Tiro
n’água: Fiat não comprou fábrica do jipe Stark
Notícia chegou
por revendedor de outras marcas: a Fiat estaria comprando a TAC – Técnica
Automotiva Catarinense -, pequeno fabricante do bem formulado jipe Stark. Havia
coerência. Complementaria o leque de produtos da empresa, atendendo a pedidos
da rede de concessionários, com inveja do Renegade e seu sucesso, da Jeep,
marca irmã.
Adicional e
favoravelmente à possibilidade, a FPT, uma das empresas sob a frondosa árvore
da FCA NV, nova sociedade formada por Fiat SpA e Chrysler Automobiles LLC,
fornecia o motor. E mais, para implementar o negócio, investimento não seria
expressivo, mas coisa de pequena monta e bons resultados. A TAC, empresa
pequena, criada em Santa Catarina com inversões oficiais e de empresários, lá
não dera certo, transferindo-se para Sobral, no Ceará, com a mesma fórmula de
auxílio de erários: Prefeitura e Estado.
Especificamente a primeira por cessão
de galpão provisório e área, facilidades como instalações, arruamento, isenção
de IPTU. Em âmbito do governo estadual, subscrição por aporte de capital vivo
adquirindo quase 15% da empresa, vantagens de ICMS. Se estava em dificuldades,
como sempre esteve, seria negócio com pouco desembolso, barato.
Na conta de
possibilidades para motivar ir atrás do assunto, argumento contrário, a
diferença do processo de manufatura – fazer carros em plástico reforçado com
fibra de vidro é inteiramente diverso do fazê-los com uso de chapa estampada. É
uma outra operação e no caso, a solução é operar em área isolada para não
misturar pessoas e processos. Como no caso.
Havia coerência,
embora eu me perguntasse se o Cledorvino Belini, presidente da
FCA, presidente da FCA para a América Latina, membro do conselho mundial,
e iniciando desacelerar para merecida aposentadoria, iria agregar um pequeno
negócio, necessitando equações financeiras, operacionais, revisão de todos os
sistemas para entrar no grande controle operacional, administrativo e
financeiro Fiat/Chrysler, e ter como resultado final pequena produção e lucros
percentualmente bons, embora numericamente reduzidos.
Caminho
Entendi poder
haver possibilidade. Jornalistas e colecionadores de automóveis tem pontos em
comum, além da credulidade passiva: vão atrás de estórias para materializá-las
em histórias. Fui e iniciei a peregrinação.
No Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, informaram nada haver de
oficial. Parecia razoável pois, afinal, a TAC não contava com incentivos
federais, apenas estaduais e municipais. Segundo passo, liguei para o Ceará,
para jornalista especializado. Talvez pelo entusiasmo estadual bombando pelo
crescimento da a Troller, informava nada saber, exceto da operação em Sobral e
da implantação dos galpões definitivos. Achei interessante e fui conferir o
noticiário, entretanto nada atualizado, apenas tratava da transferência da
marca para o Ceará e os bons resultados a trazer para o estado. Mau sinal.
Fui às fontes do
varejo. Concessionário Fiat bem articulado disse-me, ouvira dizer, e ficara
satisfeito. Afinal, se a Jeep, um dos braços, como a Fiat, da frondosa árvore
da FCA, lançara o Renegade, agregar o Stark dentre os produtos disponíveis para
venda pela rede Fiat seria um bom ganho. No outro lado,
contatei revendedor Troller. Reação construtiva, encontrei-o preocupado.
Afinal, o novo produto da pequena marca absorvida pela Ford multiplicou as
vendas, em especial porque em termos de habilidades o Troller em muito supera o
Renegade em habilidades fora de estrada. Ponderou, com rede de revendedores
forte, maior, aguerrida como a da Fiat, um Stark Fiat seria concorrente muito
incômodo num momento delicado. Como parâmetro o Troller, com o modelo atual é
exceção no mercado, vendendo bem mais durante a atual crise relativamente ao
modelo e ao período econômico anterior.
Notícia
prometia. Mantive o caminho, pois queria o furo jornalístico,
fazer uma dobradinha. Afinal, foi desta Coluna o trabalho de
levantamento de informações, as negativas e até, ante incontestável, a
antecipação sobre a aquisição da Troller pela Ford, costurada com sutileza e
arrematada durante as festas de final de ano.
Procurei
o revendedor TAC em Brasília, o Jucimar da Local Sales. Não era mais. Este
povo é muito atrapalhado, disse.
Fui atrás do
polo passivo da ação. Os telefones em Santa Catarina constantes em minha agenda
não atendiam; o ex executivo maior já não o era; e chamei outra fonte local.
Disse-me ter a TAC saído do condomínio empresarial onde operava, deixando para
trás alugueres não pagos.
Mudara-se para
Sobral, Ce, cidade interessada em industrializar-se. Localizei o órgão
municipal encarregado da atividade, a Secretaria de Tecnologia e
Desenvolvimento. A atendente escafedeu-se em responder, assumiu-se como último
degrau, colocou a trava na porta. Procedimento sugeria 50% de chances para o
negócio ser verdadeiro – normalmente nestes assuntos há cláusula de sigilo, e
tal procedimento aí se enquadraria.
Consultei o
Arthur Mendes, assessor de imprensa da Fiat. Era domingo e assunto novo.
Respondeu na segunda feira: nada havia de apurável. No périplo busquei a FPT,
empresa da mesma FCA tutora da Fiat, fornecedora do motor. Diferentemente da
empresa maior, a assessora de imprensa não tinha tempo, não explicou e não
retornou. Manteve-se a dúvida: não sabia ou nada havia ?
Procurei ex
ocupante da cadeira, que agiu e logo assessoria externa da assessora se
manifestou, e questionada sobre o volume de motores fornecidos à TAC, voltou
com informação: 1.000. E dado adicional: todos pagos. Entretanto, quanto ao
período, nada.
O
caminho se afunilava e sobrou o óbvio, o comprador. Mandei mensagem por
telefone ao capo de tutti capi, o mandão geral na empresa.
Cledorvino Belini, respondeu rápida e objetivamente: Desconheço.
Lições
Lamentável. A
TAC sobreviveria se adquirida por empresa maior; haveria mais um produto de
lazer e 4x4 no mercado; e no Ceará mais empregos e uma segunda indústria
automobilística no estado – a Troller é a primeira a dar certo. Antes a Gurgel
tentara, acreditara na adesão do estado, comprou uma fábrica de transmissões,
levou para lá, o apoio não veio, inviabilizou-se. De tudo, gerou esta notícia,
captou um dado a servir de informação histórica neste país sem história: à
falta de outros, aflorou um dado ficará sobre a produção do Stark: milhar de
unidades. No escaninho das curiosidades sobre eficiência em estrutura
empresarial, o nº 1 da holding responde na hora. Já a tal
assessora, delongou e até hoje aguardo-a para saber qual o período de fornecimento
dos motores FPT ao Stark. Jornalistas e colecionadores de automóveis perseguem
histórias, sejam por notícias, sejam por veículos antigos e, infelizmente, os
resultados positivos são inferiores ao êxito. Mas para ambos valem o resultado
paralelo: fazer novos conhecimentos, marcar espaço no assunto, conseguir novas
fontes de informação. Sem comprador a TAC fechou.
EcoSport
contrataca
Ford
tem pronta e iniciando produzir para formar estoques, iniciando vender em
outubro nova série do seu festejado EcoSport. Marca uma nova etapa na vida do
produto, e a diferença está no grupo motopropulsor, o conjunto motor e câmbio,
agora tecnologicamente alinhado com os Fiesta, produzidos na mesma linha
industrial em Camaçari, Ba.
Motor
e câmbio do Fiesta são a última geração de desenvolvimento da marca para
aplicação na América do Sul – em outros mercados há versões com turbo, as
chamadas EcoBoost. Motor se chama Sigma e tem 4 cilindros, bloco, carter e
cabeçote em alumínio, desloca 1.600 cm3, emprega 4 válvulas por cilindro, válvulas
reguláveis por demanda, produzem 125/130 cv e 15,4/16 m.kgf em torque, com
gasálcool ou álcool.
A transmissão,
ponte para fazer o movimento chegar às rodas dianteiras, é a publicitariamente
chamada de PowerShift, e indica uma caixa mecânica, com dois eixos e
duas embreagens, permitindo uso sem pedal de embreagem ou alavanca de marchas,
e sendo chamada de caixa automática.
Não é decisão
ante a surpresa de disputar liderança no segmento com o Renault Duster, e de
ambos perderem-na para Honda HR-V e Jeep Renegade. Já estava no programa há
tempos. A empresa já tem em testes o próximo Eco, marcado por mudanças
estéticas. Coisa pronta. Tanto, João Marcos Ramos, ex líder de estilo da Ford
Brasil, responsável pela equipe geradora dos recentes Eco, Ka, caminhões, foi
transferido para ser chefe em acabamentos internos na matriz Ford nos EUA.
O apelo com o
novo casamento é oferecer o EcoSport com transmissão moderna, ao preço dos
concorrentes com caixa mecânica de marchas.
