Após o lançamento do cavalo mecânico 8x2 em julho, a Scania apresenta mais uma novidade ao mercado. Já está à venda o Griffin Edition, série limitada inspirada no símbolo da empresa, o grifo. Os caminhões disponíveis são o R 440, campeão de vendas da marca, e o R 480 nas configurações de rodas 6x2, 6x4 e 8x2. Apenas 300 unidades serão produzidas, e o período de encomendas irá até dezembro.
O grifo é um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, o grifo é sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. Na antiguidade, era símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso.
Historicamente, o cliente Scania já está acostumado com séries especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades.
Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés”, modelo L 111, dos anos 1960, 1970 e 1980. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil. A última série especial havia sido lançada em 2012, com um R 440, para celebrar os 55 anos de Brasil.
Os Scania R 440 e R 480 6x2, 6x4 ou 8x2 Griffin Edition são equipados com motores de 13 litros, que geram 440 e 480 cavalos de potência e desenvolvem torque de 2.300Nm e 2.400Nm, respectivamente. A capacidade de peso bruto total combinado (PBTC) dos modelos é de 56 toneladas (6x2), 74 t (6x4) e 54,5 t (8x2).
Foram escolhidas para a edição especial a cabine R Highline e a exclusiva cor cinza carbono, que incorporam um estilo de alto impacto e imponência para o cliente na rodovia. Toda a cabine, incluindo espelhos, maçanetas e para-choques, está pintada na mesma tonalidade do caminhão, aumentando o nível de elegância e exclusividade.
A identificação visual Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e acima das portas. Há também dois grifos dourados desenhados sob as laterais do defletor de ar, e faixas alusivas à série, de cores cinza claro e dourada, adesivadas nas portas, que avançam harmoniosamente até a metade da grade. Outras características da personalização cuidadosa da marca podem ser comprovadas pelo quebra-vento nas portas, nas calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos que estão nos aros das rodas traseiras e nas capas das maçanetas e das pontas de eixo.
O Griffin Edition oferece de forma exclusiva, dentro da linha Scania, faróis de xenônio de fábrica. As lanternas são em LED. Ambos possibilitam melhor desempenho na abertura e no alcance da claridade e maior durabilidade das peças e da segurança ao dirigir. Para ajudar o motorista na hora de manobrar, o modelo tem espelho angular em ambos os lados.
Dentro da cabine, uma novidade: um grifo luminoso central bem atrás dos assentos. O animal mitológico também está presente nos tapetes. Para conforto do motorista, o volante é de couro. “O trabalho se torna ainda mais satisfatório, com o ar-condicionado e o climatizador”, diz Carvalho. No painel, o computador de bordo é o mesmo do Streamline, com visor colorido de 6,5 polegadas, em alta resolução e de fácil leitura. O display é constituído de seis campos, que são programados conforme a necessidade e preferência do motorista. O rádio tem conexões bluetooth, USB, AUX e SD-card, e está integrado à navegação via GPS.
O Griffin Edition está equipado com caixa automatizada Scania Opticruise, de sucesso pioneiro e absoluto desde 2001, que está na quarta geração, e Scania Driver Support, tecnologia própria da fabricante que serve como um “professor” eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real.
Há também o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida, e o Scania Retarder, o sistema de freio hidráulico auxiliar que em sua terceira geração propicia potente frenagem de mais de 1 mil cavalos mesmo em velocidades mais baixas. Seu torque máximo chega a 4.100Nm.
Há também o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida, e o Scania Retarder, o sistema de freio hidráulico auxiliar que em sua terceira geração propicia potente frenagem de mais de 1 mil cavalos mesmo em velocidades mais baixas. Seu torque máximo chega a 4.100Nm.
Os modelos Griffin Edition contam com conceito Streamline e defletores de ar, que geram economia de diesel que pode chegar a 4% em comparação a um modelo tradicional Euro 5, com chance de subir para até 15% em relação a um produto Euro 3, que não usa defletor de ar, conduzido sem treinamento adequado.
Para atingir a economia de até 4% do conceito Streamline, a caixa automatizada Scania Opticruise representa 2% desse total com o uso do modo econômico, e seu sistema lubrificante soma outros 0,4%. Para completar, a aerodinâmica da cabine unida a um pequeno defletor no lugar das antigas aletas laterais fica responsável por 0,6% do montante, e o Ecocruise contribuiu com o 1% restante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário