; um chassi de ônibus F 250 4x2 NZ, integrante da nova linha de motores dianteiros, um motor industrial DC 13 74A e o R 620 6x2, o caminhão mais potente do Brasil, que está integrado ao implemento transformado em trailer para recepcionar os clientes.

Honda PCX 150 - A partir de maio, a Honda traz para o mercado brasileiro o scooter mais admirado do mundo: o PCX modelo 2014. A mais nova integrante da categoria Family chama a atenção por sua contemporaneidade, liberdade e tecnologia. O grande destaque fica por conta do sistema inédito “Idling Stop System”, que permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos do scooter parado e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no Brasil, permite uma grande redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

QualitasAwards - Durante a festa que homenageia os melhores fornecedores de 2012 - o QualitasAwards, o presidente da Fiat Chrysler na América Latina, CledorvinoBelini, citou a importância de investir fortemente em inovação para melhorar a competitividade da indústria. “Ainda ocupamos uma posição muito modesta nos rankings internacionais que relacionam inovação e competitividade. Se quisermos continuar como uma das maiores economias do mundo, não há outro caminho: temos que investir em tecnologia e em pessoas”.

Caminhões - A volta da Fórmula Truck a Pernambuco no mês de maio vai movimentar toda a matemática da disputa pelos títulos de 2013. Confirmada para dia 19, a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, vai valer pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Será também a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano


PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

PRIMEIRA ETAPA DA COPA TROLLER MOSTRA A FORÇA DA CATEGORIA EM 2013




Um recorde de participantes e disputas equilibradas marcaram a primeira etapa da Copa Troller, mostrando o nível de competitividade previsto para a categoria em 2013. Iniciando a temporada do Campeonato Sudeste, em Águas de Lindóia, SP, o rali de regularidade mais popular do País deve repetir este cenário nas 10 provas do ano.

Com trilhas rápidas e grid lotado, combinando bom tempo e belas paisagens, a Copa Troller reuniu centenas de pessoas para acompanhar a prova na cidade turística do interior paulista. O público vibrou com a oportunidade de ver mais de uma centena de veículos Troller T4 na largada do rali.

Grandes disputas
Em todas as categorias, a prova teve muitas disputas. Na Master, que reúne pilotos e navegadores muito experientes, a vitória ficou com a dupla Daniel Rosiski e Enedir da Silva, de Chapecó, Santa Catarina. "A prova estava excelente e estamos felizes em começar o ano com vitória. Não participamos no ano passado, mas nessa temporada tentaremos brigar para chegar na frente", diz Daniel.

Outra dupla que subiu ao pódio em Águas de Lindóia foi o casal Alex Becker e Juliana Mendes, campeões da categoria Expedition, depois de quase 4 horas de trilhas. "Em um primeiro momento a prova estava fácil, mas conforme foi se aproximando do final a dificuldade aumentou muito", conta Alex, que fez sua quinta participação na Copa Troller, sempre tendo a companhia da esposa como navegadora.

A categoria Passeio registrou o maior grid desde a sua criação, há três anos, com a participação de 41 veículos. "Alcançar um recorde de inscritos já na primeira etapa do ano nos motiva a continuar aprimorando para oferecer trilhas cada vez melhores na Copa Troller. Estamos muito satisfeitos com essa movimentação e esperamos conseguir novos recordes durante a temporada", comemora Ricardo Menezes, diretor de prova da Categoria Passeio.

A competição promovida pela marca do grupo Ford terá a próxima etapa na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.troller.com.br. Confira abaixo os vencedores da primeira etapa do Campeonato Sudeste da Copa Troller 2013, nas respectivas categorias.

EXPEDITION
1º Alex Becker Pires/ Juliana Pavão Mendes - Rio Claro - 688 pontos
2º Thogo José Lemos/ Mara Lúcia Pacheco - Uberlândia - 809 pontos
3º Sandra Regina de Andrade/ Arnaldo José de Carvalho - São Paulo - 995 pontos
4º Jurandir do Amaral Neto/ Gernanda Cristina de Paula - Brag. Paulista - 1008 pontos
5º André Luiz Pessoa/ Leonardo Mariz Pinto - Campinas - 1167 pontos

TURISMO
1º Ubiratan Mota Turcato/ Fernando Da Silveira - Ponta Grossa - 39 pontos
2º Paulo Tegon/ André De Palma Tegon - Itatiba - 37 pontos
3º Mauri Glir Junior/ Ana Paula Glir - Curitiba - 35 pontos
4º Antonio Carlos Mazaro/ Isabela Annunziato Ramos - Sorocaba - 35 pontos
5º Nilson de Castro Lopes/ Alex Reis Rosa - Brasília - 34 pontos