Picape
tripartite chega rápido
A iniciativa de
Renault, Nissan e Mercedes-Benz em ter picape a partir de base comum, apenas
com mudanças caracterizadoras em suas marcas, anda mais rápido que o sugerido
na difícil confirmação da notícia, e ao anúncio do chassi básico Nissan,
exibido em junho no Salão de Buenos Aires. Renault e Nissan terão seus modelos
no Salão de Frankfurt, setembro. Mercedes, não.
Única detentora
de tecnologia na área, produzindo o Frontier, a Nissan sedimenta mais
conhecimento relativamente aos associados e, com tal expertise e para ganho de
produtividade, fornecerá o chassis rolante – motor, câmbio, suspensão, direção,
eixos. Motor será novidade, com cilindrada reduzida, dos atuais 2,5 litros para
2,3 litros, já enquadrado na nova norma de emissões Euro 6, e potência de 160,
com um turbo, e 190 cv, com dois sopradores. Torque, medida mandatória para
estes veículos, não informado, mas dado importante, o consumo, dito como 24%
menor ante a versão atualmente vendida no Brasil.
No caso da
Nissan, conteúdo com cuidados de confortos eletrônicos, luzes em LEDs. Renault
fará pré apresentação mundial uma semana antes da mostra europeia, porém
Mercedes mantém cautela. Não mostrará sua versão.
Por aqui
A união sul
americana funcionará, como a Coluna explicou ao antecipar
mundialmente a notícia, produzindo os picapes na fábrica Renault em Córdoba,
Argentina. Dali sairão, em 2017, os Renault e os Nissan. Parte Mercedes sem
informação, exceto início de vendas, em 2018.
Roda-a-Roda
Versão – Diesel,
agora opção entre os Range Rover Sport. Fornecido pela Ford, o V8 de 4.400 cm3
entrega 440 cv de potência e torque de caminhão: 740 Nm. Engatado numa
transmissão automática com oito velocidades, faz de 0 a 100 km/h em 6,9s e tem
corte de injeção de combustível a 225 km/h.
Mudança – É
o mais ágil e disposto Range, integrando a nova geração, produto de coragem dos
engenheiros ingleses, e generosidade administrativa da indiana Tata,
controladora da marca, permitindo-lhes manter a britanicidade dos projetos sem
interferir. O Sport tem enorme conteúdo em alumínio, baixando inacreditáveis
450 kg em relação ao modelo anterior.
Forte – Sem
trocadilhos, versão do Ford Focus, o ST, com motor 2.0 EcoBoost – turbo – e kit
de controle e mapeamento da injeção, chega a 279 cv de potência. Motor se
oferece em versão básica e 240 cv. Ajuda a compor a ideia do automóvel rápido,
seguro e durável.
Enfim –
Após adiar por quatro meses o surgir dos novos Sorento e Carnival, Kia marcou
data para dar-lhes publicidade e iniciar vendas: final de setembro. Carros
totalmente novos, preços idem, imaginados em R$ 180 mil – hoje em torno de R$
150 mil.
Ocasião – Tens
uns R$ 90 mil para comprar utilitário bem decorado e quase exclusivo? A
Mitsubishi fará 300 unidades de seu ASX chamando-a O’Neill, da californiana
referência em tecnologia e estilo de vida. Tração dianteira, motor 2,0 e 160
cv, câmbio CVT – dispensa o uso de embreagem -, e detalhes de personalização,
como plaqueta numerada.
Marco –
Toyota festeja venda de 8 milhões de veículos híbridos. Dado importante, último
milhão tomou apenas 10 meses. Prius vendeu 65%.
Aqui – Sem
legislação de incentivo para a preferência, por conteúdo e pequena produção,
elétricos e híbridos no Brasil são muito caros, adquiridos apenas por empresas
pretendendo fazer ações de simpatia ecológica.
Incentivo -
Prefeito de S Paulo reduziu à metade IPVA dos elétricos. No Brasil há três mil
veículos elétricos. Reduzir o imposto ajuda a baixar o preço final.
Cenário –
Cândida, a Presidente Dilma, depois de dizer não ter imaginado o tamanho da
crise, para mostrar serviço após gastar irregularmente 20 Bilhões, quer reduzir
10 dos 38 ministérios.
Cadastro -
Se vendeu a imagem como administradora, perdeu-a. Não tem conhecimento, equipe,
ou pulso de gestão para sanear um negócio viciado, à base da troca ou compra
explícita de apoios e votos.
