570 hp (419 kW) de potência, aceleração de 0 a 100
km/h em 3,4 segundos: o Audi R8 LMX (12,9 litros de combustível por
100 quilômetros [7,8 km/l]) proporciona uma performance alucinante, aliada a
uma tecnologia inovadora. Produzido em edição limitada, o carro é o
primeiro automóvel de produção em série no mundo equipado com faróis altos a
laser.
O R8 LMX já pode ser encomendado e chegará às ruas durante o verão
europeu (entre o final de junho e setembro). A Audi é líder no
desenvolvimento de tecnologia de iluminação automotiva. Em 2008, o Audi
R8 tornou-se o primeiro carro de série no mundo a usar faróis totalmente em
LEDs. Em 2012, ganhou também sinalização de curvas dinâmica. A Audi
lançou um novo capítulo em iluminação automotiva com os faróis Matrix LED, que
estrearam na versão atualizada do A8 em 2013. A marca dos quatro anéis agora dá
partida ao próximo estágio dessa tecnologia no R8 LMX: o uso do laser nos
faróis altos. Isto amplia o alcance luminoso significativamente, o que é ideal
para um supercarro como o R8 LMX.
Os engenheiros da Audi trabalham em estreita colaboração
com seus colegas especialistas em corridas no desenvolvimento de tecnologias de
iluminação. A combinação de LEDs e fachos altos a laser, por exemplo, será
usada pela primeira vez no Audi R18 e-tron quattro na 24 Horas de Le Mans, nos
dias 14 e 15 de junho próximos. A marca premium mantém assim sua tradição
de usar o automobilismo esportivo para testar novas tecnologias destinadas à
produção.
Com os novos faróis a laser, um módulo emissor de laser instalado em cada farol gera um cone de luz com o dobro do alcance obtido nos faróis totalmente a LEDs. Cada módulo compreende quatro diodos emissores de laser de alta potência. Com apenas 300 milésimos de milímetro de diâmetro, eles geram um facho de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros.
Um conversor de fósforo transforma este facho em luz adaptada para o
uso em estrada, com temperatura de cor de 5.500º Kelvin, equivalente à da luz
solar - condição ideal para o olho humano, que permite ao motorista reconhecer
com maior facilidade os contrastes e ajuda a evitar o cansaço. O ponto
luminoso a laser, que é ativado em velocidades a partir de 60 km/h, suplementa
o facho de LEDs no R8 LMX e amplia muito a visibilidade e segurança. Um
sensor inteligente baseado numa câmera detecta a aproximação de outros usuários
da via e ajusta automaticamente a distribuição da luz para excluí-los.
O Audi R8 é o dinâmico modelo topo de linha da
Audi. Seu motor central de alta rotação, a suspensão com braços duplos e
a carroceria de alumínio com estrutura espacial ASF (Audi Space Frame) são
fortemente baseados na experiência das corridas. O Audi R8 LMX é oferecido na
versão cupê, numa série limitada a 99 exemplares. Com 419 kW (570 hp) e 540 Nm
de torque, o motor V10 de 5,2 litros leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 3,4
segundos. A velocidade máxima é 320 km/h e o consumo médio de combustível,
12,9 litros por 100 quilômetros percorridos (299 gramas de CO2 por quilômetro).
A compacta transmissão S tronic, com sete marchas, transfere a força do motor
para o sistema quattro de tração permanente nas quatro rodas. As rodas de 19
polegadas são conjugadas aos discos de freios de cerâmica, que na frente têm
380 milímetros de diâmetro. As pinças de freios de alumínio anodizado vermelho,
brilham por trás do design exclusivo das rodas. O R8 LMX é equipado com pneus
235/35 R 19 na dianteira e 305/30 R 19 no eixo traseiro.
O novo modelo topo de linha destaca-se visualmente pela
exclusiva pintura customizada desenvolvida pela Audi, na cor Azul Ara, com
efeito cristal. Um grande defletor de ar fixo aumenta a força vertical sobre o
eixo traseiro. Como o "lábio" do defletor dianteiro, as aletas nas
extremidades, a tampa do compartimento do motor, as saias laterais, a asa traseira
e o difusor, ele é feito de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), com
acabamento fosco. A grade Singleframe (com moldura única), as grades das
entradas de ar na dianteira e a grade de saída na traseira têm acabamento cinza
titânio. O sistema de escapamento esportivo tem ponteiras em preto
brilhante.
As linhas dinâmicas se estendem ao interior preto do
carro, que também apresenta detalhes em azul. Os bancos tipo concha rebatíveis
são forrados de couro Fine Nappa, com padrão diamantado Azul Sepang. A forração
dos encostos tem acabamento em Azul Ara. Costuras pespontadas em Azul Sepang
criam u contraste sutil e estão presentes também na alavanca do freio de
estacionamento, console central, volante e no conjunto de instrumentos
combinados. O forro do teto em Alcantara preto e os painéis das porta com
acabamento em couro Fine Nappa também recebem o padrão diamantado em Azul
Sepang presente nos bancos.
Detalhes sutis estão em todo o interior do carro. O carbono fosco é usado nas coberturas do console sobre o túnel central e na alavanca do freio de estacionamento, nos insertos nas portas e no arco ao redor do cockpit.
Insertos de alumínio iluminados trazendo o número da edição
limitada estão integrados ao acabamento em fibra de carbono das soleiras das portas.
O couro Nappa também adorna a alavanca seletora do câmbio S tronic e as
almofadas para os joelhos. Os sobretapetes têm bordas pretas e costuras
em Azul Sepang.
O Audi R8 LMX chegará às ruas durante o verão
europeu. O preço base, na Alemanha, é de aproximadamente € 210 mil.
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