GRADUADOS
1º Eduardo Ranguetti/ Rogério Augusto Coelho - 43 Pontos
2º Agnaldo Reis/ André Henrique Lopes - Apucarana - 36 Pontos
3º Jurandia do Amaral Junior/ Andréa Lúcia V. Palma - Brag. Paulista -  32 pontos
4º Celso Macedo/ Belén Macedo - Piracaia - 31 pontos
5º Denis Schiozer/ Alberto Santos - Valinhos - 28 pontos

MASTER
1º Daniel Rosiski Maffi/ Enedir da Silva Junior - Chapecó - 44 pontos
2º André Pereira de Queiroz/ Rodrigo Borges - Curitiba - 33 pontos
3º Flavio Roberto Kath/ Rafain Walendowsky - Blumenau - 32 pontos
4º Otávio Enz Marreco/ Allan Enz - Apucarana - PR - 28 pontos
5º Fernando Lage/ Rafael Dal Bello - BH - 27 pontos

AGRALE LANÇA NOVA FAMÍLIA DE TRATORES NA AGRISHOW 2013



A Agrale lança na edição 2013 da Agrishow uma nova linha de tratores - Linha 500 - que, além das versões voltadas para a agricultura em geral, inclui modelos compactos, mais indicados para culturas com espaçamento reduzido. Outro destaque da fabricante brasileira é o novo trator Agrale 5105 4X4, com 105 cv de potência, que amplia a oferta de modelos da Linha 5000.
A Linha 500 de tratores Agrale representa uma nova geração de uma família de muita tradição, que mantém atributos já consagrados pelos agricultores e que tem como características a modernidade, economia, versatilidade e robustez. Com potências de 65 e 75 cv, os modelos 565.4 Compact, 575.4 e 575.4 Compact atendem as mais diversas aplicações do segmento agrícola.

“Os novos tratores foram desenvolvidos mediante as mais altas exigências do mercado e em parceria com a nossa rede de distribuidores, justamente para atender às necessidades da agricultura moderna, trazendo inovação, qualidade, robustez e algo que consideramos muito importante, o custo benefício associado à tecnologia útil”, destaca Silvio Rigoni, gerente de vendas da Agrale.

A Linha 500 de tratores Agrale agrega um novo design, com capô basculante, que facilita o acesso para as manutenções diárias e periódicas; motorização MWM; transmissão totalmente sincronizada, com inversor de marchas 10x10 de série ou 15x15 como opcional. Outro opcional é o sistema super redutor de marchas que possibilita uma grande inovação no mercado, a possibilidade de um mesmo trator, nestas faixas de potência, estar equipado com inversor de marchas e super redutor ao mesmo tempo. 

Novo trator Agrale 5105 4X4
Outra novidade que será apresentada pela empresa no Agrishow 2013 é o trator Agrale 5105, que também apresenta um novo design, com capô basculante; motorização turbo MWM de 105 cv de potência; transmissão 10x2 de série com opcionais 12x12 com inversor de marchas e 20x4 com super redutor; cabine com ar condicionado; direção escamoteável e telescópica; ampla e confortável plataforma de operação e; o sistema hidráulico de alta vazão, que incorpora válvula de vazão contínua de série.

Trator 80.000 Agrale
A empresa expõe ainda uma unidade comemorativa do trator BX 6180, equipado com motorização MWM de 168 cv, com cabine e ar condicionado, representando o trator 80.000 produzido pela Agrale.
Líder há meio século no segmento de tratores de pequeno porte, os tratores produzidos pela Agrale fazem parte da história da mecanização da agricultura brasileira.  

Grupo Fiat Chrysler registra receita de 20 bilhões de Euros no trimestre



O grupo Fiat Chrysler registrou receita líquida de 20 bilhões de euros no primeiro trimestre do ano, alcançando a marca de 1 milhão de veículos comercializados globalmente e resultado operacional de 618 milhões de euros. Os resultados foram divulgados hoje.

A venda de veículos praticamente repete o desempenho de igual período do ano anterior, mas a receita líquida sofreu um recuo de 2% na comparação com igual período. Os negócios tiveram desempenho positivo na América Latina, Ásia-Pacífico e no segmento de luxo e esportivos (Ferrari e Maseratti), mas recuaram no Nafta e Europa-Oriente Médio-África (Emea). O resultado operacional recuou cerca de 200 milhões de euros em relação a igual período do ano passado devido, sobretudo, devido aos custos industriais relativos ao desenvolvimento e lançamento de  novos produtos. O mercado europeu continua fortemente retraído.

O lucro líquido no período alcançou 31 milhões de  euros. O endividamento líquido industrial cresceu de 6,5 para 7,1 bilhões de euros, enquanto a liquidez disponível, que abrange linhas de crédito não utilizadas de 3 bilhões de euros, avançou de 20,8 bilhões de euros no final de 2012 para 21,3 bilhões de euros.

