O complexo
industrial da GM em São Caetano do Sul completou nesta quarta-feira, dia 12 de
agosto, 85 anos como a mais longeva do setor no país. A fábrica inaugurou
recentemente um dos mais modernos centros logísticos de recebimento e
sequenciamento de materiais do mundo e agora se prepara para receber novos
investimentos. Até o fim do ano, a unidade inicia a produção de veículos
Chevrolet com tecnologias inovadoras que ampliarão a integração entre
motorista, smartphone e o carro de uma forma sem precedentes em produtos
nacionais.
“A história da fábrica de São Caetano do Sul está profundamente ligada à
trajetória de nove décadas da GM no Brasil. A sede da empresa no país foi e
continuará sendo uma unidade estratégica para a companhia, graças ao apoio
dos trabalhadores e da comunidade locais”, destaca Luiz Carlos Peres,
vice-presidente de manufatura da GM da América do Sul. A unidade de São
Caetano do Sul abriga também o centro tecnológico e o administrativo da
empresa.
O complexo foi inaugurado em 1930. No início, montava apenas alguns poucos
furgões por semana, isto devido a tecnologia disponível na época. Hoje, com
mais de 290 mil m², a instalação tem capacidade produtiva superior a 50
carros por hora e faz cinco modelos Chevrolet: Cobalt, Spin, Cruze Sedã,
Cruze Hatch e Montana. Maquinários robotizados de última geração ajudam a
garantir os níveis globais de qualidade exigidos pelo mercado.
O primeiro automóvel de passeio nacional produzido em São Caetano do Sul foi
um Opala quatro portas ano 1968. De lá para cá, mais de 6 milhões de veículos
foram feitos no complexo industrial, que passou por diversas expansões para
poder acompanhar o processo de ampliação e modernização da linha Chevrolet no
país. Vários outros ícones da indústria automobilística nacional saíram desta
fábrica, como o Monza, o Vectra e o Omega -carros que marcaram época pelo seu
pioneirismo e inovação.
O MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais
Produtivos, a mais recente expansão dentro do complexo industrial da empresa
em São Caetano do Sul, utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para
os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a
produtividade.
O novo prédio
ocupa uma área de 30.000 m² e movimenta diariamente cerca de 1,4 milhão de
componentes, entre peças de acabamento, de tapeçaria e mecânicas destinadas
ao abastecimento da linha de montagem local.
O novo centro de armazenagem e abastecimento de componentes tem o dobro da
capacidade de estocagem em relação ao anterior e possui ainda um sistema
gerenciador de endereçamento de materiais mais eficaz.
Essa combinação de
fatores faz do MASC de São Caetano do Sul o mais moderno do gênero na GM e
serve de molde para as futuras unidades da companhia no mundo.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é vinculado a à Secretaria
de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, deu todo o suporte à fase de
desconstrução, possibilitando que entulhos fossem reciclados e aproveitado na
nova própria obra, reduzindo o impacto ambiental.
As obras duraram cerca de três anos e foram realizadas sem que houvessem
interrupções da produção na unidade durante o período. Tanto a demolição do
antigo prédio como a construção do novo centro logístico da GM foi pautado
pela sustentabilidade, como toda a operação da fábrica.
Cronologia:
• Em agosto de 1930 é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul
como alternativa aos galpões que a GM alugava no bairro do Ipiranga, na
cidade de São Paulo, para confeccionar furgões.
• Em 1934,
saía da fábrica de São Caetano do Sul o primeiro ônibus com carroceria de
madeira feito no Brasil.
• Em meados da
década era visível a consolidação da industrial em São Caetano do Sul,
agregando à sua volta um número crescente de casas, ruas e bairros onde
moravam boa parte dos trabalhadores. De área desabitada, o local virou um
município, emancipado em 1948.
• Durante o
período da II Guerra Mundial, a GM participou do esforço militar na produção
de veículos e material bélico, tendo sido produzidos mais de 2.000 veículos a
gasogênio para uso civil.
• Os ônibus
tornaram-se, nos anos do pós-guerra, uma das demandas prioritárias do país como
transporte de massa. Em 1948, a GM produziu o primeiro deles com carroceria
inteiramente metálica. Nesta época, o país possuía uma frota de 500 mil
veículos – média de um para cada 100 pessoas.
• Em 1956 a
companhia iniciou o programa pioneiro de nacionalização de caminhões.
• Em novembro
de 1968, é lançado o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no
Brasil, o Opala, com quatro portas. Para montá-lo, a fábrica passou por
ampliações.
• Em setembro
de 1979, a unidade de São Caetano do Sul comemorou a produção do veículo de
número 1,5 milhão.
• Em 1982, o
complexo inicia a confecção do Monza, que poucos anos depois se tornaria o
modelo mais vendido do mercado nacional por três anos consecutivos, um feito
não alcançado por nenhum outro carro de sua categoria até os dias atuais.
• Em abril de
1992, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a
marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas, dando lugar ao Omega.
• No mesmo
ano, a fábrica de São Caetano do Sul coloca em funcionamento a sua estação de
tratamento de efluentes industriais oleosos.
• Em novembro
de 1993, durante a visita do então presidente mundial da General Motors
Corporation, Jack Smith Jr., a GM comemora a produção do Chevrolet número
5.000.000, um Vectra GSi, versão esportiva do modelo recém-lançado e também
feito na unidade do ABC.
• Em setembro
1998 é o Kadett que deixar de ser fabricado em São Caetano do Sul para o
início da produção do Astra, que seguiu em linha até 2011, assim como o
Vectra.
• Em 2008, com
mais uma expansão da fábrica, novos funcionários precisaram ser contratados e
é aberto um terceiro turno de produção.
• De 2010 a
2011, a unidade de São Caetano do Sul passou por uma grande reformulação e
iniciou a fabricação da Nova Montana, do Cobalt e do Cruze Sedã.
• Em 2012 o
Spin e o Cruze Hatch chegam para completar a nova linha produtos da fábrica.
• Em 2014 o
complexo atinge 6 milhões de carros produzidos, um recorde histórico para a
GM na América do Sul.
• Em janeiro
2015, a GM completa 90 anos de Brasil e inaugura em São Caetano do Sul o
MASC, novo Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais da
fábrica.
Confira os
principais modelos fabricados em São Caetano do Sul desde sua inauguração:
- Opala
- Monza
- Omega
- Vectra
- Corsa
- Kadett
- Astra
- Montana
- Cobalt
- Cruze
- Spin
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