De médico e mecânico todo mundo tem um pouco. Bem que a
frase original pode não ser assim, mas poderia. Todo mundo sabe que brasileiro
é apaixonado por carro e consequentemente por mecânica, então não adianta, tem
sempre aquele amigo, colega, que entende de automóvel mais que todo mundo, mas
será que ele realmente é o “sabe tudo”?
Preparamos um verdadeiro e
falso onde até mesmo quem sabe tudo sobre carros vai se surpreender com algumas
respostas. Hora de você mostrar que também entende de automóvel!
Veículo com rodas maiores
aumentam a velocidade? Começamos fácil hein? Isso parece lógico. Carros com uma
circunferência maior de pneu devem ser mais rápidos com a mesma quantidade de
rotações do eixo, mas não é verdade. Testes revelam que numa arrancada para
atingir 100 km/h, os pneus maiores até levam vantagem porém, ao percorrerem 400
metros, o veículo com rodas de 15 polegadas chega primeiro quando comparado a
um mesmo veículo com rodas de 19 polegadas.
Frequentemente mais caros, os
carros com tração nas quatro rodas normalmente são mais seguro? Nem sempre, mas
frequentemente – portanto, verdadeiro. Acontece que veículos com tração nas
quatro rodas oferecem melhor segurança ativa e tração mais confiável em quase
todas as situações. Mas quando o assunto é frenagem, todos os carros são
iguais, então, nada de fazer aquela curva com o dobro da velocidade em seu
veículo com tração nas quatro rodas. Isso por ser muito perigoso!
A próxima você vai acertar! É
muito comum a afirmação que a transmissão automática consome mais combustível,
principalmente para os veículos com dez, doze anos de existência. Quando
verificamos as mais atuais com transmissão de dupla embreagem, sem
interferência na força de tração e melhor eficiência na troca das marchas por
meio de seus dispositivos eletrônicos, o que era verdadeiro no passado agora é
falso no presente.
Talvez o preço seja um bom
indicativo na afirmação que um litro de gasolina seja mais pesado que um litro
de água. Mas na verdade... a gasolina, apesar de seu alto poder calorífico é
mais leve e tem densidade menor que a da água, o que a faz flutuar em poças
sobre a água. Considerando a temperatura de 15ºC, um litro de gasolina pesa
entre 720 g e 775 g. Um litro de diesel pesa entre 820 g e 845 g. Por outro
lado, a água pesa quase 1 kg.
Já estou vendo que domingo vai
ter muita gente mostrando que sabe muito mais sobre automóvel e mecânica
durante o almoço familiar! Isso é muito bom. Vamos para mais algumas?
Não vá ficar tirando onda do
seu primo que chegou suado dirigindo seu carro simplesmente pela razão do
modelo ter a cor preta. Será que realmente os carros pretos ficam mais quentes
no calor? Podemos afirmar que sim, mas o aumento da temperatura no interior de
veículos escuros expostos ao sol é somente um pouco maior do que em carros de
cor clara. Variando entre um ou dois graus. Quando consideramos as pinturas
mais modernas, a diferença é quase imperceptível. A área de superfície geral, o
ângulo, a tonalidade e a qualidade dos vidros, assim como os encaixes no
interior, são muito mais importantes.
Começou a chover e na sua
frente vai um veículo com pneus largos, o que remete logo ao aspecto de melhor
segurança, certo? Errado! Como temos uma maior área de contato, os pneus largos
oferecem melhor controle de tração, mas na hora da chuva, considerando a
distribuição do peso do carro por toda área do pneu maior, há um risco de se
perder a aderência mais rapidamente em ruas molhadas. Mas também não é algo tão
falso assim, pois com a alta tecnologia aplicada nos pneus atuais, essa
diferença é mínima.
Fique atento! O tanque de
combustível já está na reserva e como a chuva não parou ainda, será que você
precisa se preocupar com o aumento do consumo de combustível, simplesmente pela
razão de dirigir na chuva? Claro que sim! A chuva tem um impacto enorme na
física de dirigir e, portanto, no consumo de combustível. O motivo? Os pneus
precisam deslocar a camada de água na rua, exigindo mais potência do motor.
E como agora tudo que se fala
é crise, observei que existe um anúncio de venda do seu veículo nos vidros
laterais. Quer saber de algo mais? Ao chegar na sua casa aproveite o banho de
chuva que seu carro levou e complete a limpeza. Pesquisas comprovam que
veículos em boas condições são vendidos mais rapidamente e por um valor maior do
que os sujinhos. Preste atenção no polimento da pintura, conserto de pequenas
avarias e limpeza do estofamento.
Mas se você fuma, não adianta
colocar café ou mesmo arroz para combater o cheiro de cigarro. Eles não vão
solucionar o seu problema no interior do veículo. Profissionais utilizam
ozônio. O serviço consiste em vedar completamente o automóvel e através de um
dispositivo especial é introduzido o ozônio. Durante o período de 24 horas o
gás remove odores de longo prazo.
Então é isso, fique esperto na
hora de conhecer mais sobre seu automóvel e mecânica. Nunca aceite sugestões de
frentistas de postos falando que seu veículo precisa desse ou daquele produto,
que é necessário completar o nível de qualquer fluido. Na dúvida, procure a
assistência técnica e o manual do proprietário com as especificações do
fabricante. Até a próxima!
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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