O Grupo reiterou os objetivos do ano, de  receita líquida entre  88 e 92 bilhões de euros; resultado operacional de entre 4 e 4,5 bilhões de euros; lucro líquido no intervalo de  1,2 e 1,5 bilhão de euros; e endividamento industrial líquido de cerca de 7 bilhões de euros.

Mercedes-Benz apresenta nova geração de caminhões Unimog e Econic para o mercado europeu



A Daimler Trucks, maior fabricante de caminhões do mundo, apresenta a nova gama de veículos especiais Mercedes-Benz para o mercado Europeu. Trata-se do Unimog com dez modelos – do Unimog U 216 ao Unimog U 5024 – e versões de 2 e de 3 eixos do Econic, que destaca-se por sua entrada em piso baixo. Esses veículos inauguram a era dos motores Euro 6 no segmento.
As novidades são combinadas com um considerável aumento de desempenho, eficiência e facilidade de operação. A respeito dos desafios relativos ao atendimento à norma de emissões Euro 6, que envolveram a introdução de componentes adicionais, foi possível manter e até aprimorar as vantagens das duas gamas desses caminhões especiais.
Como a legislação Euro 6 entrará em vigor na Europa a partir de 1º de janeiro de 2014, a Mercedes-Benz está completando assim a sua gama de veículos comerciais. Além do Unimog e do Econic, isso inclui também as famílias de caminhões Atego, Antos, Arocs e Actros. Os novos motores geram até 90% menos emissões de gases de escape e de material particulado em relação a seus antecessores.

Novo portfólio do Unimog
Na nova configuração dos caminhões especiais Unimog, os modelos U 216 e U 218 substituíram os antigos Unimog U 20 como veículos compactos com entrada baixa, aproximando-se das versões de motores mais fortes (U 318, U 423, U 430, U 527 e U 530). Nestas identificações, o primeiro número denota o tamanho (por exemplo, 4 corresponde ao atual Unimog U 400), enquanto os dois números seguintes correspondem aos primeiros dois números da potência, por exemplo, 23 para 230 hp.
Todos esses novos modelos Unimog estão sendo lançados com cabina panorâmica totalmente redesenhada e com novos sistemas hidráulicos de operação e força. Outro grande destaque é o sistema de tração sinergética, que permite a mudança da transmissão manual para a transmissão hidrostática durante a condução. Todas essas inovações trazem apreciáveis diferenças quanto à eficiência do Unimog.
O Unimog U 4000 off-road e o U 5000 também apresentam design mais avançado em detalhes importantes e agora são conhecidos pelos números de referência U 4023 e U 5023.
Para o Econic – as versões com chassis de 2 e 3 eixos agora com opções de tração 4x2, 6x4 e 6x2/4 com eixo eletronicamente direcionável para frente e eixos de arraste – o conceito da cabina de entrada baixa recebeu ainda mais recursos, com um grande número de inovações ergonômicas importantes. Além disso, o custo-benefício é claramente melhor, pois seu consumo de combustível e os custos de manutenção e reparo foram reduzidos. A carga útil permanece a mesma, mesmo sendo equipado com itens de maior peso para o atendimento do Euro 6.

Eficiência para enfrentar o futuro – BlueEfficiency Power
Dois motores da série BlueEfficiency Power, com designs radicalmente novos, garantem que o Unimog atenderá à norma de emissões Euro 6, ganhando, ao mesmo tempo, maior potência. O Econic também recebeu dois motores dessa geração: OM 934 e OM 936, com três versões de 4 cilindros e duas de 6 cilindros, cujos desempenhos vão de 115 kW (156 hp) a 260 kW (354 hp), com capacidades de 5,1 litros e 7,7 litros.
Os excelentes propulsores combinam o baixo consumo de combustível com gases de escape extremamente limpos, atendendo ao Euro 6. No caso do Econic foi possível reduzir o consumo em até 4%. Os motores, já utilizados com sucesso nos caminhões Antos e Atego, são muito convincentes, com potências e torques aprimorados e aceleração expressivamente melhorada em todas as marchas da transmissão.

Economia de espaço em chassis compactos
Também foi atribuída grande importância à economia de espaço nos aprimoramentos voltados ao atendimento dos padrões da norma Euro 6. Essa tarefa foi enfrentada pelos engenheiros como grande desafio, devido aos chassis compactos dos veículos Unimog e também ao conceito de entrada em piso baixo do Econic. Além da recirculação dos gases de escape, a solução envolveu um sistema que compreende outros itens, como filtro de material particulado, injeção de AdBlue e um catalisador SCR, entre outros.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Audi conquista vitória no "ensaio geral" para as 24 Horas de Nurburgring




A Audi teve mais um fim de semana de resultados positivos ao redor do mundo. A poucos dias do início do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, torneio que, pela primeira vez, terá uma equipe apoiada pela Audi Brasil, a marca das quatro argolas esteve no alto do pódio nos circuitos de Nurburgring e Oschersleben, duas das mais importantes pistas da Alemanha.