Assessoria -
Se é para mudar, cortar e resolver, peça conselhos graciosos ao Carlos Ghosn,
brasileiro, cortador de empregos e fazedor de lucros na Nissan; ou Eduardo
Souza Ramos e Paulo Ferraz, que de transformadora de picapes cabines duplas
inviabilizada pelas importações, fizeram a Mitsubishi no Brasil; ou a Luiza
Trajano, das lojas com seu nome. Só diz desaforo a dinheiro quem não sabe
ganhá-lo.
Situação –
Consumidores argentinos ante diferença de 60% entre dólar oficial e o paralelo
– lá dito Blue -, investem em automóveis. Moral dos números, demanda
elevada, faltam carros, revendedores praticam ágio.
E ? - É a
insegurança ante a crise brasileira – maior cliente dos veículos argentinos -,
e a previsão de desvalorização com as medidas duras a ser adotadas pelo
possível sucessor ao Kirshnerismo, encerrando um ciclo na Argentina
ainda este ano. Carro O Km virou salvo conduto para a crise.
Registro – Apresentação
do up! TSI à rede de revendedores, VW usou frase do texto da Coluna sobre
o novo automóvel: Anda como 1.8, gasta como 0,9.
Mercado – Para
concorrer no Chile com pequenos ônibus Kia e outros coreanos, gaúcha Marcopolo
desenvolveu novo modelo Ideale Class, com 10m de comprimento e capacidade para
39 passageiros. Mecânica Volkswagen.
Mais –
Novas versões em motos BMW. Sport na topo de linha R 1200 GS, a R$ 60.900, e
Ride para a F 8OO R R$ 33.900. Ambas montadas em Manaus.
Polêmica – Problemas
com pneus Pirelli no GP de Fórmula 1 em Spa-Francorchamps, Bélgica, prenunciam
mudanças na categoria. A fornecedora reconhece a limitação da resistência e
sugeriu, há dois anos, estabelecimento de limite máximo de voltas de acordo com
o composto utilizado.
Futuro –
Mais uma, em muitas coisas, errada na regulamentação da Fórmula 1, a cada regra
limitando mais a esportividade na categoria. E inusitada postura da Pirelli,
única fornecedora, expor a público o limite de sua competência tecnológica. Se
estacionado o desenvolvimento, há que se re regrar.
Institucional –
Marca criada para mostrar planos de salvação, um enclave dentro da Citroën, a
DS oficializou equipe de automobilismo: agregará expertise à Equipe Virgin
Racing na Fórmula E – a de carros elétricos.
Experiência –
Desenvolveu motor, câmbio, refrigeração, suspensão traseiras e, com a Magneti
Marelli, a gestão do motor elétrico.
Gente – Marcio
Alfonso, engenheiro mecânico, aposentado, ex diretor de engenharia da Ford,
recomeço. OOOO Mesmo cargo no grupo CAOA, montadora de alguns produtos
Hyundai em Anápolis, e importação de Subaru. OOOO Situação já ocorrida
com Luc De Ferran, de idêntica qualificação e caminho, mas a matriz Ford
cobrou-o aquietar-se e voltar à base. OOOO
Jeep re escreve sua história
Poucas marcas de
veículos tem produto tão icônico quanto a Jeep – aliás, tão marcante que o
produto assumiu a marca. E quando se pensava, ao tempo da tomada de controle do
Chrysler Group LLC pela Fiat SpA, ser apenas um apêndice na Chrysler, com
vendas segmentadas, sustentada por poucos modelos, os novos controladores ali
viram uma poderosa alavanca para crescimento.
Sergio Marchionne, o CEO, definiu
investimentos para re vitalizar os produtos da linha, e criar novos, como o
Renegade, já em vendas E avisou ano passado, a partir do lançamento do novo
Renegade, produzido na Itália, China e Brasil, pretendia vender 1 milhão de
unidades em 2014. Mike Manley, número 1 na Jeep projetou em 800 mil unidades,
mas o ano fechou indicando 1.020.000 produtos da marca.
O volume, com
crescimento acima dos percentuais verificados nos mercados onde atua, ainda
mostra 65% de vendas na segunda maior praça do mundo, os EUA. E na China,
maior, pretende-se mais. As expectativas da FCA são de 1.730.000 unidades em
2018, crescimento consistente de 15% ao ano. Além das mudanças nos produtos,
ampliou de três, Grand Cherokee, Cherokee e o jipe Wrangler, para seis com
Renegade, Jeepster e Wagoneer. O Renegade tem sido importante ferramenta, por
seu conjunto mecânico a oferecer maiores habilidades ante concorrentes europeus
e norte americanos do mesmo porte.
Neste ano as
vendas Jeep representaram, até julho, 190% de crescimento no primeiro semestre
relativamente a igual período em 2014, e analistas de mercado veem-na como a
marca de melhor posicionamento no próximo triênio ou quinquênio.
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