Na torneio que é considerado um "ensaio geral" para as 24 Horas de Nurburgring - conhecido como VLN Endurance Racing Championship -, os pilotos Marcel Fässler e Frank Stippler venceram a segunda etapa da temporada a bordo de um Audi R8 LMS ultra da equipe G-Drive Racing by Phoenix. Apesar das dificuldades impostas pelo clima - as temperaturas estiveram próximas de zero e os pilotos ainda enfrentaram chuva e neblina -, a dupla pulou da segunda posição para a vitória graças a um ritmo de voltas extremamente veloz e a uma perfeita estratégia de pit stops.

Pilotos Audi também tiveram sucesso na prova de abertura da ADAC GT Masters realizada no Motorsport Arena Oschersleben. Christopher Mies e René Rast conduziram o Audi R8 LMS ultra em uma prova dura na Alemanha, e venceram apesar da posição de largada pouco favorável - eles partiram do 15o posto no grid.


A corrida, de uma hora de duração, terminou com Rast ao volante. Foi ele o responsável pela ultrapassagem que deu a liderança à equipe, a dez minutos do final. Na segunda prova do fim de semana, a dupla abandonou devido a um acidente.

O ADAC GT Masters é a versão alemã do FIA GT3 European Championship, criado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e que deu origem ao Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Disputado desde 2007, o ADAC GT Masters reúne carros como Audi R8 LMS ultra, Chevrolet Corvette Z06-R, Dodge Viper Competition Coupe, Porsche 997 GT3 Cup, Ferrari F458 GT3, Lamborghini Gallardo GT3, Aston Martin V12 Vantage GT3, BMW Z4 GT3, Nissan GT-R GT3, McLaren MP4-12C GT3 e Mercedes-Benz SLS AMG GT3.

Fim de semana agitado - Além da disputa da prova de abertura do Brasileiro de GT no circuito de rua do Anhembi, a Audi Sports terá um fim de semana cheio de compromissos. No sábado serão realizadas a segunda etapa do FIA WEC, em Spa, na Bélgica, e a etapa de abertura do Campeonato Sueco de Gran Turismo, em Knutstorp. No domingo, começam o Campeonato Italiano de GT, em Misano, e a Audi R8 LMS Cup, em Zhuhai, na China. O dia 05 de maio marca, também, o esperado início da DTM no circuito de Hockenheim.

Citroën comemora um ano de Citroën Experience Centre Oscar Freire



A Citroën comemora em abril um ano de seu espaço-conceito, o Citroën Experience Centre Oscar Freire. A loja conceito da marca, localizada na Rua Oscar Freire, se tornou ponto de referência para quem passa pela badalada região dos Jardins, em São Paulo, tendo mais de 50 mil visitantes durante esse período. 
Inspirado no bem sucedido C_42, vitrine internacional da marca na Avenida Champs-Élysées, em Paris, o Citroën Oscar Freire é um espaço único de experiência com a marca, baseado na interatividade e no relacionamento, oferecendo inúmeras atrações, como um café, uma boutique e uma ativa área de eventos. “Conseguimos com o Espaço Citroën Oscar Freire permitir ao público a vivência da filosofia da marca, definida no universo Créative Technologie. Neste espaço, os visitantes podem vivenciar tudo que é tendência para a Citroën, tudo o que nos inspira”, explica Nivea Ferradosa, Diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

Para comemorar o aniversário a Marca traz a exposição de um veículo clássico que marcou época, o Traction Avant. O veículo está exposto desde o dia 18 de abril, ocasião do coquetel de lançamento do filme “Meu pé de Laranja Lima”, filme no qual o emblemático carro “11 ligeiro” tem participação importante. O carro, do ano 1948, pertence a um colecionador e ficará no espaço-conceito durante o mês de maio.
No mês de Maio, o Citroën Oscar Freire estará voltado para o cinema, na “season” Citroën au Cinema. Diversas ações estão programadas, como o Cine Clube Citroën, onde semanalmente terão exibições de filmes, seguidas de discussões sobre o tema. “Os filmes exibidos terão sempre a participação de algum carro da Citroën, fazendo a associação da marca com o cinema e mostrando que a Citroën e o cinema sempre caminharam juntos”, complementa Nivea Ferradosa. 

Retrospectiva do Espaço Citroën Oscar Freire
Neste último ano, muitas atrações passaram pelo Espaço Conceito Citroën Oscar Freire. Antes mesmo da inauguração, a Citroën já chamava a atenção para o espaço, com uma ação de Le Parkour com o Citroën 2CV e promotores caracterizados de James Bond e Bond Girl, simulando as perseguições dos filmes de James Bond, atraindo a atenção de quem passeava no local.
Eventos aconteceram relacionados aos pilares que sustentam o espaço como: Moda, Cultura, Música, Gastronomia e Créative Technologie. Os lançamentos da Linha DS - DS3, DS4 e DS5 – também foram realizados na Oscar Freire. Cursos, palestras e Workshops, como o do artista plástico francês Christian Boltanski, considerado um dos mais importantes nomes da arte internacional; o Wine & Art Portinari e o Workshop de Graffiti, em parceria com o Mube, atraíram um grande público para o espaço. 

Os cursos ministrados em parceria com a Escola São Paulo e a Aliança Francesa, além do workshop sobre Marketing de Luxo, em parceria com a Maison de Luxo /LMC, compuseram o leque de ativações, reforçando a vocação de espaço multicultural. Além destes eventos, o coquetel de comemoração dos 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte e o festival Harmonia dos Sabores, com o chef Patrick Ferry (do Hotel Sofitel), fizeram grande sucesso entre os convidados presentes.

A ação do Zenith Street Experience, na qual os visitantes podiam experimentar a sensação de dirigir o Novo Citroën C3 em um verdadeiro test-drive virtual, exemplifica a vertente de Créative Technologie que o espaço se propõe. 
“Conseguimos oferecer neste primeiro ano, um pouco de cultura, música, moda, arte e gastronomia, e contar um pouco mais da rica historia da Marca Citroen. E para os próximos meses, já temos uma programação intensa de ações planejadas”, complementa Nivea Ferradosa. 


"Kanaan é o Homem de Ferro", comenta recordista




Tony Kanaan e Jimmy Vasser
Recordista absoluto de largadas consecutivas na Fórmula Indy, com 211 participações seguidas, o americano Jimmy Vasser exaltou a marca que Tony Kanaan alcançará na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, no dia 5 de maio. 

No circuito do Anhembi, o baiano atingirá 200 participações ininterruptas na categoria americana, um número impressionante levando em conta as lesões corriqueiramente sofridas por pilotos. Para atingir o feito, inclusive, Kanaan terá de superar uma luxação no braço direito, causada após um toque do espanhol Oriol Servià durante uma estabanada tentativa de ultrapassagem na corrida de Long Beach. 

Vasser, um dos chefes de Kanaan (ele é sócio da equipe KV, ao lado de Kevin Kalkhoven), destacou a postura cavalheira do brasileiro nas pistas, o que possibilitou que a marca fosse atingida. "Você vai ter os seus deslizes e sofrer alguns acidentes, mas acho que Tony é um dos pilotos mais respeitados. Os outros pilotos olham para ele e sabem que podem se envolver em uma disputa acirrada e confiar", disse Vasser. 


Caso continue livre de acidentes sérios e lesões, Kanaan baterá a marca de seu chefe na etapa de Baltimore, no início de setembro. Vasser se mostrou honrado que o recorde seja superado pelo brasileiro. "Os recordes estão aí para serem quebrados. Combina mais com Tony ser o ‘Homem de Ferro’ do que com Jimmy Vasser", afirmou. 

A etapa brasileira da Fórmula Indy está marcada para o dia 5 de maio, às 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e do canal por assinatura BandSports. Além de Kanaan, mais dois brasileiros participarão da prova: Hélio Castroneves, que lidera o campeonato, e Bia Figueiredo.

Mobil 1 e Porsche GT3 Cup Challenge Brasil: uma dupla campeã nas pistas de corrida em 2013



Parceira oficial do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, a Mobil terá presença ainda mais atuante na categoria ao longo da temporada de 2013. Além de fornecer o lubrificante Mobil 1 para todos os carros das categorias Cup e Challenge, a marca fará ações específicas para o público, levando espectadores sorteados para uma "volta rápida" na carona dos Porsche 911 GT3 Cup (com um piloto profissional ao volante) e expondo a marca durante o final de semana de corridas. 

Segundo Taísa Prado, supervisora de suporte ao Marketing da Cosan Lubrificantes e Especialidades (empresa proprietária da Mobil no Brasil), a parceria envolve uma relação estreita com a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, além de divulgação da marca Mobil 1 e das ativações durante as etapas. A boa visibilidade da categoria é um dos atrativos que incentivaram o fortalecimento da parceria. "É uma excelente oportunidade de associar a imagem dos lubrificantes Mobil, que levam aos consumidores o que há de melhor em tecnologia e performance, a uma das montadoras mais cobiçadas e charmosas do mundo", explica. 

Taísa faz questão de enfatizar bom relacionamento entre as marcas: "A competição tem o grid composto por automóveis Porsche que utilizam o Mobil 1, líder mundial de lubrificantes 100% sintéticos para motores. Apoiar a Porsche Cup agrega ainda a oportunidade de comprovarmos a qualidade dos lubrificantes Mobil sob condições severas de uso dos motores".


Dener Pires, diretor da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, explica a preferência por Mobil 1 nas pistas: "Escolhemos os lubrificantes Mobil 1 porque eles entregam o melhor resultado em condições extremas. No nosso campeonato, são mais de 40 pilotos extraindo o máximo de performance dos Porsche 911 de competição em 9 etapas ao longo do ano. É um verdadeiro laboratório de desenvolvimento para a Porsche e uma prova de fogo para os lubrificantes da Mobil 1".

Para Silvana Pires, diretora administrativa da categoria, é natural a associação entre Mobil 1 e Porsche Cup. "São duas marcas premium com o mesmo público alvo. Lidamos com clientes com alto nível de exigência, que esperam a mesma performance das pistas em situações reais, do dia a dia. Por isso continuamos com um lubrificante sintético que supera as expectativas dos pilotos e de todo cliente que usa Mobil 1."

A ligação entre o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e a Mobil está alinhada com a parceria das duas empresas em nível internacional, inclusive em competições. Em 1998, a Mobil estava presente, como patrocinadora master e como fornecedora, na conquista da mais recente vitória da Porsche na classificação geral da 24 Horas de Le Mans. A marca de lubrificantes também conquistou títulos na Fórmula 1 como parceira de equipes como McLaren e Williams. 


Além da linha Mobil 1, a Cosan LE comercializa no Brasil, com a marca Mobil, produtos como óleos para engrenagens (Mobilube e Mobil Delvac Synthetic Gear), graxas (MobilGrease MP e Ronex MP) e fluídos especiais. Além de fornecer lubrificantes, a empresa é uma das patrocinadoras principais do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, tendo a logomarca Mobil 1 aplicada no para-brisa de todos os carros da categoria Cup. A marca Mobil se faz presente também em espaços de relacionamento e nos materiais de divulgação oficiais da competição.

"Para a marca Mobil, tão importante quanto apoiar a categoria é também ter a oportunidade de aproveitar as corridas para ativar o relacionamento com clientes. Eles fazem parte da nossa cadeia de valor e nada melhor que envolvê-los na rotina dos eventos", completa Taísa.

Gerente de Logística e Comércio Exterior assume na Dayco



Há cinco anos na Dayco, Aguida U. Cata Preta assumiu o cargo de gerente de Logística e Comércio Exterior da empresa. Sediada em São Paulo, a nova gerente será responsável por todo o processo de importação, exportação e logística de transporte nacional e internacional.

A executiva também terá a seu cargo os pedidos de importação e aquisição de matéria-prima, assim como coordenação para desembaraço aduaneiro das cargas e planejamento da produção das plantas de correias, tensionadores e polias.

Ainda faz parte das funções de Aguida, entre outras, a coordenação de compras, assegurando que estas estejam de acordo com os critérios e políticas estabelecidas pela empresa na área de suprimentos; e previsão do budget anual para os fornecedores nacionais e estrangeiros.

MAN Latin America prepara encarroçadores argentinos para transição ao Euro 5



A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, recebeu esta semana, pela primeira vez, em sua fábrica em Resende (RJ) alguns dos principais encarroçadores argentinos para apresentar em detalhes seu portfólio Euro 5. A nova legislação de emissões entra em vigor no país vizinho em 2014 e a ideia é antecipar sinergias e oportunidades de parceria para aumentar a participação dos chassis Volksbus no mercado argentino.
A exemplo do que já realiza no Brasil, a montadora vê esse relacionamento próximo como fator crucial para o sucesso em vendas de seus ônibus, uma vez que amplia o alinhamento dos projetos do chassi ao da futura carroceria, beneficiando o cliente. A estratégia contribui para esse maior intercâmbio de informações e facilita a comercialização de ambos os produtos.

Esse esforço inédito já mostrou seu potencial e expandiu o leque de oportunidades entre a montadora e encarroçadores. “A iniciativa é muito importante e pertinente para que possamos conhecer melhor a operação da MAN Latin Ameirca e de seus produtos, identificando futuras possibilidades de parceria na Argentina. A carroceria não é nada sem o chassi e vice-versa”, ressalta Héctor Rossi, da Carrocerias Lucero SRL e um dos participantes do encontro.

Em 2013, a MAN Latin America comemora 15 anos de presença de produtos Volkswagen e MAN no mercado argentino. E a montadora vem dedicando cada vez mais esforços para continuar a crescer sua participação no país vizinho.

Transição ao Euro 5 exige investimento também nas carrocerias
Pelo texto atual da legislação, os encarroçadores argentinos devem seguir o mesmo modelo adotado no Brasil. Ou seja, para cada novo veículo ou motorização, cumprirão o processo completo de homologação do projeto da carroceria. Esse desenvolvimento requer investimento e planejamento prévio e a parceria com a MAN Latin America vem para somar, suavizando a transição para essas empresas.

Encarroçadores reconhecem diferenciais do chassi VW
Entre as novidades apresentadas da linha Volksbus Euro 5, um dos destaques ficou por conta da motorização própria. O MAN D08, produzido no Brasil pela MAN Latin America, equipa alguns dos novos chassis e traz como grande diferencial o sistema de tratamento de gases EGR (de Recirculação de Gases de Exaustão), no qual não é necessária a adição do Arla 32 e não há interferência no encarroçamento do veículo.

INMETRO: DEZESSEIS MODELOS DA FORD JÁ RECEBERAM A MELHOR CLASSIFICAÇÃO EM ECONOMIA



A Ford tem dezesseis versões com a classificação A em consumo de combustível na lista divulgada pelo INMETRO, dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, conhecido como PBEV. Entre eles, o Novo Fusion Hybrid aparece como o carro mais econômico do País, enquanto o recém-lançado New Fiesta Hatch 2014 é o veículo automático com a melhor classificação.

A exemplo do que já ocorre no setor de eletrodomésticos, cada vez mais a etiqueta do PBEV vai servir de parâmetro para o consumidor conhecer os automóveis que têm os melhores índices de consumo e de emissões. A classificação do Programa de Etiquetagem Veicular vai de A a E, sendo A para o mais eficiente da categoria.

A participação das montadoras é voluntária. Os testes são feitos em laboratório, simulando as condições de rodagem do veículo na cidade e na estrada. Porém, como o consumo é influenciado por diversos fatores, como clima, topografia e tipo de condução, seus números servem apenas como referência de comparação entre os modelos.

Nova geração
A nova geração de veículos globais da Ford vem com uma característica que se tornará cada vez mais comum para os consumidores brasileiros: a etiqueta de eficiência energética que representa o melhor desempenho na categoria.

O Novo Fusion Hybrid, que será lançado em breve, obteve a marca de 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. O New Fiesta tem a melhor eficiência da categoria devido a seu conjunto mecânico formado pelo motor Sigma 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável e independente, que funciona com a moderna transmissão automática PowerShift.

Sustentável, esse motor flex dispensa o "tanquinho" de gasolina para partida a frio, é feito em alumínio e usa uma taxa de compressão otimizada (12:1), óleo de baixa viscosidade, pistões grafitados e tuchos polidos. A nova transmissão automática PowerShift de seis marchas e dupla embreagem - uma tecnologia inédita no segmento - também foi desenvolvida para avançar no desempenho e economia. Nessa versão, o New Fiesta faz 11,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, segundo a medição do INMETRO.

O Novo EcoSport 1.6 também recebeu nota A no ranking, com 10,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Entre os utilitários esportivos automáticos, a versão 2.0 PowerShift é a mais eficiente, com as medições de 9,7 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Na categoria 4x4, o Novo EcoSport AWD também é o campeão, com consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.

Padronização
O novo regime automotivo nacional, Inovar-Auto, estabeleceu como meta uma melhoria de 13,6% no consumo de combustível dos veículos até outubro de 2017, em comparação com os números de 2012.

"A economia de combustível é uma prioridade em todos os lançamentos da nova geração global da Ford e será um item cada vez mais valorizado pelo consumidor", diz Andre Leite, gerente de Produto da Ford. "Nossa meta é sermos líderes, ou estar entre os líderes, em todos os segmentos em que a marca está presente. O programa de etiquetagem é uma ferramenta importante nesse sentido, porque padroniza as medições e permite uma comparação transparente para o mercado". 

AGRALE ENTREGA TRATORES PARA O PROGRAMA ESTADUAL IRRIGANDO A AGRICULTURA FAMILIAR




A Agrale realizou a entrega de seis unidades do trator BX 6150 adquiridos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) para o programa Irrigando a Agricultura Familar. No evento, realizado no Palácio Piratini, estiveram presentes o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o secretário de Estado, Ivar Pavan e o gerente de vendas da Agrale, Silvio Rigoni.
Lançado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o programa Irrigando a Agricultura Familiar é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar. Tem como objetivo beneficiar exclusivamente agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, aquicultores na construção de estruturas de armazenagem de água, implantação de sistemas de irrigação, perfuração e instalação de poços artesianos comunitários, instalação de redes de distribuição de água e qualificação dos beneficiários em uso racional de recursos hídricos.

Os tratores Agrale BX 6150, entregues para o programa, possuem motor MWM de 140 cv de potência e levante hidráulico. Ideal para médios e grandes produtores, o modelo é robusto e permite alta produtividade com baixo consumo de combustível, baixo custo operacional e pode ser usado em diferentes aplicações durante todo o ano. Por estas características e sua versatilidade, o trator Agrale BX 6150 foi escolhido pelo programa.

domingo, 28 de abril de 2013

Daniel Serra ganha corrida da Stock Car em Tarumã



Daniel Serra desembarcou líder no Rio Grande do Sul e saiu mais líder ainda. Na manhã deste domingo, o piloto da Red Bull Racing venceu a terceira etapa da Stock Car, realizada no tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, e festejou sua quinta vitória na categoria - a segunda seguida na temporada - e ainda ampliou de um para nove pontos a vantagem na briga pelo título de 2013. Agora, ele tem 65 pontos contra 56 de Cacá Bueno e de Ricardo Maurício, o terceiro na corrida, atrás de Thiago Camilo, o segundo. 

O filho do tricampeão da Stock Car, Chico Serra, utilizou uma estratégia ousada. Ele largou na pole, fez muitas voltas praticamente em ritmo de classificação para abrir vantagem para o segundo colocado - então o pentacampeão Cacá Bueno -, parou para reabastecer e trocar três pneus e ainda assim saiu na frente. Para completar a emoção, um acidente com Denis Navarro provocou a entrada do Safety Car e a relargada foi dada faltando uma volta para o final, que ficou sem mudança nas três primeiras posições. 


``A equipe fez um trabalho excelente. Agora é curtir um pouco esta vitória e a liderança, para depois já começar a pensar em Salvado. A largada faltando uma volta só para terminar foi muito tensa e ainda cometi um erro numa das curvas. Felizmente deu tudo certo``, disse Daniel Serra.

Thiago Camilo, que continua a lamentar o abandono na abertura da temporada, em Interlagos, relatou bem a visível diferença entre os outros carros e os da Red Bull Racing.


``Fomos os primeiros dos mortais. Durante os treinos percebemos que seria difícil superar os carros tanto do Serrinha quanto do Cacá. Foi um bom trabalho da equipe. Larguei em quinto, logo pulei para quarto e depois aconteceram muitas trocas de posição.Vi o erro do Daniel, no final, mas não deu para fazer nada``, completou Thiago.

Único piloto a marcar presença no pódio das três etapas, Ricardo Maurício se disse feliz com a importante regularidade que, mesmo sem vitória, o levou à vice-liderança do campeonato.


``Acho que estou sempre tentando ganhar corridas, mas ultimamente está batendo na trave. Três provas com três pódios é muito bom. Afinal, foram dois terceiros e um segundo lugar. É uma média boa, mas ainda falta o primeiro``, finalizou Ricardinho, campeão de 2008 e vice em 2012.

Tuka Rocha bateu e capotou na volta de alinhamento e sequer largou. Um dos destaques da prova foi o gaúcho Vitor Genz, que largou em 29º e terminou na 19ª posição, marcando seu quinto ponto na sua temporada de estreia da Stock Car. Rubens Barrichello saiu na 30ª colocação e cruzou a linha no 20º lugar.

Resultado da terceira etapa da temporada da Stock Car:

1) Daniel Serra (Red Bull Racing), 36 voltas em 42min18s842
2) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 1s422
3) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 3s302
4) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 4s492
5) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 4s713
6) Julio Campos (Prati Donaduzzi), a 4s719
7) Valdeno Brito (Shell Racing), a 5s260
8) Allam Khodair (Vogel Motorsports), a 7s746
9) Duda Pamplona (Officer Pro GP), a 7s929
10) Sérgio Jimenez (Voxx Racing), a 8s056
11) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 8s107
12) Luciano Burti (Boettger Competições), a 9s656
13) Max Wilson (Eurofarma-RC), a 9s961
14) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi), a 10s161
15) Fábio Fogaça (Vogel Motorsports), a 11s034
16) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 11s483
17) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer), a 12s129
18) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer), a 12s341
19) Vitor Genz (Gramacho Competições), a 14s082
20) Rubens Barrichello (Full Time), a 14s389
21) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 14s812
22) Popó Bueno (Shell Racing), a 17s472
23) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 18s038
24) David Muffato (Carlos Alves Competições), a 18s502
25) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 18s665
26) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 1 volta
27) Denis Navarro (Voxx Racing), a 6 voltas
28) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 32 voltas
29) Felipe Lapenna (Hanier Racing), a 35 voltas
30) Tuka Rocha (BMC Racing), a 36 voltas
31) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), a 36 voltas
32) Diego Nunes (RC3 Bassani), a 36 voltas
33) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 36 voltas

Melhor volta: Daniel Serra, 1min03s160, média de 173,22 km/h

A próxima corrida da Stock Car, a quarta etapa, está marcada para dia 19 de maio no circuito de rua Salvador, situado no Centro Administrativo Baiano (CAB).